Uncategorised

Foto

BÁRBARA TEIXEIRA VILLARINS

Bacharel em Ciências Biológicas com ênfase em Meio Ambiente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (UFRJ/NUPEM). Atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Laboratório Integrado de Biologia de Vertebrados, no projeto Taxonomia e dimorfismo sexual de peixes da família Stomiidae (Teleostei: Stomiiformes) no Brasil. Auxilia na organização e manutenção da Coleção de Peixes do NUPEM (NPM). Tem interesse na área de Zoologia, com ênfase na taxonomia de peixes marinhos. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6533818923806075

 

Foto

CAMILA FABRICIA BORGES

Bióloga formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) em 2015. Realizou a Pós-graduação executiva de Meio Ambiente pela COPPE- UFRJ. Licenciada pela Cândido Mendes em Docência de ensino fundamental e médio. Possui Inglês avançado e experiências em pesquisas de laboratório de ictiologia e de dinâmica de populações marinhas. Realizou estagio em docência em dois colégios, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio e participou de forma voluntaria como estagiária no Instituto Moleque Mateiro de educação ambiental. Cursa no momento o mestrado em ciências ambientais e conservação na UFRJ, campus Macaé (PPGCIAC) com a pesquisa intitulada "Distribuição e estrutura populacional do coral-sol (Tubastraea tagusensis e T. coccinea) no Arquipélago de Santana - Macaé/RJ " sob a orientação do Prof Emiliano Nicolas Calderon, onde analisam as características populacionais das colônias já estabelecidas no Arquipélago e as possíveis medidas de remoção e suas efetividades para o combate do bioinvasor. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7470237594011370

 

DÉBORA COELHO VENÂNCIO

Atuação na área de licenciamento e monitoramento ambiental. Experiência na elaboração de planos de manejo de fauna, realização de rondas ambientais e atuação no controle de áreas verdes. Integrante da equipe técnica do PMAVE (Projeto de Monitoramento de Impactos de Plataformas e Embarcações sobre a Avifauna). Atuação na elaboração de análises de impactos ambientais e suas respectivas medidas mitigadoras. Acompanhamento de auditorias CONAMA 306 e DZ 56. Assuntos relacionados à coral-sol. Elaboração, gestão e acompanhamento de projetos de monitoramento ambiental. Participação em simulados e emergências ambientais atuando nas equipes de planejamento e operação dando suporte nas atividades relacionadas à fauna. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4983909137856028

 

GABRIELA CORRÊA VALENTE

Graduada em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) em 2018. Atualmente é engenheira agrimensora e cartógrafa na Ambipar Response em projeto vinculado à petrobrás, sendo responsável pelo processamento e interpretação de dados orbitais de radares para detecção e monitoramento de feições na região litorânea brasileira, também é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ministrando as disciplinas de Sensoriamento Remoto; Cartografia; Divisão, Demarcação e Georreferenciamento; Cadastro Técnico Multifinalitário; Leis e Códigos Aplicados à Agrimensura e Planejamento Urbano e Ambiental. Exerceu a função de engenheira responsável pela elaboração de mapas temáticos e produtos de geoprocessamento no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação Rural (CEDIR). Atuou como engenheira no projeto da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais de Assentamentos de Reforma Agrária (COOPERAR), sendo responsável pelo estudo do relevo (geração de curvas de nível, mapas de declividade e elevação) e geração de mapas temáticos (área de preservação permanente, área de uso restrito, área de recomposição, hidrografia, capacidade de uso da terra, flora, localização, pedológico, unidades de conservação, reserva legal, preservação dos rios, quilombolas, terras indígenas, uso e cobertura do solo), sendo utilizadas ferramentas de geoprocessamento em plataformas CAD e SIG para geração dos produtos cartográficos. Durante a graduação foi bolsista CNPq tendo como linha de pesquisa a correlação de dados de satélites hiperespectrais com leituras espectrais de amostras com o uso do espectrorradiômetro FieldSpec 4, participou da Empresa Júnior Mensurar e do diretório acadêmico do curso de engenharia de agrimensura e cartográfica da UFRRJ. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2069967541113750

 

