302 Found

Found

The document has moved here.

 


ALDO CACCAVO

Aldo Caccavo ingressou no ppg-ciac em 2012, na segunda turma de mestrado do Programa, tendo defendido sua dissertação sobre a influência da disponibilidade de habitat na assimetria no crânio de ratos d'água em 2014. Atuou profissionalmente como taxidermista do NUPEM/UFRJ até 2015, contribuindo com projetos de pesquisa e extensão. Atualmente cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas-Zoologia (PPGZOO) no Museu Nacional, UFRJ, onde é Bolsista Capes. Seu projeto atual envolve a revisão taxonômica dos ratos de espinho pequenos. Também co-orienta alunos de iniciação científica e desenvolve pesquisas no Setor de Mamíferos do Museu Nacional. Seus principais temas de pesquisa são: taxonomia e sistemática de mamíferos neotropicais, com ênfase em roedores da tribo Oryzomyini (outubro/2017).

 FotoAldoAlumni

ALESSANDRA DA SILVA ALVARENGA

Alessandra da Silva Alvarenga defendeu seu mestrado no PPG-CiAC em abril de 2017. É Funcionária Pública concursada pelo regime estatutário na Prefeitura Municipal de Macaé, com o cargo de Agente de Combate as Endemias (Secretaria de Saúde). Atualmente está cedida à Secretaria de Ensino Superior, desenvolvendo suas atividades no NUPEM/UFRJ. As atividades desenvolvidas referem-se à pesquisa científica (estudos sobre Evo-Devo de mosquitos culicídeos e toxicologia de organismos não alvos de larvicidas), extensão (palestras, mini-cursos e mesa-redondas sobre vetores de arboviroses) e suporte ao Centro de Controle de Zoonoses (como por exemplo, palestras e monitoramento da Febre amarela no Município de Macaé)  (outubro/2017). 

FotoAlessandra

AMANDA FERREIRA PINTO MAGALHÃES

Amanda Ferreira Pinto Magalhães defendeu seu mestrado no PPG-CiAC em junho de 2017. Seu projeto tratou das interações entre beija-flores e bromélias de uma formação aberta de restinga. Amanda é atualmente Funcionária Pública concursada pelo regime estatutário na Prefeitura Municipal de Rio das Ostras, com o cargo de Agente Administrativo desde 2011, desenvolvendo suas atividades na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca da cidade (outubro/2017).

FotoAmandaAlumni

ARTHUR DE BARROS BAUER

Arthur de Barros Bauer concluiu o mestrado em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CiAC em maio de 2016, realizando o primeiro levantamento de espécies de peixes marinhos do Arquipélago de Santana, Macaé. Atualmente está cursando o Doutorado no PPG-CiAC com bolsa do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade - Funbio, sob a orientação do Prof. Luciano Gomes Fischer, associado ao “Projeto MULTIPESCA: Ciência para a sustentabilidade da pesca, pescado e pescadores do Rio de Janeiro”. Seu projeto de pesquisa no Doutorado visa compreender as relações tróficas de recursos pesqueiros no Norte Fluminense. Atua principalmente com taxonomia e ecologia de peixes marinhos, recursos pesqueiros e conservação. Também atua em extensão e divulgação científica para alunos do ensino fundamental e médio da região (outubro/2017).

 FotoArthurAlumni

ARTHUR JUSTEN ALVES

Arthur Justen Alves é Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CiAC desde 2016. Após concluir o mestrado, ele realizou algumas pequenas consultorias ambientais no município de Petrópolis, RJ, e desde Julho de 2017 vem atuando como bolsista do Consórcio CECIERJ, CEDERJ, na qualidade de Tutor Presencial do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UENF/Petrópolis, RJ – CEDERJ, nas disciplinas "Populações, Comunidades e Conservação", "Microbiologia", "Insetos na Educação Básica" e "Instrumentação para o Ensino de Ciências  (outubro/2017).

