302 Found

Found

The document has moved here.

Estrutura

Saguão do Auditório

Auditório

Laboratório de Biomol Laboratório Didático Laboratório de Zoologia

 

Laboratórios

Grande parte das atividades do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) são desenvolvidas no Pólo Barreto do Campus UFRJ-Macaé, onde se localiza fisicamente o Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé (NUPEM/UFRJ). O Pólo Barreto possui 16 laboratórios que atendem completamente as demandas estruturais e tecnológicas dos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes e alunos do Programa. Esta ampla estrutura laboratorial contempla desde atividades de triagem, processamento e identificação de amostras biológicas, até as mais modernas análises moleculares e bioquímicas de organismos. Os laboratórios foram concebidos e estruturados visando a utilização por diversos docentes e alunos de pós-graduação, seguindo um modelo multiusuário onde há coordenação por um docente do Programa. Abaixo encontra-se uma lista dos laboratórios utilizados pelo PPG-CiAC:

 

1. Laboratório Integrado de Química e Central Analítica
2. Laboratório "Hatisaburo Masuda" Integrado de Bioquímica
3. Laboratório Integrado de Zoologia de Vertebrados
4. Laboratório Integrado de Botânica
5. Laboratório de Ecologia Aquática
6. Laboratório Integrado de Morfologia
7. Laboratório de Integrado de Zoologia de Invertebrados
8. Laboratório “Profa. Yocie Yoneshigue Valentin” de Biologia Molecular
9. Laboratório de Microbiologia
10. Insetário
11. Biotério “Prof. André Carrara Morandini”
12. Posto avançado (Casa do Alemão)
13. Coleção de Peixes
14. Coleção de Invertebrados
15. Coleção de Mamíferos e Geodiversidade
16. Herbarium RFA – Mac

Bibliotecas

Duas bibliotecas são atualmente utilizadas pelo corpo discente e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), uma localizado no Pólo Universitário e a outra no Pólo Barreto. O acervo cobre adequadamente as ciências naturais, químicas, farmacêuticas, médicas e humanas, sendo composto por aproximadamente 8000 títulos de livros e 200 periódicos. As bibliotecas dispõem também de acesso on-line aos textos integrais de revistas e periódicos eletrônicos através do Portal de Periódicos da CAPES e de diversas outras bases bibliográficas, inclusive dissertações de mestrado e teses de doutorado. As bibliotecas do campus Macaé encontram-se interligadas com as demais bibliotecas da UFRJ através do SiBI/UFRJ (Sistema de Bibliotecas e Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro), possibilitando o acesso à Biblioteca Digital de Teses e dissertações da Base Minerva, que é o Sistema de Documentação da UFRJ (http://www.minerva.ufrj.br ).

Salas de aula, laboratórios didáticos e auditórios

O Campus Macaé possui 49 salas de aulas e 2 auditórios. O Pólo Barreto possui 15 salas de aula devidamente equipadas com quadro e equipamento áudio-visual, podendo abrigar aproximadamente 50 alunos. O Campus Macaé também conta com cinco Laboratórios de Informática equipados com um total de 82 computadores Sempron 2.5 GHz com memória de 512MB, com Windows instalado e com recursos de áudio completos. Todos estão conectados à Internet para consulta, busca bibliográfica, realização de trabalhos e aulas experimentais de algumas disciplinas. Dentre os auditórios disponíveis, o auditório Prof. Francisco de Assis Esteves tem capacidade para 110 pessoas e possui um equipamento de multimídia, projeção e sonorização, já tendo sediado vários eventos científicos e didáticos importantes em Macaé, tais como as palestras da Semana de Ciência e Tecnologia (MCT, 2008) e simpósios regionais.

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