Foto

GUILHERME MACHADO RIBEIRO SILVA  

Bacharel em Ciências Biológicas, com ênfase em Ciências Ambientais, pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Atualmente sou mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), no projeto intitulado "Estrutura de metacomunidades de pequenos mamíferos (Didelphimorphia e Rodentia) de restingas do Brasil". Minha linha de pesquisa atual tem como base entender a estruturação espacial de comunidades de mamíferos, com intuito de explicar padrões de diversidade e de distribuição de mamíferos tropicais. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1822423619148832

 

Foto

LIGIA SALGADO BECHARA  

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado) pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, NUPEM/UFRJ - Macaé. Vem desenvolvendo pesquisas vinculadas ao Laboratório de Biologia de Invertebrados (LaBIn) na área de ecologia de praias arenosas e ecologia e taxonomia de Echinodermata, especialmente da classe Ophiurodea. Atuou no projeto Ecologia e Efeitos da Urbanização nas Praias Arenosas do Município de Macaé e no projeto Costões Rochosos: Ecologia, Impactos e Conservação nas Regiões dos Lagos e Norte Fluminense. Em 2019 participou de atividades na base de pesquisas do Coral Vivo, Porto Seguro (BA). Também integrou-se ao projeto de extensão Ações integradas do Espaço Ciência para a promoção do desenvolvimento socioambiental no Norte Fluminense. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem interesse na área de Ecologia, com ênfase em recifes de corais e praias arenosas. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2178106409935890

 

 

MARIA PAULA FAÇANHA DA SILVA

Possui graduação em Bacharel de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (2021). Atualmente é aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, atuando no Laboratório Integrado de Biologia de Vertebrados, no projeto Contaminação por microplásticos em peixes mesopelágicos do Atlântico Tropical ocidental: estudo de caso da família Sternoptychidae (Stomiiformes). Tem experiência e interesse nas áreas de ecologia, com ênfase em ecologia aquática e marinha. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8276864834502614

 

Foto

WILLIAN DE SOUZA COSTA  

Mestrando do programa de pós graduação em Ciências Ambientais e Conservação da Universidade Federal do Rio de Janeiro com o projeto intitulado "O uso de macroalgas marinhas como indicadoras da Integridade biológica dos costões rochosos das Regiões dos Lagos e Norte Fluminense e como sensores de resposta ao aquecimento global". Atualmente é associado ao laboratório de biologia marinha do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade Nupem/UFRJ. Têm experiência em coleta, taxonomia e ecologia de macroalgas marinhas e poças de maré. Possui interesse em pesquisas relacionadas a ecologia, taxonomia e fisiologia de macroalgas marinhas, ecologia de ecossistemas costeiros e biologia marinha. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0107604621218008

   

 

 

 

 Beatriz

BEATRIZ LIMA RANGEL CARNEIRO

Pesquisadora com experiência nas áreas de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável, pós-desenvolvimento e cosmovisões, impacto das mudanças climáticas sobre a biodiversidade marinha, ecologia de microalgas e genética molecular. Bacharel em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Fitoplâncton Marinho (UFRJ), atuando em projetos de monitoramentos de longa duração (PELD-Baía de Guanabara e PELD-Abrolhos) com florações de algas nocivas e respostas às mudanças climáticas de zooxantelas em corais endêmicos do Brasil. Participa da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), tendo colaborado como consultora técnica na redação de Relatório Especial, relativo a levantamentos bibliográficos e análise textual para sua elaboração. Mestre em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ), pesquisando os temas do Desenvolvimento Sustentável e do Pós-Desenvolvimento. Atualmente cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação da UFRJ (PPGCiAC-UFRJ), analisando sinergias e conflitos entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1195982478865999

 

Eduardo

EDUARDO BELINE DA SILVA MARTINS

Doutorado em andamento no Nupem/UFRJ em Ciências Ambientais e Conservação. Graduado em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica e especialista em Engenharia de Petróleo. Licenciado em Matemática e especialista em Pedagogia de Projetos. Mestre em Engenharia Ambiental e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Atua como professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFFluminense) e tutor no curso de Licenciatura em Matemática da UFF/CEDERJ/UAB polo Macaé. Possui 10 anos de experiência na indústria de óleo e gás e 6 anos na indústria siderúrgica. Experiência profissional internacional em países como EUA, Venezuela, França e Malásia. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0622938283584855

 

