Internacionalização

You are currently viewing Missão Científica de docente do PPG-CiAC amplia projetos de cooperação científica internacional entre o NUPEM/UFRJ e universidade espanhola

 

Recentemente, em maio de 2022, a Professora Angélica Ribeiro Soares realizou uma missão científica à Universidade de La Laguna (ULL), em Tenerife, Espanha. De acordo com Angélica, coordenadora do Grupo de Produtos Naturais de Organismos Aquáticos (GPNOA/NUPEM/UFRJ), esta foi uma etapa muito importante nas estratégias de internacionalização dos grupos de pesquisa do NUPEM/UFRJ.

Fig1.

A partir da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, as universidades são chamadas a impulsionar mudanças em prol de sociedades mais sustentáveis. Para isso, os elementos da sustentabilidade devem ser incluídos no currículo das instituições de ensino de forma que alunos, professores e técnicos compreendam a importância de um processo de ensino-aprendizagem que contribua efetivamente para a sustentabilidade da vida na Terra, o que inclui além do ser humano, todas as demais formas de vida.

Mais um artigo importante sobre o Rio São João foi publicado por egressos e docentes do PPG-CiAC, em 2021. Doutor pelo PPG-CiAC, Vagner Leonardo Macêdo dos Santos é o primeiro autor do artigo que compõe a edição especial “InvasiveSpecies III”, no renomado periódico internacional Hydrobiologia (Fator de Impacto em 2020: 2,694; Qualis A2 na Área das Ciências Ambientais).

 

Materia 2.jpeg

O primeiro Workshop do Projeto Tropical Atlantic Brazil Seabird Ecology (Projeto TABASCO) ocorreu entre 12 e 14 de abril de 2022, no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECLIMAR/UFRGS) em Imbé, Rio Grande do Sul. O projeto tem por objetivo apoiar os estudos científicos na área da ecologia do movimento de aves marinhas tropicais em cinco arquipélagos brasileiros.

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), instituído pela CAPES em 2011 com o intuito de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, vem fornecendo bolsas de estudo para o desenvolvimento de estágio científico em instituições de elevado conceito em todo o mundo. Em 2019, três alunos de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da UFRJ - Rodrigo Felix, Arthur Bauer e Thiago Gomes - foram contemplados com essas bolsas. Os três concordam que o intercâmbio é uma oportunidade única de aprender novas técnicas de pesquisa, trocar experiências e ampliar as redes de colaborações.

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