image

Quinta-feira, 09/05/24, às 13 horas , no Auditório do NUPEM,  acontecerá a Defesa de Mestrado de Leandro Barbosa Schuvartz Rocha

Resumo

A macrofauna edáfica interfere nos processos de decomposição e ciclagem da matéria orgânica no solo. Em geral, esses organismos são sensíveis às mudanças no uso e cobertura do solo e podem ser utilizados como sentinelas em processos de restauração ambiental. O bioma Mata Atlântica vem sofrendo com uma elevada redução de sua cobertura vegetal, restando atualmente cerca de 28% da cobertura original. Em sua dissertação, Leandro avaliou a macrofauna edáfica no Parque Natural Municipal Atalaia, uma Unidade de Conservação do município de Macaé, no Norte Fluminense. Antes de se tornar unidade de conservação, a área do PNMA passou por ciclos de exploração agropecuária e atualmente é composta por um mosaico de vegetação com remanescentes florestais e áreas em restauração natural e com intervenção por reflorestamento. Foram combinados métodos de coleta a partir de armadilhas do tipo pitfall, amostras de serrapilheira e monólitos de solo para a amostragem da macrofauna e a coleta de serrapilheira e solo permitiram caracterizar parâmetros do solo (umidade, granulometria, nutrientes) sazonalmente. O regime de precipitação afetou a estrutura da comunidade. No período chuvoso, maiores riqueza e diversidade foram encontradas em todas as áreas. A área em processo de restauração natural apresentou maior similaridade de espécies arbóreas com a área florestada do que com a área de reflorestamento. A estrutura da macrofauna edáfica diferiu entre a área florestal e as áreas em restauração. Pelas características físicas e químicas do solo e da serapilheira, a área de reflorestamento encontra-se em estágio transicional, sugerindo que a intervenção é positiva para a melhoria da qualidade do solo. A dissertação representa uma contribuição relevante para ações de restauração de processos ecossistêmicos em remanescentes florestais da Mata Atlântica, pois demonstrou que a macrofauna reflete as condições do solo em diferentes estágios sucessionais.

Banca avaliadora

Dr. Francisco de Assis Esteves – orientador

Drª. Aliny Patrícia Flausino Pires (PPGEE/UERJ)

Dr. Rodrigo Lemes Martins (PPG-CiAC /UFRJ)