Joo Pedro

JOÃO PEDRO ARANTES BIGATO

Currículo Lattes: Possui graduação em Gestão e Análise Ambiental pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Atualmente é mestrando, bolsista CAPES no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFSCAR (2018-2020). Têm experiências na área de Consultoria de Engenharia e Ambiental. Participou da criação de Projeto de Extensão e na publicação de artigos científicos. Participou como apresentador de trabalhos e ouvinte em congressos e seminários. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2399479561534944

 

Moises

MOISÉS PIRES TEIXEIRA

Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ, com especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, além de ser especializado em Engenharia Ambiental, História Regional do Norte Fluminense, Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica, além de Inclusão Educacional. Graduado em Geografia pela UNIVERSIDADE DE VASSOURAS (2007). Atualmente é docente - SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO e na Prefeitura de Paty do Alferes onde atua junto a equipe de Educação Especial e Inclusiva da SME. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História, Geografia, Inclusão Educacional e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9791826870962150

 

 sem foto

PALOMA FERREIRA SILVA

Em edição

Currículo Lattes: 

 

Rafael

RAFAEL LIRA TEIXEIRA SANTOS

Mestre em Ciências Ambientais e Conservação pelo NUPEM/UFRJ (2020), especialista em Gestão Ambiental pela Escola Politécnica - UFRJ (2017), formado em Ciências Biológicas - Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Atualmente é estudante de doutorado associado ao Laboratório de Limnologia/UFRJ e ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC / UFRJ), e está matriculado no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - UFRJ. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5454466007057706

 

20220117 102153 1

ROSALIA DE AGUIAR ARAÚJO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (1995) e mestrado em Ciências Florestais e Ambientais pela Universidade Federal de Mato Grosso (2008). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação do NUPEM-Macaé-RJ. Membra fundadora do Instituto de Educação, Cultura e Meio Ambiente (ECUMAM) e contratada da Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação ambiental, educação indígena, formação continuada, tecnologias na educação, projetos de aprendizagem, orientações curriculares. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0662717387421147

 
 

 

Thayssa

THAYSSA CRISTINA DA SILVA BELLO

Sou graduada em Enfermagem e Licenciatura pela Universidade Federal Fluminense (2014), em Especialização nos moldes Residência em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Concluí meu Mestrado em Ciências Ambientais e Conservação, no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2021, e atualmente curso o Doutorado no mesmo Programa, com previsão de conclusão em 2025. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7492771488966619

Foto

ALINE KARL ARAUJO

Servidora da Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de aquisição de imagens e processamento de amostras de microscopia óptica e eletrônica. Doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação pelo NUPEM-UFRJ. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) na área de Pesquisa Operacional. Engenheira de Petróleo formada pela UENF-LENEP em abril de 2016. Durante a graduação estagiou na Petrobras na área de Avaliação de Reservatórios com foco para interpretação de perfis petrofísicos (software Interactive Petrophysics) e atuou em um projeto de iniciação científica na área de Caracterização de Sistemas Petrolíferos. Possui ainda Técnico em Petróleo e Gás pela IBEST e curso de Inglês completo pela Wizard. (Texto informado pelo autor)

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1158072953848391

 

EDSON AVELAR GUIMARÃES

Doutorando em Ciências Ambientais e Conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Mestre em Engenharia Ambiental pelo Instituto Federal Fluminense, Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016) possui graduação em Engenharia de Agrimensura pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado interrompido em Engenharia Civil - Geotecnia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF(2008). Atualmente ocupa o cargo efetivo de Engenheiro Agrimensor da Prefeitura Municipal de Macaé, lotado na Secretaria Municipal de Habitação, atuando na fiscalização de contratos e obras públicas; saneamento básico: drenagem urbana, sistema de distribuição de água, sistema de esgotamento sanitário; pavimentação e terraplanagem; atividades de topografia, cartografia, obras civis, geotecnia ambiental, estudos ambientais para: loteamento, intervenções urbanas e assentamentos precários. Também foi professor substituto na UFRJ lecionando as disciplinas geomecânica, hidrologia e topografia. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7290976634408959

 

sem foto

JOÃO LUIZ ROSETTI GASPARINI

Currículo Lattes: Em edição

Currículo Lattes:

 

sem foto

LORENA ANTUNES JIMENEZ

Possui graduação em Ciências Ambientais (2016) pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e mestrado em Planejamento e Políticas Públicas (2019) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atualmente é aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência na área de arborização urbana. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9655562833410236