ArthurAlvesAlumni

BRUNA PAGLIANI

Bruna Pagliani defendeu seu Mestrado pelo PPG-CiAC em 2014. Atualmente é aluna de Doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas-Comportamento e Biologia Animal, da Universidade Federal de Juiz de Fora, MG. Seu projeto atual envolve Bioacústica de Cetáceos. Também é especialista em Ecologia e Conservação de Mamíferos Aquáticos e Servidora (TAE) do NUPEM/UFRJ. Participa em disciplinas da graduação e eventos de divulgação científica e extensão, além de co-orientar projeto de Iniciação Científica no curso de Ciências Biológicas da UFRJ-Macaé. É colaboradora científica da empresa de Consultoria Ambiental Ecótonus, SP (outubro/2017).

 FotoBrunaAlumni

BRUNO CORTAT FELICE

Bruno Cortat Felice foi aluno da segunda turma de Ciências Biológicas da UFRJ em Macaé. Ele ingressou no Mestrado do PPG-CiAC em 2012 e defendeu sua dissertação em 2014. Em 2015 retornou à sua cidade natal, Nova Friburgo, na região Serrana do Rio de Janeiro, para atuar como Analista Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável daquela cidade. Na Subsecretaria de Preservação, Licenciamento, Monitoramento e Controle Ambiental (SSPLMCA), sua principal função é o licenciamento ambiental de diversas atividades econômicas desenvolvidas no município (outubro/2017).

FotoBrunoAlumni

CARINA AZEVEDO

Carina Azevedo é mestre pelo PPG-CiAC desde 2015. Atualmente é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação e Produtos Naturais e Bioativos (PPG-ProdBio) do campus UFRJ-Macaé, onde é bolsista CAPES. Seu projeto atual visa compreender a interação vetor-parasita (especificamente, flebotomíneo-Leishmania). Também atua como colaboradora no projeto sobre a digestão sanguínea do vetor da doença de Chagas (Rhodnius prolixus). Em ambos os projetos o objetivo final é desenvolver estratégias para o controle de vetores de doenças negligenciadas (outubro/2017).

 FotoCarinaAlumni

CARLOS ALBERTO DA CUNHA FILHO

Carlos Alberto defendeu seu Mestrado no PPG-CiAC em 2013, e atualmente é Doutorando do PPG-CiAC, com bolsa CAPES, sob a orientação do Prof. Pablo Gonçalves Rodrigues. Além disso, desde agosto de 2016 é Professor Substituto da UFRJ/Macaé, atuando como docente responsável pelas disciplinas de Introdução à Paleontologia (MCB 302) e Princípios de Geologia e Sedimentologia e Dinâmica Ambiental (MCB 472) para o curso de Graduação em Ciências Biológicas, além de Introdução à Mineralogia (IGL 101) para o curso de Graduação em Química e atuando ainda como corregente da disciplina de Dinâmica da Terra (MCB 115) para o curso de graduação em Ciências Biológicas (outubro/2017).

 FotoCarlosAlumni

DANIEL DOS SANTOS ALMADA

Daniel dos Santos Almada é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), e obteve seu título de Mestre no PPG-CiAC em 2015. Atualmente reside em Campos dos Goytacazes, Norte Fluminense, onde é professor de biologia do ensino médio e pré-vestibular, além de tutor presencial do curso de Licenciatura em Biologia da Fundação CECIERJ Consórcio Cederj (UENF) em São Francisco de Itabapoana, atuando nas disciplinas de Corpo Humano, Diversidade Biológica de Protostomados, Diversidade Biológica de Deuterostomados e Insetos na Educação Básica. Também atua como consultor ambiental, em trabalhos de levantamento, afugentamento, resgate e atropelamento de fauna silvestre (outubro/2017).

FotoDanielAlmadaAlumni

DANIELI FLAVIA ROSSI

Danieli Flavia Rossi ingressou no PPG-CiAC em 2011, na primeira turma de Mestrado do Programa, defendendo sua Dissertação em 2013. Em 2014 foi fazer intercâmbio na Austrália, onde reside até hoje. Nesse período após sua defesa, estudou inglês, fez curso de Gerenciamento de Projetos, e atualmente cursa o "Diploma of Early Childhood Education and Care" um curso para se tornar educadora em creche, também na Austrália. Ela concluirá o curso em 2018 mas já atua na área (outubro/2017).

