Fig1.

A partir da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas, as universidades são chamadas a impulsionar mudanças em prol de sociedades mais sustentáveis. Para isso, os elementos da sustentabilidade devem ser incluídos no currículo das instituições de ensino de forma que alunos, professores e técnicos compreendam a importância de um processo de ensino-aprendizagem que contribua efetivamente para a sustentabilidade da vida na Terra, o que inclui além do ser humano, todas as demais formas de vida.

A cidade da eterna primavera e capital da inovação - Medellín, na Colômbia – sediou o workshop do projeto “Education for the Sustainable Development Goals - Capacity building for educators”, executado pela Universidade de Vechta (Alemanha), Universidad Técnica del Norte (Equador), Universidad de Antioquia y Universidad EAFIT (ambas na Colômbia). O projeto prevê a implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) nas universidades Latinoamericanas participantes através da pesquisa, extensão e ensino nas diferentes áreas do conhecimento.

Entre 16 a 21 de maio de 2022, a equipe executora do referido projeto reuniu-se com pesquisadores convidados de outros países da América Latina, como Chile (Dra. Maria Paz - Universidad Alberto Hurtado), Costa Rica (Dra. Miriam Vilela – Universidad de La Paz) e Brasil (Dra. Laísa Freire, pesquisadora do Laboratório de Limnologia, Instituto de Biologia, e Docente Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ).

Em sua estadia em Medellín, a Professora Laísa avaliou os resultados da fase de implementação do projeto, realizou oficinas e debates com docentes universitários e de escolas e contribuiu para a proposta de realização de uma plataforma online para a formação de competências em sustentabilidade. Essa plataforma será desenvolvida e oferecida a todo corpo docente das universidades consorciadas ao projeto.

O desenvolvimento das atividades permitiu refletir sobre os desafios do fortalecimento de competências docentes para a sustentabilidade no cotidiano das universidades e apontou um conjunto de propostas que emergem a partir da renovação de cosmovisões originárias de povos ancestrais e indígenas no Sul e de movimentos socioambientais recentes no Norte Global, que buscam a implementação de alternativas sistêmicas aos modelos instaurados. De acordo com Laísa, foram identificados avanços e propostas de ações e práticas cooperativas entre universidades participantes, além de marcos metodológicos inovadores que colocam a temática socioambiental no centro do Plano de Desenvolvimento Institucional das universidades.

Competências que permitem pensar holisticamente, planejar mudanças e obter transformação foram debatidas em suas relações epistemológicas e pedagógicas na gestão das universidades. Essas competências podem servir como inspiração para o que vem sendo planejado e desenvolvido na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Informações sobre o projeto e atividades do evento ocorrido em maio de 2022 em Medellín, podem ser obtidas em: https://sustentabilidadyambiente.wordpress.com/education-for-the-sustainable-development-goals-capacity-building-for-educators/

Fig2.