 

 

ORLANDO SALVADOR NETO

Biólogo, Mestre em Biociências pela UFRJ, Licenciado e Bacharel formado pela Universidade do Grande Rio. 
Atou como Gerente Técnico e responsável técnico da Empresa Ativa Controle Ambiental, trabalhando com controle de vetores e saúde coletiva.
Atuou como professor na Faculdade CNEC de Rio das Ostras para o curso de Biomedicina. 
Atualmente é Doutorando do Programa de Pós graduação em Ciências Ambientais e Conservação(PPG-CIAC) no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) e bolsista DS da CAPES sob orientação de Carlos Jorge Logullo de Oliveira com o projeto de utilização de metabólitos secundários da alga marinha Laurência dendroidea para controle de mosquitos. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6367404698591385

 

sem foto

PATRICIA REGINA AFFONSO DE SIQUEIRA

Possui graduação em Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Enfermagem Anna Nery (1999) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Escola de Enfermagem Anna Nery (2001). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG CIAC) - Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, Universidade Federal do Rio de Janeiro - NUPEM / UFRJ. Atualmente desenvolve atividades como Professora Assistente da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) / Curso de Graduação em Enfermagem - Campus Macaé - Profº. Aloísio Teixeira. Atuou como: Coordenadora Adjunta do Curso de Enfermagem e Obstetrícia da UFRJ - Macaé , Enfermeira - Secretaria Estadual de Saúde / RJ e Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, atenção a saúde da mulher e da criança, atenção pré-natal, parto, puerpério e políticas públicas na atenção a saúde da mulher. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0329773854976808

 

sem foto

SABRINA NUNES DIAS DA SILVA BARBOSA 

Mestre em Engenharia Ambiental - Instituto Federal Fluminense - IFF, 2016
Especialista em Controladoria e Finanças - ESAB, 2013.
Bacharel em Administração de Empresas - Universidade Estácio de Sá, 2009.
Técnico em Manutenção Industrial - IFF Campos, 2003.
Ensino Médio Profissionalizante em Magistério - Colégio Estadual de São Fidélis, 2003. (Texto informado pelo autor)

 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4427668901329739

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

AMANDA BATISTA DA SILVA VITÓRIO

Graduada em Ciências Biológicas, licenciatura, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro- Campus Macaé. Bióloga estritamente ligada às Artes Cênicas. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC/UFRJ-Macaé), em que desenvolve um projeto de pesquisa que busca compreender a emergência das questões ambientais para adolescentes em situação de vulnerabilidade social do bairro Lagomar, situado no município de Macaé, estado do Rio de Janeiro. Membra do Grupo de Pesquisa em Estudos Socioambientais e Ecologia Política (GESEP) e dos projetos de extensão Produção e Recepção de Mídias na Formação de Professores e VivenciAr Livre. Tem experiência nas áreas de Ecologia Aquática e teatro como ferramenta da Educação Ambiental.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9809084751602597

 

Foto

BARBARA DIAS FERREIRA

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura e Bacharelado pelo Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), com especialização em Ensino de Artes - Técnicas e procedimentos. Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem/ UFRJ) com pesquisa voltada ao campo da Educação Ambiental. Atuou como Educadora Ambiental na Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Teresópolis e Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis (PNMMT) desenvolvendo projetos socioambientais de arte-educação, com finalidade de informar ciência e fomentar a cultura. Como ilustradora, ministrou oficinas de ilustração botânica e naturalista em conferências, encontros e projetos sociais, além de ilustrar livros com temática ambiental.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5336110316622463

 

Foto

FERNANDA TELES DE MIRANDA MAIA

Mestranda em Ciências Ambientais e Conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduada em Engenharia Química pela Faculdade Salesiana Maria Auxiliadora (2014). MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7358802945400043

 

Foto

FRANCYANE NOGUEIRA GONÇALVES

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, UFRJ.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2834005583180432

 

GLEICE CRISTINA LIMA MONTEIRO

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estácio de Sá(2013). (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6319199249959075

 

GRAZIELE GIRLANE DA SILVA CARNEIRO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Tem experiência em estudos com sementes oleaginosas com propriedade alergênica. Trabalhei como professora de Ciências para concursos.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8516600183346272

 

