Cartaz YAA

Sexta-feira, 28/03/25, às 13h30, acontecerá a primeira defesa de Mestrado do ano 2025.

A associação coral com dinoflagelados fotossintetizantes é baseada na troca mútua de nutrientes, sendo a diversidade e a flexibilidade dessa relação determinantes para a resiliência dos corais, principalmente em um cenário de intensificação de mudanças ambientais. Em sua dissertação, Yasmim caracterizou a diversidade de dinoflagelados da família Symbiodiniaceae associados a três espécies de corais, Mussismilia hispidaMillepora alcicornis Palythoa caribaeorum, em vida livre na água e no sedimento no Arquipélago de Santana, uma área protegida no litoral do Norte Fluminense.

O sequenciamento de Nova Geração da região ITS2 do rDNA possibilitou a identificação de 27 filotipos de Symbiodiniaceae, incluindo quatro novas linhagens que foram confirmadas por análises filogenéticas. Os resultados encontrados reforçam tanto o potencial generalista dos corais hospedeiros quanto a alta especificidade nas associações dominantes (> 95%). A comunidade em vida livre no sedimento exibiu a maior diversidade e diversos simbiontes identificados nesse compartimento também estavam associados a hospedeiros cnidários. As novas linhagens de Symbiodiniaceae detectadas na pesquisa foram majoritariamente identificadas nas amostras de água, sedimento e na comunidade rara (<5%) de M. alcicornis, sugerindo que a comunidade em vida livre pode representar um reservatório oculto de diversidade simbiótica. Além disso, foram observadas diferenças significativas na assembleia entre os hospedeiros e as ilhas do arquipélago. 

A dissertação revela a complexidade da comunidade de microrganismos fotossintetizantes em águas costeiras do Norte Fluminense  e reforça a importância de estudos de longo prazo para compreender a dinâmica dessas associações. Assim, o estudo de Yasmim reforça a necessidade urgente de um plano de manejo para a unidade e conservação que contemple o ambiente coralíneo e os invertebrados marinhos bentônicos sésseis desse ecossistema altamente dinâmico e vulnerável. 

Todos estão convidados a assistir a defesa, que acontecerá no Auditório do NUPEM/UFRJ.

Banca avaliadora:

Titulares

Dra. Carla Zilberberg – orientadora

Dra. Aline Aparecida Zanotti (CEBIMAR/USP)

Dr. Carlos Frederico Deluqui Gurgel (PPG-BBE/UFRJ)

 

Suplentes

Dra. Laís Feitosa Machado (UNIVASF)

Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza (PPG-CiAC/UFRJ)

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