Entre os dias 3 e 7 novembro de 2023, na Reserva Ecológica do IBGE, em Brasília, a Dra. Gisela Sobral participou do curso internacional “Statistical Quantification of Individual Differences” (SQuID). O curso foi organizado pelo Prof. Eduardo Bessa, da Universidade Federal de Brasília, e o time de professores foi composto pelas Dras. Debora Goedert (Norwegian University of Science and Technology) e Lynna Kiere (Universidad Autónoma de México) e pelo Dr. David Westneat (University of Kentucky), cientistas com um extenso currículo de pesquisas voltadas a compreender as consequências ecológicas e evolutivas das diferenças individuais.

Fig2

Professores, professoras, alunos e alunas da oficina

“Statistical Quantification of Individual Differences” (SQuID).

Além da Dra. Gisela, do Rio de Janeiro, vários jovens pesquisadores de outras universidades de Goiás e do Distrito Federal participaram do curso, que foi marcado por um intenso
treinamento estatístico dos participantes. Sem dúvidas, essa foi uma oportunidade única de capacitação internacional em solo brasileiro.

Fig3

Os alunos e alunas no intervalo da oficina “Statistical Quantification of Individual Differences” (SQuID), realizado na Reserva Ecológica do IBGE.

Fig4

Alunos e alunas do curso, discutindo a aplicação dos métodos estatísticos em suas respectivas pesquisas.

Para a Dra. Gisela, que realiza seu pós-doutorado vinculada ao PPG-CiAC sob a supervisão do Prof. Pablo Rodrigues Gonçalves, o treinamento foi uma oportunidade excelente para troca de experiências e aprendizagem de novas técnicas estatísticas. Gisela é bolsista da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e utiliza a estrutura do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) para pesquisar a diferença individual no comportamento do ratinho-goitacá Cerradomys goytaca, um roedor endêmico das restingas do Norte Fluminense e sul do Espírito Santo.

Fig5

Na caminhada entre o alojamento e o auditório da Reserva do IBGE,

o contato com a vegetação do Cerrado.

Fig1

Gisela Sobral e um indivíduo jovem de Cerradomys goytaca