 

 

FotoDanieliRossiAlumni

DIEGO SEDA D'ELIA

Diego Seda D' Elia é mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CIAC desde 2015. Atualmente é aluno de Doutorado em Biotecnologia Marinha pelo Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Marinha do IEAPM/UFF. Também é professor do Ensino Fundamental II pela Prefeitura Municipal de Rio das Ostras e professor do Ensino Fundamental II e Médio em escola especial para deficientes auditivos, pela Prefeitura Municipal de Cabo Frio, ambos desde 2016. Em paralelo, participa de alguns trabalhos de avaliação e monitoramento ambiental (janeiro/2018).

DiegoSeda

EVELYN RAPOSO DA SILVA

Evelyn Raposo da Silva ingressou no PPG-CIAC em 2011, na primeira turma de Mestrado do Programa, tendo defendido sua dissertação sobre a dinâmica populacional do camarão sete-barbas no litoral de Macaé em março de 2013. Atualmente é Doutoranda, também da primeira turma de Doutorado do PPG-CIAC, onde desenvolve sua pesquisa sobre a dinâmica da pesca artesanal e a sustentabilidade dos sistemas de produção pesqueira como subsídio para a gestão e conservação dos estoques naturais de pescado em Macaé. Evelyn também atua como analista ambiental na Prefeitura Municipal de Macaé onde é concursada, representando o município no Conselho Municipal de Meio Ambiente de Macaé e no Comitê de Bacias Hidrográficas dos rios Macaé e das Ostras (outubro/2017).

FotoEvelynAlumni

FELIPE DA COSTA DIAS

Oceanólogo, graduado em 2007 pela FURG, Felipe da Costa Dias concluiu seu mestrado no PPG-CiAC em 2014, analisando a distribuição da biota nos costões rochosos do Parque Municipal do Arquipélago de Santana e sua sensibilidade ambiental ao derramamento de óleo. Durante este período, participou também como coordenador técnico na elaboração do Atlas de Sensibilidade Ambiental ao Óleo da Bacia Marítima de Campos, publicado em dezembro de 2016. Atualmente, trabalha como chefe de equipe nos projetos de MetOcean da Fugro Brasil, multinacional referência na prestação de serviços de mergulho, ROV, geofísica, posicionamento e eceanografia (janeiro/2018).

FelipeDias

GABY QUINTAL FERREIRA BERALDI

Gaby Quintal Ferreira Beraldi defendeu seu Mestrado no PPG-CiAC em 2015. Após isso, fez um curso de complementação pedagógica, e ainda em 2015, ministrou um curso de atualização profissional em toxicologia ambiental na EDUCARE, em Rio das Ostras. Em 2016, atuou por dois meses como professora de Biologia no curso preparatório para o vestibular seriado da UFJF, em um curso pré-vestibular na cidade de Santo Antônio de Pádua, mantendo em paralelo sua atuação como professora particular. Atualmente trabalha como professora de reforço escolar no Studio do Saber, atuando em todas as matérias para alunos do Ensino Fundamental I e esporadicamente oferecendo aulas avulsas de reforço de Biologia para o Fundamental II. Seu objetivo final é atuar como Professora em tempo integral em escolas da região, paixão que a motiva a continuar em busca de seu sonho (outubro/2017).

FotoGabyAlumni2

GESSICA DA SILVA PEIXOTO LIMA

Gessica da Silva Peixoto Lima concluiu o Mestrado pelo PPG-CiAC em março de 2017. Logo depois, foi bolsista do Banco de Dados de "Espécies Incrustantes da Costa Brasileira", atividade inserida no âmbito do projeto “GEBIO - Gestão e Controle de Informações sobre Bioincrustação e Bioinvasão” desenvolvido pelo “Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira” (IEAPM), em Arraial do Cabo, em cooperação com a PETROBRAS. Ainda em 2017, ingressou no Doutorado do PPG em Biotecnologia Marinha do IEAPM, onde é bolsista CAPES sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Coutinho (outubro/2017).

