Cartaz JGFG

 

Segunda-feira, 31/03/25, às 18h, acontecerá a quinta defesa de Mestrado do ano 2025.

A diversidade dos tipos de vegetação e das condições microclimáticas que elas proporcionam pode influenciar diferentemente o funcionamento dos ecossistemas costeiros. Em sua Dissertação, Gabriel investigou a influência do clima regional e do microclima na produção de folhiço em diferentes comunidades vegetais do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Ele buscou padrões de produção, variação mensal e os principais preditores desse processo ecossistêmico. Para isso, Gabriel desenvolveu um dispositivo de monitoramento microclimático utilizando um sensor de baixo custo para medir a umidade do solo (SEN0193), testando distintos métodos de calibração em diferentes condições de solo. Calibrações lineares que consideram as características intrínsecas do solo tornaram o sensor mais eficiente e eficaz. 

Os resultados indicam que o clima regional exerce maior influência na produção de folhiço nas vegetações da restinga. Porém, a produção mensal varia entre as comunidades vegetais. Vegetações florestais produzem mais folhiço, enquanto os arbustos pós-praia apresentam as menores produções. A produção de folhiço varia menos no tempo tanto para os arbustos pós-praia quanto para as formações florestais, sendo essas formações menos influenciadas pelas variações do clima regional.

A dissertação contribui para a compreensão mais ampla sobre os fatores determinantes da produção de detrito vegetal em ecossistemas de restinga. Nesse sentido, as características estruturais das formações vegetais, como a composição das espécies e/ou as condições locais desempenham um papel determinante na magnitude e na estabilidade da produção de folhiço. Essas descobertas dentro de um sítio de pesquisas de longa duração (PELD RLaC/CNPq) reforçam a ideia de que as condições ambientais e processos nas restingas não são homogêneos.

Todos estão convidados a assistir a defesa, acessando o link: 

https://meet.google.com/cwc-jnba-aqp

Banca avaliadora:

Titulares

Dr. Rodrigo Lemes Martins - orientador

Dr. Adriano Caliman Ferreira da Silva (PPGEco/UFRN)

Dr. Maurício Mussi Molisani (PPG-CiAC/UFRJ)

 

Suplentes

Dra. Dora Maria Vilella José (PPGERN/UENF)

Dr. Reinaldo Luis Bozelli (PPG-CiAC/UFRJ)

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