302 Found

Found

The document has moved here.

Apresentação

Um dos grandes desafios do século XXI é a unificação do conhecimento humano para a solução de problemas que notadamente transcendem a esfera disciplinar tradicional. Dentre estes problemas, as questões ligadas à conservação e uso dos recursos naturais estão entre as mais urgentes da humanidade e sua resolução clama por um maior diálogo entre as distintas formas de conhecimento.

As cidades da Bacia de Campos exemplificam de forma dramática os desafios e problemas socioeconômicos e ambientais decorrentes da exploração dos recursos naturais, uma vez que aproximadamente 82% do petróleo atualmente produzido no Brasil é extraído desta região do país. Se por um lado há um enorme aporte de recursos para as cidades da região através dos “royalties” do petróleo e investimento de indústrias do ramo, por outro a intensa atividade econômica ocasionou um crescimento desenfreado e desorganizado da população, com a concomitante destruição de habitats e uso indevido dos espaços e recursos naturais. Quais e quantas espécies foram ou serão perdidas neste processo? Que recursos e serviços ambientais estão sendo prejudicados com estas mudanças? Como frear o consumismo imediato e motivar a conservar dos recursos naturais para as próximas gerações?

Neste cenário de incertezas, emerge o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) na tentativa de compreender e dirimir o impacto humano vertiginoso sobre os recursos naturais da região Norte Fluminense. Este é um desafio que exige a integração entre disciplinas distintas do conhecimento humano que lidam com as percepções biológica, físico-química, socioeconômica da biodiversidade.

O PPG-CiAC pretende formar um profissional com base sólida nas ciências dedicadas à Conservação e Manejo dos Recursos Naturais, sendo capaz de integrar conceitos e métodos oriundos de diversas disciplinas da Biologia, Química, Bioquímica e Geologia na análise de questões ambientais. As linhas de pesquisa do PPG-CiAC incluem a descrição e reconhecimento da rica biodiversidade regional em seus vários níveis e valores, bem como a compreensão do funcionamento dos ecossistemas naturais para seu manejo, conservação e uso sustentável. Os alunos do PPG-CiAC têm, portanto, a oportunidade de cursar um elenco variado de disciplinas e desenvolver pesquisas que incorporem a interdisciplinaridade como princípio básico para compreensão e análise de questões científicas complexas.

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