FotoGessicaAlumni

GISELA LEFEBVRE L. CABRAL

Gisela Lefebvre L. Cabral foi aluna da segunda turma de Mestrado do PPG-CiAC, defendendo em 2014. Seu tema de pesquisa envolveu a influência de efeitos climáticos globais (ENOS) e regionais (pulso de inundação e impactos antrópicos) em um lago amazônico, no Pará. Sob a orientação da Profa. Dra. Érica Pellegrini Caramaschi no Laboratório de Ecologia de Peixes do Instituto de Biologia/UFRJ desde a Iniciação Científica, participou de campanhas de monitoramento e auxiliou na elaboração de relatórios técnicos sobretudo no Lago Batata (PA), área de estudo da dissertação. Atualmente cursa o Doutorado na Universidade J.W. Goethe em Frankfurt (Alemanha), desenvolvendo suas pesquisas no Departamento de Ecologia e Conservação de Águas Doces no Instituto Senckenberg de Estudos Naturais (SGN Gelnhausen). É bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras - CNPq. O objetivo de sua tese de Doutorado é avaliar o processo de renaturalização de corpos d’água na Europa utilizando a ictiofauna como modelo de avaliação (outubro/2017).

FotoGiselaAlumni

HUDSON DE MACEDO LEMOS

Hudson de Macedo Lemos é Mestre pela primeira turma do PPG-CiAC, tendo defendido sua tese sobre ecologia populacional de pequenos mamíferos em 2013. Atualmente é bolsista CAPES, finalizando seu Doutorado também no PPG-CiAC, com ecologia de populações de mamíferos silvestres, utilizando técnicas moleculares para avaliação da fragmentação e perda de habitats florestais. Segundo ele, a experiência adquirida durante o Mestrado foi favorável à ampliação do seu “nicho” no mercado de trabalho. Eventualmente realiza consultorias para o setor privado, com intuito de avaliar possíveis impactos ambientais na mastofauna ocasionados por diversos tipos de empreendimento, tais como rodovias, ferrovias, termoelétricas, portos e loteamentos habitacionais e industriais (outubro/2017).

FotoHudsonAlumni

JAMILE LAVIGNE HALLA

Jamile Lavigne Halla defendeu seu Mestrado no PPG-CiAC em 2015. Trabalhou na Secretaria de Ambiente de Macaé até 2016, no setor de Unidades de Conservação, fazendo vistorias, respondendo a processos, e atuando no planejamento de UCs. Nesse período, também foi Conselheira no Conselho Gestor da APA do Sana, na serra Macaense, além de dar aulas de "Meio Ambiente" em um curso para capacitação de monitores ambientais. Atualmente, além de se dedicar à primeira infância de seu belo filho, é integrante do Coletivo Macaense de Consumo Solidário, um grupo de pessoas que se reúnem regularmente para fomentar a Economia Solidária e incentivar a agricultura familiar e agroecológica e outros temas voltados a sustentabilidade. Jamile também tem planos de retornar ao Doutorado, além de ficar atenta a concursos públicos voltados para as Unidades de Conservação (outubro/2017)

 FotoJamileAlumni

LARISSA GISCHEWSKI GUIMARÃES

Larissa Gischewski Guimarães defendeu sua dissertação de Mestrado no PPG-CiAC em maio de 2017, sob a orientação do Prof. Francisco de Assis Esteves. O título de sua Dissertação foi “Mudanças no uso e cobertura da terra da bacia hidrográfica do Rio Macaé”. Após a defesa, ela retornou para sua cidade natal, Boa Esperança - MG. Atualmente, atua como membro do corpo técnico do Conselho de Desenvolvimento do Meio Ambiente (CODEMA) de sua cidade e trabalha em seu comércio familiar (outubro/2017).

FotoLarissaGuimaraesAlumni

LEONARDO COTTS DO AMARAL DA SILVA CASTRO

Leonardo Cotts é Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CiAC desde 2014. Atualmente é aluno de Doutorado em Biodiversidade e Biologia Evolutiva (PPGBBE-UFRJ), também atuando como membro do grupo de pesquisa em Levantamento, Monitoramento e Conservação da Biodiversidade do Campus Fiocruz Mata Atlântica (CFMA). Suas principais áreas de atuação são: Anatomia Comparada, Morfofunção, Ontogenia e Osteopatologias de mamíferos e "répteis" viventes e fósseis. Orienta alunos de graduação com projetos de iniciação científica e de conclusão de curso vinculados a Evolução Morfológica de espécies de mamíferos da Mata Atlântica (outubro/2017).

cotts

LEONARDO NUNES PENHA

Leonardo Nunes Penha defendeu seu Mestrado no PPG-CiAC em 2015, com um projeto de pesquisa voltado à dinâmica da matéria orgânica em um ecossistema aquático impactado por rejeito mineral. Após isso, iniciou carreira no mercado “offshore”, trabalhando com auditoria de fornecedores, consultoria em sistemas de Qualidade e treinamentos pré-embarque PEAT na área de meio ambiente. Atualmente trabalha no setor privado como Assistente da Qualidade, desempenhando atividades de gestão QSMS e implementação de ISO 9001 (outubro/2017).

