Na próxima terça-feira, 19/12/23, às 9 horas , acontecerá, remotamente, a Defesa de Doutorado de Fabiana Daniela Mendonça.
Resumo
Os parasitos de peixes fazem parte do cenário global de doenças zoonóticas transmitidas pelo consumo da carne sem a devida cocção. Em sua Tese de Doutorado, Fabiana Daniela analisou a diversidade de nematoides e alterações histopatológicas de Macrodon atricauda, um peixe marinho comumente encontrado no Norte Fluminense. Entre maio de 2019 e novembro de 2022
um total de 300 espécimes foram obtidos no desembarque pesqueiro em Macaé. Cerca de 35 % dos peixes estavam com a cavidade e órgãos viscerais infectados com endoparasitos. O filo mais prevalente foi Nematoda (21 % dos peixes examinados), com 12 espécies identificadas, seguido de Platyhelminthes (16 % dos peixes examinados). A prevalência parasitária foi positivamente correlacionada com o peso do peixe. As análises microscópicas revelaram a ocorrência de cistos especialmente no fígado e intestino, causando desorganização celular e danos epiteliais ao redor do local de fixação dos parasitos, como perda de vilosidade. Fabiana confimou que Macrodon atricauda atua como hospedeiro intermediário e/ou definitivo de várias espécies de parasitos. Dessa forma, a Tese representa uma contribuição importante na identificação dos parasitos com potencial zoonótico, especialmente dos nematoides da família Anisakidae.
Banca avaliadora
Titulares
Drª. Aleksandra Menezes de Oliveira – orientadora
Drª. Melissa Querido Cárdenas (IOC/Fiocruz)
Drª. Viviane Sant ‘Anna de Souza (SEEDUC/RJ)
Dr. Rafael Nogueira Costa (PPG-CiAC/UFRJ)
Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza (PPG-CiAC /UFRJ)
Suplentes
Drª. Analy Machado de Oliveira Leite (PPG-ProASD /UFRJ)
Drª. Gizele Duarte Garcia (PPG-CiAC/UFRJ)