Destaque

 

Na próxima sexta-feira, 25/11/22, às 8:30h, acontecerá a nova defesa de Doutorado do ano de 2022. A tese será defendida por Jeanete Simone Fendeler Höelz, sob orientação do Prof Dr. Gustavo Camargo (PPGCiAC-UFRJ) e da Profª Juliana Milanez (UFRJ-Macaé)

 

QUALIFICAÇÃO_PPGCiAC_1.jpg

 

 

O trabalho investiga como a Educação Ambiental perpassa a Formação dos Professores de Nível Médio. Para isto, Jeanete fez uso da observação participante e análise curricular em duas escolas de Cursos de Formacão de Professores - Curso Normal, em duas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Ao defender que a Educação Ambiental se apresente de forma explícita nos currículos dos Cursos de Formação de Professores – Curso Normal, a Tese discute a base epistemológica da Educação Ambiental, nas perspectivas da Crítica em Educação, da Educação Ambiental Crítica e da Teoria da Complexidade.

Todos estão convidados a assistir a defesa remota: https://meet.google.com/afb-zuuh-hrw

 

Banca avaliadora:

Titulares:

Prof. Dr. Gustavo Arantes Camargo – orientador
Dr. José Carlos de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Drª. Fernanda Antunes Gomes da Costa (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Drª. Giuliana Franco Leal (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)
Dr. Rafael Nogueira Costa (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)

Suplentes

Drª. Andrea Paula de Souza Waldheim Casa Nova (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Dr. Thaddeus Gregory Blanchette Nicolas Calderon (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)

A XV Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos foi realizada entre 30 de agosto e 1 de setembro de 2022, na Cidade Universitária, em Macaé. Esse evento anual tem por objetivo proporcionar reflexões sobre a cultura que envolve as práticas de sustentabilidade empresarial e gestão de negócios por meio de debates, palestras e disseminação de boas práticas socioambientais. 


Nessa edição, o tema o evento foi “Mercado Verde: Novas propostas para a transição energética sustentável”. Ao organizarem mesas-redondas, palestras e exposições, professores, técnicos, discentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPEM/UFRJ) tiveram participação ativa na extensa programação do evento. 


No primeiro dia do evento, os pesquisadores da UFRJ apresentaram o Painel Mercado Verde. O biólogo formado pelo NUPEM/UFRJ e Mestrando do PPG-CiAC, Theo Arueira apresentou os resultados do estudo interdisciplinar "Identificação de áreas para regeneração florestal e o potencial de expansão do mercado verde em Macaé RJ". Em seguida, o Professor Rodrigo Lemes Martins abordou o tema "Mercado Verde: A Utopia da Globalização"; e a Mestre e Doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação, Denise Siloto encerrou o painel explorando o tema "Marketing e Sustentabilidade".  No último dia do evento a vice-coordenadora do PPG-CiAC, a Professora Giuliana Franco Leal proferiu a palestra “Sustentabilidade, comida e ativismo”.

Fig1

 

Exposições sobre a biodiversidade da fauna da região e pesquisas realizadas pelos discentes do PPG-CiAC ocuparam os acessos principais ao evento. A equipe do “Espaço Ciência” expôs diversos mamíferos taxidermizados para abordar o tema da Conservação da Biodiversidade. O Projeto de Extensão “Oceanos NUPEM” informou sobre os encalhes de aves e os resultados preliminares das pesquisas com rastreamento remoto nos atobás-marrons do Arquipélago de Santana. Essas pesquisas são desenvolvidas, respectivamente, pelas mestrandas Débora Coelho Venâncio e Tatiane Pereira Xavier Nascimento. Já as pós-graduandas Débora Santos, Fabiana Mendonça e Oneida Terra apresentaram os parasitas helmintos mais frequentes no pescado, enquanto Barbara Agapito apresentou os resultados de um estudo sobre a logística reversa no município de Macaé.

Fig2

 

Para Bernadete Vasconcellos, idealizadora do Evento, “desde o primeiro ano de existência da Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos o NUPEM/UFRJ tem enriquecido o evento com conteúdos científicos sobre a área ambiental. Assim, o NUPEM/UFRJ tem construído conosco uma massa crítica consciente e atenta às questões socioambientais da região da Bacia de Campos. A missão da Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos é fomentar a "cultura da sustentabilidade",  algo que se afina diretamente com a maravilhosa participação dos professores e alunos desta instituição que estão sempre presentes conosco.

 

Fig3

 

Para a coordenadora do PPG-CiAC, a participação do corpo social do NUPEM/UFRJ e de seus cursos de pós-graduação em importantes eventos regionais como é a XV Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos mantem e reforça a conexão necessária entre a população, o setor de negócios e a comunidade acadêmica em busca de desenvolvimento em bases sustentáveis para a Região Norte Fluminense.

 

Fig4

Dia: 21 de novembro de 2022 (Segunda-Feira)

Horário: 14h00

Local: Auditório do NUPEM

Orientador: Carlos Alberto de Moura Barboza

Coorientador: Patrícia Luciano Mancini e Yasmina Shah Esmaeili

Banca Avaliadora: 

Titulares: Leonardo Lopes Costa (UENF), Pedro Vianna Gatts (UENF)

Suplente: Maurício Mussi Molisani (PPGCiAC-UFRJ)

 

QUALIFICAÇÃO Ligia

Na próxima quinta-feira, 24/11/22, às 14h, acontecerá a nona defesa de Mestrado do ano de 2022. A dissertação será defendida por Lucas Lemos Batista, sob orientação do Prof. Carlos Alberto de Moura Barboza.

 

WhatsApp Image 2022 11 22 at 09.02.35

Ecossistemas de recife possuem papel primordial para a manutenção de serviços ecossistêmicos. Entretanto, ainda são pouco conhecidos na região Norte Fluminense. O objetivo da dissertação foi caracterizar a composição da comunidade bentônica de substrato consolidado do Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana, uma unidade de conservação incluída na Área de Preservação Ambiental do Arquipélago de Santana, na costa de Macaé, Rio de Janeiro.

As amostragens sistematizadas nas três principais ilhas resultaram no registro de 37 táxons que incluem algas, ascídias cnidários e esponjas, com um grande predomínio de cobertura de macroalgas e esponjas.

Ao produzir resultados inéditos, com identificação e classificação de táxons não registrados anteriormente na área, a dissertação possibilita o estabelecimento de uma linha de base descritiva fundamental para criação de um plano de manejo para a Unidade de Conservação.

Todos estão convidados a assistir a defesa, acessando o link:

https://meet.google.com/zwc-tdcg-sbn

Banca avaliadora:

Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza (Orientador)

Dr. Cesar Augusto Marcelino Mendes Cordeiro

(Titular - Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro)

Dra. Lísia Mônica de Souza Gestinari

(Titular – PPG-CiAC/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Dr. Arthur de Barros Bauer 

(Suplente – Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Dr. Maurício Mussi Molisani

(Suplente – PPG-CiAC/Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

Dia: 29 de novembro de 2022 (Terça-feira)

Horário: 9h00

Defesa Remota: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/janimayri-forastieri-de-almeida

Orientador: Rodrigo Nunes da Fonseca

Coorientador: Márcio José de Medeiros

Banca Avaliadora: 

Titulares: Maria Inês Paes Ferreira (IFF) e Carlos Alberto de Moura Barboza (PPGCiAC-UFRJ)

Suplente: Ana Cristina Petry (PPGCiAC-UFRJ) e Carlos Eduardo Lopes da Silva (UFRJ-Macaé)

 

QUALIFICAÇÃO PPGCiAC 4

 

Subcategorias

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