Segunda-feira, 28/04/25, às 9h, acontecerá a sétima defesa de Mestrado do ano 2025.
O arquipélago de Santana é uma importante Unidade de Conservação Marinha do Norte Fluminense. No entanto, a ausência de fiscalização e de um plano de manejo dificultam a implementação de ações para o enfrentamento da problemática do lixo marinho.
Em sua dissertação, João Pedro realizou um monitoramento sistemático dos resíduos sólidos submersos nas ilhas do arquipélago, bem como a identificou a fauna associada a estes resíduos. Em suas amostragens foi removido um total de 354 itens, que totalizaram 311 kg. A densidade média foi de 0,023 ± 0,018 itens/m² e resíduos plásticos foram os mais frequentes.
Foram identificadas 21 espécies, representando 24 gêneros e cinco filos associados aos resíduos. A pesquisa evidenciou diversas interações entre a biota e os resíduos sólidos, o que demonstra que esses materiais atuam como modificadores do micro-habitat e influenciam a composição da comunidade bentônica. Além disso, pela primeira vez, o ofiuróide invasor Ophiothela mirabilis foi registrado em associação com resíduos sólidos, evidenciando que esses materiais são potenciais vetores de dispersão de espécies não nativas.
Este estudo é um dos primeiros monitoramentos sistemáticos e padronizados sobre resíduos sólidos submersos em unidades de conservação da costa do Brasil e contribui para a geração de informações científicas que podem subsidiar políticas de enfrentamento ao lixo marinho, especialmente em unidades de conservação.
Todos estão convidados a assistir a defesa, que acontecerá no Auditório do NUPEM/UFRJ.
Banca avaliadora:
Titulares
Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza – Orientador
Dr. Abilio Soares Gomes (PPGDOT/UFF)
Dr. Guilherme Vitor Batista Ferreira (PPG-CiAC/UFRJ)
Suplentes
Dr. Gustavo Mattos Silva de Souza (NUPEM/UFRJ)
Dr. Maurício Mussi Molisani (PPG-CiAC/UFRJ)