IAN MOREIRA SOUZA

Graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Ubá. Aluno da Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação na Universidade Federal do Rio de Janeiro - Macaé. Experiência na área de educação, lecionando aulas particulares, monitorias e cursinhos e tem experiência com pequenos mamíferos não-voadores.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4475834705215241

 

ISABELLA DE SOUZA OLIVEIRA

Currículo Lattes: Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM) - UFRJ campus Macaé, atua na área de Meio ambiente, desenvolvendo pesquisa com Cactáceas. Possui experiência em biotecnologia e micropropagação de plantas. Atualmente, mestranda e bolsista CAPES no curso de pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC - UFRJ) também pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ). (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6417682126100123

 

 

Foto

MARIA LAURA BORGO

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019), no NUPEM (Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade). Mestranda em Ciências Ambientais e Conservação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020) com Projeto intulado "Tolerância Térmica da Fotossíntese em Macroalgas da Região Norte Fluminense". Produz conteúdo para o site de divulgação científica "Manda Lá, Ciência". Tem experiência e interesse nas áreas de ecologia, com ênfase em ecofisiologia vegetal.

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1911390678700444

sem foto

MARIANA CANTUÁRIA WALDMAN BRASIL

Currículo Lattes: Em edição

Currículo Lattes: 

MATEUS CORRÊA EMERICK

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal Fluminense(1994). Atualmente é Operador Pleno da Petrobrás Transporte - Matriz. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5527523148569347

 

MATHEUS SILVA ATTA

Pós-graduando em Ciências Ambientais e Conservação (PPGCIAC) pelo Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro, realizando a pesquisa de dissertação que tem por título: Florística e Estrutura do Componente Epifítico Vascular do Parque Natural Municipal Atalaia, atualmente fazendo parte do grupo de pesquisa de Sistemática e Biologia Evolutiva (NUPEM/UFRJ). Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2020). Durante a graduação atuei como bolsista (PIBEX, PIBID, PROFAEX e PIBIC) em projetos nas áreas de Mastozoologia, Botânica, Educação Ambiental e Pesquisa em Ensino de Ciências. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3300135555693594

MICHELE SIQUEIRA MUZY

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019), quando foi aluna da Prof.ª Euzenir Nunes Sarno e da Prof.ª Roberta Olmo Pinheiro no Laboratório de Hanseníase da Fundação Oswaldo Cruz/ Fiocruz. Atualmente é aluna de mestrado da Prof.ª Carla Zilberberg, no Laboratório de Biodiversidade de Cnidaria do Instituto de Biologia da UFRJ, pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação do campus Macaé/ UFRJ, desenvolvendo o projeto intitulado " Avaliação da diversidade genética e conectividade populacional do coral de profundidade Enallopsammia rostrata na costa brasileira". (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6706649121989161

 

TATIANE PEREIRA XAVIER NASCIMENTO

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado com ênfase em Meio Ambiente na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade de Macaé (NUPEM) (2020/1). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da UFRJ- Macaé desenvolvendo projeto: O dimorfismo sexual por tamanho influencia nas áreas de forrageamento de atobás-marrons (Sula leucogaster) no Arquipélago de Santana, RJ? sob orientação da Dra. Patrícia Luciano Mancini e Dra. Sophie Bertrand. Anteriormente foi Bolsista do Projeto COSTÕES ROCHOSOS: Ecologia, Impactos e Conservação nas Regiões dos Lagos e Norte Fluminense (10/2017-03/2019), atuando em pesquisas sobre a avifauna associada aos costões rochosos do norte fluminense e a ecologia trófica de ecossistemas de Costões Rochosos.Desenvolveu o projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com os resíduos sólidos dos ninhos de Atobá-Marrom (Sula leucogaster) que nidificam no Arquipélago de Santana na cidade de Macaé no Rio de Janeiro-(RJ). Nos estudos das relações tróficas atuou na coleta dos organismos dos costões rochosos e nos processos laboratoriais de extração de tecidos para análises de isótopos estáveis, ambos sob a orientação da Dra. Patrícia Luciano Mancini. Tendo em experiência em ecologia e zoologia voltada para ornitologia (comportamento) de aves costeiras, marinhas e limícolas. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2722121129973835

