Destaque

 

 

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Nesta terça-feira, dia 26/03/24, às 9h, acontecerá, de forma remota, a

Defesa de Mestrado de Júlia Rodrigues Martins

 

Resumo

Os Myctophidae são popularmente conhecidos como peixes-lanterna, devido à diversidade de órgãos luminosos espalhados pelo corpo. Esses peixes são mesopelágicos de mar aberto ou, em alguns casos, associados ao talude. A família Myctophidae se subdivide em cinco subfamílias (Myctophinae, Diaphinae, Lampanyctinae, Notolycninae e Gymnoscopelinae) que compreendem pelo menos 254 espécies em 34 gêneros. Ao se alimentarem nas zonas epipelágicas (0-200 m) e migrarem para as zonas mesopelágicas (> 200 m) e batipelágicas (> 1000 m), esses peixes transportam carbono, conectando camadas oceânicas verticais e servindo como um elo trófico fundamental entre o zooplâncton e consumidores maiores, como atuns e lulas. Em sua dissertação, Júlia investigou a influência da Pluma do Rio Amazonas na diversidade taxonômica, distribuição e abundância de peixes-lanterna ao largo da costa norte do Brasil. A profundidade foi o fator primordial na estruturação das comunidades que, embora com diversidade comparável à de outras regiões tropicais, apresentam maior dominância de algumas espécies. Um catálogo ilustrado contendo 81 espécies de peixes-lanterna distribuídas em 23 gêneros foi produzido em conjunto com uma chave de identificação das espécies de Myctophidae no Brasil.

 

Banca Avaliadora

Titulares

Dr. Michael Maia Mincarone - Orientador

Dra. Karla Diamantina de Araújo Soares (UFRJ)

Dra. Latifa Peláge (IRD/França)

Suplentes

Dr. Rodrigo Antunes Caires (IOUSP)

Dr. Arthur de Barros Bauer (PIPD NUPEM/UFRJ) 

 

 

 

 

Pedro Mello

 

Na próxima quarta-feira, 06/03/24, às 10 horas, acontecerá, remotamente Defesa de Doutorado de Pedro Mello Paiva.

 

Resumo

Ecossistemas marinhos, como rodolitos e corais de águas profundas, são extremamente relevantes para a conservação de espécies e pelos serviços ecossistêmicos que prestam. Na Tese, Pedro simulou a ressuspensão e deposição de sedimentos do leito marinho durante operações de recolhimento de dutos flexíveis submarinos na Bacia de Campos.
Os resultados encontrados indicaram que a ressuspensão de sedimentos causada pelas operações de recolhimento dos dutos não se apresenta como uma ameaça para os corais de águas profundas distribuídos pelo talude continental. Entretanto, os limites de tolerância para a deposição de sedimentos foram ultrapassados nas simulações para regiões de rodolitos na
plataforma continental.
A Tese representa uma relevante contribuição para a mitigação de potenciais impactos ambientais decorrentes de operações offshore da cadeia de óleo e gás na Bacia de Campos.

 

Banca Avaliadora

Titulares

Dr. Maurício Mussi Molisani – orientador
Dra. Carla Zilberberg (PPG-CiAC /UFRJ)
Dr. Antônio Jose da Silva Neto (PPG-MC/UERJ)
Dra. Maria Manuela Fraga Juliano (Universidade de Açores)
Dra. Ligia Laximi Machado de Amorim Pinto (Universidade de Lisboa)

Suplentes
Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza (PPG-CiAC /UFRJ)
Dr. Ramiro Joaquim de Jesus Neves (Universidade de Lisboa)

 

 

A Cátedra UNESCO de Alfabetização em Futuros é a primeira cátedra no mundo a ser sediada em um museu - o Museu do Amanhã - e contou em 2023 com a parceria do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), do Instituto Humanize e da UFRJ. Em janeiro de 2023 foi promovida a formação interna da equipe executora da Cátedra, composta por seis alunas da UFRJ, em 29 de janeiro a UNESCO declarou o início dos trabalhos, e em 10 de março a iniciativa foi oficialmente lançada com um evento no Museu do Amanhã.

