Cartaz LNC

Segunda-feira, 31/03/25, às 10h, acontecerá a quarta defesa de Mestrado do ano 2025.

As penas de aves marinhas são amplamente utilizadas como matriz de monitoramento da qualidade dos ambientes marinhos e costeiros, pois são uma matriz menos invasiva e permitem  reamostragem. Entretanto, a maior parte dos estudos utiliza somente um tipo de pena, desconsiderando que as concentrações de elementos químicos podem variar entre penas de diferentes regiões do corpo da ave. Em sua dissertação, Liz realizou um estudo inédito ao comparar as concentrações de arsênio (As), cádmio (Cd), cobre (Cu) e zinco (Zn) em penas da asa, cauda, ventre e dorso de atobás-marrons (Sula leucogaster) no Arquipélago de Santana, na região costeira de Macaé. Paralelamente, a Mestranda realizou uma revisão dos artigos científicos publicados no entre 2000 e 2024 para identificar o tipo de pena mais utilizado nos estudos avaliando elementos químicos em aves. 

As penas de 28 atobás-marrons adultos (14 machos e 14 fêmeas) e 17 juvenis foram coletadas nos anos 2023 e 2024 e as concentrações dos elementos químicos foram determinadas por espectrometria de absorção atômica. Com exceção do As, as concentrações de todos os elementos analisados ​​diferiram significativamente entre os tipos de penas. Cerca de 33% dos 106 estudos de contaminação em aves analisados utilizaram penas ventrais. Nos atobás-marrons, em geral, as penas da cauda apresentaram as maiores concentrações dos elementos químicos e a menor variabilidade entre eles. Essas diferenças podem estar relacionadas ao tipo de elemento, à sequência de crescimento das penas, à estratégia de muda e às exposições ambientais durante o desenvolvimento dessas estruturas das aves. 

Ao demonstrar que a concentração de elementos químicos varia entre os tipos de penas dos atobás-marrons, a dissertação contribui para aperfeiçoar técnicas e metodologias de estudos que visam monitorar a qualidade ambiental. Este estudo atende a ação 6.7 do Plano de Ação Nacional para a Conservação de Aves Marinhas.

Todos estão convidados a assistir a defesa, acessando o link: 

https://meet.google.com/vhi-nupr-ira

Banca avaliadora:

Titulares

Dra. Patrícia Luciano Mancini - orientadora

Dra. Larissa Schmauder Teixeira da Cunha (PPGBiofísica/UFRJ)

Dra. Janeide De Assis Padilha (Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade/Universidade do Minho)

 

Suplentes

Dr. Arthur de Barros Bauer (PIPD PPG-CiAC/UFRJ)

Dra. Daniele Kasper (PPG-ECMVS/UFMG)

 

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