FotoLeonardoNunesAlumni

LETÍCIA DA SILVA BRITO

Leticia da Silva Brito defendeu seu Mestrado no PPG-CiAC em 2015. Atualmente é Professora do Ensino Fundamental e Médio de duas escolas da rede privada da cidade de Macaé. Letícia ama ensinar, e pretende voltar para fazer o Doutorado no PPG-CiAC em breve! (outubro/2017)

 

 

FotoLeticiaAlumni

MARIA SILVINA BEVILACQUA

Maria Silvina foi a primeira aluna estrangeira no PPG-CiAC, ingressando na segunda turma de Mestrado do Programa (2012). Ela defendeu seu Mestrado em 2014, ingressando no Doutorado do PPG-CiAC em 2015, sempre sob a orientação do Prof. Francisco de Assis Esteves. Atualmente é bolsista CAPES, desenvolvendo pesquisas relacionadas à ecologia de macroinvertebrados bentonicos e biomonitoramento em riachos amazônicos (Igarapés) no Pará (outubro/2017).

 FotoSilvinaAlumni

MARIANA SAMPAIO XAVIER

Mariana Sampaio Xavier defendeu seu Mestrado pelo PPG-CiAC em 2016. No mesmo ano, atuou na Semana do Meio Ambiente como mediadora da exposição itinerante do Espaço Ciência na Sede da Autopista Fluminense. Desde março de 2017 trabalha como monitora de Biologia para o Ensino Fundamental II e Ensino Médio no Colégio Atlântico, em Macaé. Paralelamente, continua colaborando nas pesquisas e nas atividades de campo e laboratório do grupo de Mastozoologia do NUPEM/UFRJ, tendo sido também aprovada para uma vaga de Taxidermista em concurso da UFRJ (aguardando a chamada) e com planos de dar prosseguimento aos seus estudos em um Doutorado (outubro/2017).

FotoMarianaXavierAlumni

MARIELZA CUNHA HORTA

Marielza Cunha Horta, graduada em Pedagogia e mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CiAC desde 2016, atualmente exerce a função de Investigadora Externa no Instituto de Médio Ambiente da Universidade Nacional de La Matanza, Buenos Aires , Argentina. Sua área de atuação está relacionada aos projetos de Educação socioambiental, para distintos públicos e localidades. Além disso, elabora e executa projetos educativos, participa em investigações promovidas pelo Instituto de Médio Ambiente e por ONG, realiza consultorias pedagógicas para a implementação de cursos e oficinas temáticas, e apresenta palestras em Seminários de áreas afins (janeiro/2018). 

MarielzaHorta

MATHEUS MAIA DE SOUZA PEREIRA

Matheus Maia é Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CiAC desde julho de 2015. Atualmente é aluno de Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais (PPG-ERN) da UENF, onde é bolsista CAPES, sendo também membro do Laboratório de Ciências Ambientais da mesma instituição. Desenvolve pesquisas na área de Ecologia Marinha, nos temas ecologia de comunidades marinhas de ictioplâncton e recifes artificiais (outubro/2017).

 FotoMatheusAlumni

MAYCON GRANADOS BELARMINO

Maycon Granados Belarmino fez parte da primeira turma de Mestrado do PPG-CiAC, e defendeu sua dissertação em abril de 2013. Durante seu Mestrado, buscou quantificar o sequestro de carbono provido pela planta aquática taboa nas lagoas da cidade de Macaé, analisando o uso dessa planta na mitigação da eutrofização dos ambientes costeiros. Atualmente é professor de Biologia, Química e Física no Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, e professor de Ciências no Ensino Fundamental II do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo, Macaé). Pretende ainda voltar ao PPG-CiAc para fazer o Doutorado (outubro/2017).

