302 Found

302 Found


nginx

Internacionalização

Mais um artigo importante sobre o Rio São João foi publicado por egressos e docentes do PPG-CiAC, em 2021. Doutor pelo PPG-CiAC, Vagner Leonardo Macêdo dos Santos é o primeiro autor do artigo que compõe a edição especial “InvasiveSpecies III”, no renomado periódico internacional Hydrobiologia (Fator de Impacto em 2020: 2,694; Qualis A2 na Área das Ciências Ambientais).

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), instituído pela CAPES em 2011 com o intuito de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, vem fornecendo bolsas de estudo para o desenvolvimento de estágio científico em instituições de elevado conceito em todo o mundo. Em 2019, três alunos de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da UFRJ - Rodrigo Felix, Arthur Bauer e Thiago Gomes - foram contemplados com essas bolsas. Os três concordam que o intercâmbio é uma oportunidade única de aprender novas técnicas de pesquisa, trocar experiências e ampliar as redes de colaborações.

Gabriel Prohaska Bighetti, orientado pela Profa. Dra. Patricia Luciano Mancini, pós-doutoranda PNPD do PPG-CiAC, pesquisa as concentrações de mercúrio no atobá-marrom (Sula leucogaster), uma ave marinha tropical,  que nidifica no Arquipélago de Santana, localizado a 8 km da costa de Macaé. 

O filme “Abelhas, Polinização e Agricultura”, dirigido por Renata Bacellar Mello, aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), foi exibido no “8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Fricine)”, no município de Nova Friburgo – RJ.

Renata é orientanda pelos professores Drs. Rodrigo Lemes e Vinícius Albano, do Instituto NUPEM/UFRJ, e vem desenvolvendo seu estudo na região de Lumiar–Nova Friburgo, com a diversidade de abelhas e o impacto dos agrotóxicos sobre elas.

Concebido como um produto da disciplina “Práticas Interdisciplinares”, obrigatória no Doutorado do PPG-CiAC, este filme está associado ao projeto “Os olhares dos agricultores sobre os polinizadores nas lavouras registrados pelas lentes do cinema documentário”, supervisionado na disciplina pelo prof. Dr. Rafael Nogueira, do NUPEM/UFRJ. O filme “Abelhas, Polinização e Agricultura” também foi exibido no “Festival de Cinema Decolonial”, realizado no Instituto NUPEM/UFRJ em agosto de 2019.

Além de ser uma excelente oportunidade para promover a conscientização e discussão de um tema importantíssimo, que envolve a conservação das abelhas no cenário atual, o vídeo produzido por Renata e equipe mostra a possibilidade de diferentes usos dos produtos gerados na disciplina “Práticas Interdisciplinares”. Não deixem de conferir!

 

Sinopse do filme “Abelhas, Polinização e Agricultura”:
“A cada dia, as abelhas vêm ganhando mais espaço na mídia por sua importância na polinização. Mas o que é polinização? Quem são essas abelhas? Por que elas são importantes? Estas são algumas das perguntas que podem ser respondidas neste documentário, que traz os diferentes olhares dos agricultores sobre as abelhas e a importância delas na produção de alimentos. O filme revela também diferentes espécies de abelhas que ocorrem na região de Lumiar e Vargem Alta em Nova Friburgo/RJ e suas características.”

O filme está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8RbBM1_FAvY

 

Cartaz filme

Tecnologia desenvolvida no NUPEM/UFRJ obtém o primeiro lugar em concurso de empreendedorismo. Confira o relato de Giovanni Torres Vargas sobre como a oportunidade de fazer o mestrado na UFRJ mudou sua vida!

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