Sem título

A primeira semana de abril no PPG-CiAC foi marcada pela visita do Cientista Social Prof. Valdir Fernandes, Professor Titular-Livre da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Coordenador Adjunto da Área das Ciências Ambientais da CAPES. O Prof. Valdir atendeu ao convite da Coordenação do PPG-CiAC que junto com a Comissão Deliberativa está empenhada em fomentar a interdisciplinaridade e o impacto social das pesquisas conduzidas no programa, que é o único na Área das Ciências Ambientais com Mestrado e Doutorado em toda UFRJ.

No Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, sede do programa, o Prof. Valdir se reuniu com o corpo social do PPG-CiAC e com a Direção Adjunta de Pós-Graduação para dialogar sobre o papel dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Ambientais na formação de pesquisadores(as) e compreender os principais desafios por eles(as) elencados.

DocTAE

Discentes

A aula inaugural dos Programas de Pós-graduação sediados no NUPEM/UFRJ foi proferida pelo Prof.   Valdir Fernandes, que trouxe à discussão um tema relevante e provocador: As Ciências da Sustentabilidade no Contexto das Agendas Globais.

Palestra

Nas tardes dos dias 2 e 3, os Doutorandos e Doutorandas do PPG-CiAC protagonizaram apresentações sobre o andamento de suas teses. As apresentações demonstraram a diversidade de formações e dos objetos das pesquisas conduzidas no âmbito do programa. Esses seminários e os eventos de confraternização promoveram a integração do corpo social com o representante da CAPES e com os novos discentes do programa. Essa foi uma semana estimulante para Discentes, Docentes e Técnicos Administrativos em Educação, que manifestaram interesse e prestígio pelas atividades de integração.

Apresentacao

A Coordenação do PPG-CiAC agradece de maneira especial ao Prof. Valdir Fernandes, por sua vinda à Macaé e deseja a todo corpo social do programa, em especial aos discentes que ingressam nas turmas de Mestrado e Doutorado 2024/1, um excelente semestre.