FotoMayconAlumni

NATALIA CANDIDO MACHADO

Natalia Candido Machado defendeu o Mestrado em 2013 no PPG-CiAC. Atualmente possui duas matrícula públicas na Secretária Estadual de Educação do Rio de Janeiro, onde leciona as disciplinas de Biologia e Química para turmas do Ensino Médio. Também leciona no Ensino Fundamental no Centro Educacional Mariza Curvello, escola da rede privada de Macaé. Atua ainda como Responsável Técnica na empresa Sodexo do Brasil, no ramo offshore na supervisão e gestão de produtos químicos (outubro/2017).

 FotoNataliaCandido

NATHALIA FERREIRA

Nathalia Ferreira é Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, campus Macaé, desde 2010, tendo defendido seu Mestrado no PPG-CiAC em março de 2016. Também possui pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico pela UNESA (2014),  pós-graduação em Planejamento, Implementação e Gestão em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Servidora Pública Municipal de Rio das Ostras, desempenhando suas funções na Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca/Subsecretaria de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos. É Vice-Presidente do Conselho Municipal de Educação de Rio das Ostras. Além disso, atua como professora particular e orienta alunos de graduação e pós-graduação quanto à formatação de trabalhos acadêmicos. Pretende ingressar em 2018 no doutorado, com projeto envolvendo suas duas formações em nível de graduação, versando sobre educação ambiental e gestão de resíduos (janeiro/2018).

NathaliaFerreira

NATHÁLIA FUENTES

Nathalia Fuentes recebeu o título de mestre pelo PPG-CiAC em 2013. Atualmente atua na empresa Saybolt Inspeções Técnicas Ltda - Filial Macaé como Supervisora de Qualidade dos laboratórios de análises físicas, químicas e físico-químicas em petroquímicos. É também responsável pelos processos de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS), incluindo treinamentos, inspeções e indicadores  (outubro/2017).


FotoNathaliaFuentes

NATHÁLIA PEIXOTO NOCCHI CARNEIRO

Nathalia Nocchi foi a primeira aluna a defender o Mestrado no PPG-CiAC, em dezembro de 2012, antes mesmo de completar dois anos de matrícula no Programa. Atualmente está finalizando o Doutorado na área de Ecologia Marinha pelo Programa de Dinâmica dos Oceanos e da Terra (PPG-DOT) da UFF, onde foi bolsista CAPES. Além disso, realizou o Doutorado Sanduíche no Instituto Universitario de Bio-Orgánica Antonio González, na Universidad de La Laguna (Tenerife-Espanha), através do Ciência sem Fronteiras. Atua principalmente em ecologia química de organismos aquáticos e química de produtos naturais marinhos (outubro/2017).

 FotoNocchiAlumni

RACHEL DE MORAES FERREIRA

Rachel de Moraes Ferreira concluiu seu Mestrado no PPG-CiAC em Janeiro de 2016, em um projeto que propôs um tratamento alternativo de efluentes industriais contendo metais com a utilização de macrófitas aquáticas quimicamente modificadas. Atualmente é Doutoranda do Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente (Conceito CAPES 6) na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, RJ, sob orientação das Professoras Maria de Fátima Moreira e Danielle Stapelfeldt. Seu projeto atual dá continuidade aos estudos do Mestrado, e visa o desenvolvimento de tecnologias ambientais baseado em processos de adsorção e rotas biotecnológicas para o tratamento de águas contaminadas por compostos orgânicos derivados do petróleo (outubro/2017).

FotoRachelMoraes

RANNYELE PASSOS RIBEIRO

Rannyele Passos Ribeiro defendeu sua dissertação de Mestrado no PPG-CiAC em 2015 e, no ano seguinte, atuou como professora do Programa Darcy Ribeiro, na Universidade Estadual do Maranhão. Atualmente é estudante de Doutorado em Biologia na Universidad Autónoma de Madrid, com contrato de Personal Investigador en Formación (FPI-UAM), no Departamento de Biología - Zoología. Os temas relacionados ao seu projeto de tese são Regeneração, Annelida, Morfologia, Genômica, Células-tronco, e Padrões corporais (outubro/2017)

