Linhas de Pesquisa
Idealmente, as bases teóricas da conservação e manejo dos recursos naturais devem integrar estudos que contemplem níveis distintos de organização, pragmatismo e aplicabilidade. As duas linhas de pesquisa do PPG-CiAC são concebidas para compreender todos estes níveis de complexidade, envolvendo desde estudos sobre interações moleculares em organismos até ecossistemas inteiros, incluindo seu componente humano e as próprias sociedades.
Biodiversidade: estrutura e reconhecimento
A linha de pesquisa “Biodiversidade: estrutura e reconhecimento” visa reconhecer a diversidade biológica da região nos principais níveis estruturadores do ecossistema. Biodiversidade, nesta concepção, é um termo integrador que abrange todos os aspectos da variação biológica, desde a diversidade de espécies e populações até a diversidade química e molecular que promove a interação entre organismos em um ecossistema. Com isso, será possível compreender e avaliar o valor biológico, estético e socioeconomico do patrimônio natural contido nos ecossistemas regionais que estão sob impactos socioambientais relacionados, mesmo que indiretamente, à exploração do petróleo. Esta abordagem de compreensão dos níveis estruturadores de um ecossistema é multidisciplinar, pois integra a descrição e reconhecimento da biodiversidade com a identificação e caracterização de seus recursos genéticos e químicos.
Sistemas naturais: avaliação, conservação e desenvolvimento socioambiental
A linha de pesquisa “Sistemas Naturais: Avaliação, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental” visa compreender o funcionamento dos sistemas naturais como subsídio para a sua restauração e gestão, condição indispensável para que se alcance o desenvolvimento socioambiental na região. Nesta linha, portanto, a Ecologia desempenha o papel de agente integrador com as Geociências e Química Ambiental. Assim, de forma interdisciplinar e transversal, busca-se a promoção de avanços científicos que permitam o desenvolvimento socioambiental na região Norte Fluminense.