SERGIO LUIS CAVALHEIRO FILHO 

Graduado no curso de em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé Professor Aloisio Teixeira. Atualmente é mestrando no Programa de pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação da UFRJ - Macaé no Laboratório Integrado de Botânica, analisando diferentes métodos de preservação dos esporos de Isoetes cangae, uma espécie endêmica dos Campos Rupestres ferruginosos na Serra dos Carajás (PA). (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3407408021011058 

VICTOR COUTINHO DA SILVA

Bacharel em Ciências Biológicas (2019) na Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé no pólo NUPEM, com o trabalho de conclusão de curso intitulado: "Comparação de estruturas etárias de Cerradomys goytaca TAVARES, PESSÔA & GONÇALVES, 2011 (Rodendia: Sigmodontinae) predados e não-predados do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba". Atualmente, sou aluno de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ, trabalhando no projeto intitulado: "Mudanças morfológicas rápidas em Cerradomys goytaca (TAVARES, PESSÔA & GONÇALVES, 2011), espécie de roedor endêmica das restingas do Norte Fluminense". Possuo experiência nas seguintes áreas: Análise de pelotas de corujas; Classificações etárias de roedores; Ecologia de Estradas; e Taxidermia de mamíferos. Também possuo experiência no manejo de coleções científicas e no manejo e contenção de animais silvestres. (Texto informado pelo autor)

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1596437532294765

 



 

Disciplinas Obrigatórias

MCB701 - BIODIVERSIDADE

MCB702 - DINÂMICA AMBIENTAL E SISTEMAS NATURAIS 

MCB703 - ESTRUTURA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO 

MCB730 - PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES (apenas para o curso de Doutorado)

                - Práticas Interdisciplinares: Cronograma 2022.2

 

Disciplinas Eletivas

MCB704 - EDUCAÇÃO PARA A GESTÃO AMBIENTAL

MCB705 - BIODIVERSIDADE NOS ECOSSISTEMAS MARINHOS

MCB706 - ÉTICA AMBIENTAL

MCB707 - BIOLOGIA VEGETAL APLICADA AO PLANEJAMENTO DE UCS

MCB708 - IMPACTO E RESTAURAÇÃO DE ECOSSISTEMAS AQUÁTICOS CONTINENTAIS

MCB709 - INTRODUÇÃO À QUÍMICA FUNCIONAL DE ORGANISMOS E SISTEMAS

MCB710 - TEMAS ATUAIS DE BIOLOGIA COMPARADA

MCB711 - ECOLOGIA QUÍMICA 

MCB712 - GENÉTICA NA CONSERVAÇÃO DE POPULAÇÕES NATURAIS

MCB713 - GEOMORFOLOGIA APLICADA A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS

MCB714 - ABORDAGEM SOCIOAMBIENTAL DA ATIVIDADE PESQUEIRA

MCB715 - DESENHO EXPERIMENTAL E ANÁLISE DE DADOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

MCB716 - POLUIÇÃO E TOXICIDADE EM SISTEMAS NATURAIS

MCB717 - GEOQUÍMICA APLICADA À ANÁLISE AMBIENTAL

MCB718 - EPIGENÉTICA, EVOL. E DESENV. EMBRIONÁRIO (ECO-EVO-DEVO)

MCB719 - BIOLOGIA MOLECULAR E GENÔMICA FUNCIONAL

MCB720 - SOCIEDADE E CIÊNCIA

MCB721 - TRANSFORMAÇÕES URBANAS

MCB723 - PESQUISA EM DISSERTAÇÃO 

MCB724 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CINEMA

MCB725 - UTILIZAÇÃO DE TECNICAS HISTOLÓGICAS

MCB728 - GENÉTICA QUÍMICA

MCB729 - GESTÃO AMBIENTAL

MCB801 - PESQUISA EM TESE

 

Disciplinas de Tópicos em Ciências Ambientais

 

MCB722 - TÓPICOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS 

Oceanografia

Ecologia de Comunidades e Ecossistemas

Meio Ambiente e Capitalismo Global

 

MCB726 - TÓPICOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS II

Revisão Sistemática e Meta-Análise

Dispersão no Mar

 

MCB727 - TÓPICOS EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS III

Produtos Naturais Marinhos: aspectos químicos e biotecnológicos

Geoprocessamento aplicado às Ciências Ambientais

Questões Filosóficas e Antropológicas sobre cosmologias e formas de vida

Desenvolvimento e Sustentabilidade

 

 

 

 

 

 

 

 

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