Conheça mais sobre essa iniciativa extraordinária de promoção socioambiental a partir de dois integrantes do PPG-CiAC, o Professor Fabio Scarano e a Doutoranda Beatriz Carneiro, que respectivamente atuam na coordenação e na execução da Cátedra.

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Lançamento da Cátedra UNESCO de Alfabetização em Futuros em 10 de março de 2023, no Museu do Amanhã, cidade do Rio de Janeiro. O Titular da Cátedra é o Prof. Fabio Scarano, docente do PPG-CiAC, que conta com seis discentes da UFRJ na equipe executora. Dentre elas, Beatriz Lima Rangel Carneiro (segunda, da direita para esquerda), doutoranda do PPG-CiAC.

O trabalho na Cátedra combina elementos de ensino, pesquisa e extensão. O ensino está estruturado em torno de uma formação desenvolvida pela Unesco, chamada “Laboratório de Alfabetização em Futuros”. Nossa meta para 2023 era levar a formação para 250 pessoas, mas alcançamos mais de 300 pessoas. Dentre essas estão colaboradores dos museus geridos pelo IDG no Rio de Janeiro, São Paulo e Recife, na UFRJ (nos Laboratórios de Limnologia e de Ecologia Aquática dos Institutos de Biologia e de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), no PPG-CiAC, e no Colégio Brasileiro de Altos Estudos) e mais de 100 professores de ensino fundamental e médio da rede pública de todo o Brasil, através do Programa Inspira Ciência do Museu do Amanhã. Pelos Laboratórios de Limnologia e de Ecologia Aquática, também realizamos recentemente uma formação para cerca de 50 professores, técnicos e estudantes, integrando pessoal da UFRJ da sede, na capital, e do interior, no Norte Fluminense. A pesquisa envolve um estudo pós-doutoral, duas teses de doutorado, e três pesquisas de recém-formadas. Os temas abrangem desde futuros ancestrais a neoecossistemas.

No PPG-CiAC, eu, Beatriz Carneiro, desenvolvo minha tese no escopo da Cátedra, examinando os pontos de conexão e divergência entre as visões alternativas ao desenvolvimento sustentável (coletivamente chamadas de “pós-desenvolvimento”) e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Recém concluí a disciplina Práticas Interdisciplinares do PPG-CiAC na qual contribuí, sob a supervisão do Prof. Rafael Nogueira Costa, na formação de estudantes de Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ. Na Extensão Universitária, estamos coletivamente contribuindo com conteúdos para o Museu do Amanhã e outros equipamentos culturais da rede IDG.

Em nome da Cátedra e do PPG-CiAC pudemos ainda contribuir com palestras em eventos de destaque durante todo o ano 2023. Por exemplo, nós dois fomos convidados a falar sobre os futuros possíveis e desejáveis em painéis no Rio Innovation Week, que ocorreu no Porto Maravilha (Rio de Janeiro), em Outubro. Também participei de muitos outros eventos e publicações divulgando a Cátedra da UNESCO como no FORMS (Futures Oriented Museum Synergies) of Life – encontro de museus orientados para o futuro; a comemoração de 60 anos do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas - Biofísica da UFRJ; e nesta matéria no Jornal O Globo.

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Beatriz Carneiro (com o microfone), no painel “Futuros Possíveis” no estande do Impact Hub durante a Rio Innovation Week 2023.

Oficialmente, a Cátedra leva o nome de “Cátedra UNESCO em Bem-estar Planetário e Antecipação Regenerativa”, dois conceitos intrinsicamente relacionados aos estudos de futuros que estamos aprofundando em diversos projetos de pesquisa com impacto na sociedade. Apesar do nome, os estudos de futuros e a prática da alfabetização se voltam para o presente e visam ativar a atenção, a presença, a imaginação e a esperança ativa. Nos tempos desafiadores que atravessamos, a UNESCO crê que ser “alfabetizado em futuros” é uma das principais capacidades que precisaremos desenvolver no século XXI. Por outro lado, como o futuro de fato não existe, ninguém realmente é alfabetizado em futuros ainda – abrindo a possibilidade de cocriação de múltiplos futuros. Esse estado de atenção e curiosidade, e de abertura para o novo, horizontaliza professores e estudantes, tornando todos aprendizes.

Fabio Scarano e Beatriz Carneiro

 

Entre os dias 3 e 7 novembro de 2023, na Reserva Ecológica do IBGE, em Brasília, a Dra. Gisela Sobral participou do curso internacional “Statistical Quantification of Individual Differences” (SQuID). O curso foi organizado pelo Prof. Eduardo Bessa, da Universidade Federal de Brasília, e o time de professores foi composto pelas Dras. Debora Goedert (Norwegian University of Science and Technology) e Lynna Kiere (Universidad Autónoma de México) e pelo Dr. David Westneat (University of Kentucky), cientistas com um extenso currículo de pesquisas voltadas a compreender as consequências ecológicas e evolutivas das diferenças individuais.

 

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Professores, professoras, alunos e alunas da oficina

“Statistical Quantification of Individual Differences” (SQuID).

 

Além da Dra. Gisela, do Rio de Janeiro, vários jovens pesquisadores de outras universidades de Goiás e do Distrito Federal participaram do curso, que foi marcado por um intenso
treinamento estatístico dos participantes. Sem dúvidas, essa foi uma oportunidade única de capacitação internacional em solo brasileiro.

 

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Os alunos e alunas no intervalo da oficina “Statistical Quantification of Individual Differences” (SQuID), realizado na Reserva Ecológica do IBGE.

 

 

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Alunos e alunas do curso, discutindo a aplicação dos métodos estatísticos em suas respectivas pesquisas.

 

Para a Dra. Gisela, que realiza seu pós-doutorado vinculada ao PPG-CiAC sob a supervisão do Prof. Pablo Rodrigues Gonçalves, o treinamento foi uma oportunidade excelente para troca de experiências e aprendizagem de novas técnicas estatísticas. Gisela é bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e utiliza a estrutura do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) para pesquisar a diferença individual no comportamento do ratinho-goitacá Cerradomys goytaca, um roedor endêmico das restingas do Norte Fluminense e sul do Espírito Santo.

 

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Na caminhada entre o alojamento e o auditório da Reserva do IBGE,

o contato com a vegetação do Cerrado.

 

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Gisela Sobral e um indivíduo jovem de Cerradomys goytaca

 

 

 

 

CartazCiAC2024 1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPG-CiAC/UFRJ) informa que estarão abertas as inscrições para a seleção de candidatos às Turmas de 2024/1 dos cursos de Mestrado e Doutorado senso estrito em Ciências Ambientais e Conservação.

 

No Mestrado, serão oferecidas 20 vagas.

No Doutorado, serão oferecidas 10 vagas.

 

As inscrições para os Processos Seletivos serão realizadas entre 1 e 7 de março de 2024 (Doutorado) e entre 07 e 13 de março de 2024 (Mestrado), por e-mail, conforme os Editais de Seleção do Doutorado e do Mestrado.

 

O Processo Seletivo do Doutorado ocorrerá entre 12 e 15 de março de 2024.

O processo Seletivo do Mestrado ocorrerá entre 18 e 22 de março de 2024.

 

Para a Seleção do Mestrado, candidatos e candidatas interessados/as devem preencher e enviar (em .pdf) a "Tabela Curricular", conforme edital de Seleção do Mestrado.

A Tabela Curricular pode ser encontrada nos links abaixo e por requisição, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Tabela Curricular no Dropbox

Tabela Curricular no Google Drive

 

Mais informações podem ser encontradas nos Editais de Seleção do Mestrado e do Doutorado do PPG-CiAC 2024/1:

 

Doutorado: Edital No 1638, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2023

 

Mestrado: Edital No 1639, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2023

ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO: MESTRADO

 

Cartaz de Divulgação dos Processos Seletivos 2024/1 do PPG-CiAC: download aqui.

Outras informações também podem ser obtidas em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

 

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UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
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