FotoRannyeleAlumni

RAQUEL TAVARES SALLES DE SOUSA

O envolvimento de Raquel Tavares Salles de Sousa com o PPG-CiAC começou ainda em 2013, antes de passar no processo seletivo do Programa, quando cursou algumas disciplinas como aluna especial. Neste período, ela também participou como voluntária do projeto de extensão “Compartilhando saberes: integrando a cadeia produtiva da recuperação de áreas degradadas na bacia do Rio Macaé, numa perspectiva socioambiental”, onde foram realizadas atividades de educação ambiental conduzidas pelo tema ÁGUA em escolas e associações de agricultores, entre outros. Também contribuiu na elaboração e divulgação de uma cartilha sobre a recuperação das matas ciliares do Rio Macaé, com explicações e detalhamento sobre alguns artigos da Lei Federal nº 12.651/12, o novo Código Florestal. Em 2014 ingressou oficialmente no PPG-CiAC, e sua Dissertação foi desenvolvida a partir deste projeto de extensão, envolvendo uma associação de agricultores familiares da localidade de São Pedro da Serra em Nova Friburgo. Sua defesa aconteceu em outubro de 2016. Atualmente, Raquel trabalha no município de Quissamã, Norte Fluminense, como Extensionista Rural na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro - EMATER-RIO, vinculada à Secretaria de Agricultura e Pecuária do Estado do Rio de Janeiro (outubro/2017).

FotoRaquelTavaresAlumni

RAYANE MATOS DOS SANTOS

Rayane Matos dos Santos integrou a primeira turma do curso de Ciências Biológicas da UFRJ em Macaé, em 2006. No último ano de graduação, estagiou no Setor de SMS da Gerência de Operações Submarinas da PETROBRAS S.A., em Macaé, RJ. Essa experiência despertou seu interesse pelas questões ambientais na área da exploração do petróleo e contribuiu para seu ingresso na primeira turma de Mestrado do PPG-CiAC, com uma pesquisa avaliando experimentalmente os impactos de contaminação de óleo sobre uma espécie de peixe, que resultou em um artigo publicado recentemente (http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1519-69842016000100010&lng=en&nrm=iso&tlng=en). Rayane defendeu seu Mestrado em 2013, e desde fevereiro de 2015, atua como Analista Ambiental na Ápice Projetos de Gestão, uma empresa que presta serviços à PETROBRAS S.A., no mesmo setor que estagiou, como aprendiz. Dentre as atividades que desenvolve profissionalmente, estão questões de licenciamento ambiental, projetos de controle da poluição, elaboração de relatórios para órgãos ambientais, controle de licenças, auditorias, inspeções e diversas atividades relacionadas às questões ambientais no ramo do petróleo. De acordo com Rayane, trabalhar em uma grande empresa brasileira e poder contribuir, de certa forma, com as questões ambientais, tem sido uma experiência enriquecedora e gratificante (outubro/2017).

FotoRayaneAlumni

RODRIGO WEBER FELIX

Rodrigo Weber Felix defendeu seu mestrado no PPG-CiAC em 2014, sob orientação do Prof. Marcos Paulo Figueiredo de Barros, com projeto de pesquisa direcionado para o estudo espaço-temporal do balanço de carbono em lagoas costeiras húmicas no norte fluminense, através de financiamento do convênio CENPES-UFRJ e PELD-CNPq. Em 2015, Rodrigo atuou como profissional-bolsista em desenvolvimento tecnológico e industrial DTI-B (CNPq) na área de biomonitoramento e ecologia de invertebrados bentônicos em lagoa eutrofizada, sob coordenação do Prof. Francisco de Assis Esteves, e desde sua defesa, permaneceu como colaborador assistente em pesquisas científicas e trabalho técnico nas áreas de ciências ambientais e limnologia no Laboratório de Limnologia da UFRJ. Em 2016, Rodrigo atuou como prestador de serviços em consultorias ambientais para as empresas MRN e VALE, com ênfase em monitoramento e recuperação de ambientes aquáticos continentais sujeitos à impactos devido às atividades de mineração na Amazônia, e ainda no mesmo ano ingressou no Doutorado no PPG-CiAC com o intuito de trabalhar com recuperação de áreas degradadas, sob orientação do Prof. Marcos Paulo. Seu projeto inicial foi intitulado “Geração de substratos para crescimento de mudas destinadas ao reflorestamento de áreas prioritárias da bacia hidrográfica do Rio Macaé” com ênfase em remediação de resíduos sólidos industriais e mitigação da eutrofização artificial em lagoas. No entanto, devido à intensa crise orçamentária do município e das empresas na região de Macaé, ainda no final de 2016, seu projeto foi reestruturado e atualmente envolve a renaturalização de um riacho degradado por atividades de mineração na Amazônia, através da avaliação de integridade da paisagem, comunidades e processos ecológicos como indicadores de recuperação a partir da aplicação de técnicas de engenharia natural. Em 2017, seguiu realizando seu novo projeto Doutorado em parceria com pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e Universidade Vila Velha (UVV), com o apoio da VALE (outubro/2017).

FotoRodrigoFelixAlumni

THIAGO MARTINS DE SOUSA

Thiago Martins de Sousa recebeu o título de Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo PPG-CiAC em 2015. Atualmente é Doutorando também no PPG-CiAC, sob a orientação dos Prof. Francisco de Assis Esteves e Reinaldo Luiz Bozelli. Seu estudo de Doutorado busca responder como a diversidade funcional fitoplanctônica atua sobre processos ecossistêmicos de ambientes aquáticos continentais costeiros e amazônicos brasileiros em uma abordagem empírica e experimental. Thiago atualmente recebe bolsa da CAPES, vinculada ao projeto desenvolvido no sítio “RLAC: Restingas e lagoas costeiras do Norte Fluminense”, no âmbito do “Programa Ecológico de Longa Duração (PELD/CNPQ)”. Possui experiência na área de Ecologia do Fitoplâncton com ênfase em cianobactérias de águas continentais, atuando, principalmente nos seguintes temas: limnologia, fitoplâncton, interações planctônicas, processos ecossistêmicos e diversidade funcional (outubro/2017).

FotoThiagoMartinsAlumni

THIAGO WENTZEL DE MELO VIEIRA

Possui formação multidisciplinar, sendo Graduado em Ciências Biológicas (FAMATH) e Graduando em Geografia pela UERJ. Também é Especialista em Gestão Ambiental pela UFRJ. Ingressou no Mestrado do PPG-CiAC em 2013, tendo recebido o título de Mestre em Ciências Ambientais pelo Programa em 2015. Atualmente é Mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da UFRJ, onde desenvolve pesquisas na área de "cultura e natureza", especificamente em temas como: conflitos ambientais/territoriais, geografia política, territorialidades, ecologia política, pensamento decolonial e análise das políticas de "desenvolvimento" heterônomo (outubro/2017).

 FotoThiagoWentzelAlumni

VAGNER LEONARDO MACEDO

Vagner Leonardo Macedo dos Santos recebeu o título de Mestre pelo PPG-CiAC em 2014. Após o Mestrado, entre os anos de 2014 e 2015 foi bolsista de desenvolvimento técnico do Laboratório de Análises Ecotoxicológicas (LABTOX), do Polo de Biotecnologia do Rio de Janeiro, trabalhando em um projeto de padronização de testes ecotoxicológicos em peixes estuarinos para monitoramento ambiental. Em março de 2015 ingressou no Doutorado do PPG-CiAC, onde é bolsista CAPES, desenvolvendo o projeto intitulado “Caracterização e dinâmica reprodutiva da ictiofauna do rio São João: uma abordagem de guildas reprodutivas em um rio costeiro impactado por alterações hidrológicas”, sob orientação da Profa. Érica Caramaschi (IB/UFRJ) (outubro/2017).

FotoVagnerAlumni

VICTOR ALEXANDRE OLIVEIRA SEIXAS FERRÃO

Victor Alexandre Oliveira Seixas Ferrão concluiu o Mestrado no PPG-CiAC em maio de 2017, sob as orientações dos Profs. Alexandre Fernandes Corrêa e Felipe Mesquita. Sua dissertação tratou da relação dos saberes em Espaços Museológicos e novas propostas de museus com este enfoque. Desde antes de ingressar no Mestrado e até os dias de hoje, Victor atua como Professor de Biologia no Ensino Básico da rede particular em Macaé e Rio das Ostras (outubro/2017).

FotoVictorAlumni

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