Internacionalização

Fig1.

A partir da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, as universidades são chamadas a impulsionar mudanças em prol de sociedades mais sustentáveis. Para isso, os elementos da sustentabilidade devem ser incluídos no currículo das instituições de ensino de forma que alunos, professores e técnicos compreendam a importância de um processo de ensino-aprendizagem que contribua efetivamente para a sustentabilidade da vida na Terra, o que inclui além do ser humano, todas as demais formas de vida.

 

Materia 2.jpeg

O primeiro Workshop do Projeto Tropical Atlantic Brazil Seabird Ecology (Projeto TABASCO) ocorreu entre 12 e 14 de abril de 2022, no Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (CECLIMAR/UFRGS) em Imbé, Rio Grande do Sul. O projeto tem por objetivo apoiar os estudos científicos na área da ecologia do movimento de aves marinhas tropicais em cinco arquipélagos brasileiros.

O Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), instituído pela CAPES em 2011 com o intuito de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível, vem fornecendo bolsas de estudo para o desenvolvimento de estágio científico em instituições de elevado conceito em todo o mundo. Em 2019, três alunos de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da UFRJ - Rodrigo Felix, Arthur Bauer e Thiago Gomes - foram contemplados com essas bolsas. Os três concordam que o intercâmbio é uma oportunidade única de aprender novas técnicas de pesquisa, trocar experiências e ampliar as redes de colaborações.

Mais um artigo importante sobre o Rio São João foi publicado por egressos e docentes do PPG-CiAC, em 2021. Doutor pelo PPG-CiAC, Vagner Leonardo Macêdo dos Santos é o primeiro autor do artigo que compõe a edição especial “InvasiveSpecies III”, no renomado periódico internacional Hydrobiologia (Fator de Impacto em 2020: 2,694; Qualis A2 na Área das Ciências Ambientais).

O filme “Abelhas, Polinização e Agricultura”, dirigido por Renata Bacellar Mello, aluna de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), foi exibido no “8º Festival Internacional de Cinema Socioambiental (Fricine)”, no município de Nova Friburgo – RJ.

Renata é orientanda pelos professores Drs. Rodrigo Lemes e Vinícius Albano, do Instituto NUPEM/UFRJ, e vem desenvolvendo seu estudo na região de Lumiar–Nova Friburgo, com a diversidade de abelhas e o impacto dos agrotóxicos sobre elas.

Concebido como um produto da disciplina “Práticas Interdisciplinares”, obrigatória no Doutorado do PPG-CiAC, este filme está associado ao projeto “Os olhares dos agricultores sobre os polinizadores nas lavouras registrados pelas lentes do cinema documentário”, supervisionado na disciplina pelo prof. Dr. Rafael Nogueira, do NUPEM/UFRJ. O filme “Abelhas, Polinização e Agricultura” também foi exibido no “Festival de Cinema Decolonial”, realizado no Instituto NUPEM/UFRJ em agosto de 2019.

Além de ser uma excelente oportunidade para promover a conscientização e discussão de um tema importantíssimo, que envolve a conservação das abelhas no cenário atual, o vídeo produzido por Renata e equipe mostra a possibilidade de diferentes usos dos produtos gerados na disciplina “Práticas Interdisciplinares”. Não deixem de conferir!

 

Sinopse do filme “Abelhas, Polinização e Agricultura”:
“A cada dia, as abelhas vêm ganhando mais espaço na mídia por sua importância na polinização. Mas o que é polinização? Quem são essas abelhas? Por que elas são importantes? Estas são algumas das perguntas que podem ser respondidas neste documentário, que traz os diferentes olhares dos agricultores sobre as abelhas e a importância delas na produção de alimentos. O filme revela também diferentes espécies de abelhas que ocorrem na região de Lumiar e Vargem Alta em Nova Friburgo/RJ e suas características.”

O filme está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8RbBM1_FAvY

 

Cartaz filme

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