O Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR –FN), gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) conta com um programa de estágio voluntário que recebe oito profissionais para atividades multidisciplinares que envolvem pesquisa, monitoramento das áreas de uso recreativo do parque - trilhas, piscinas naturais e pontos de mergulho autônomo, educação ambiental envolvendo turistas e alunos da escola local, desenvolvimento de novos projetos de conscientização ambiental com a comunidade e com os servidores do ICMBio, entre outras atividades. Juntamente com o Parque Nacional de Foz do Iguaçu, o PARNAMAR – FN foi escolhido entre as unidades de conservação brasileiras para desenvolvimento de um projeto de parque modelo, assumindo padrões de estrutura, visitação e preservação que seguem parâmetros internacionais.

Desde maio deste ano o PPG - CiaC participa do programa de voluntariado do PARNAMAR – FN através da presença de uma de suas alunas na equipe, sendo responsável pela aplicação de técnicas de Agroecologia e Permacultura para o desenvolvimento de uma horta experimental comunitária na área pertencente aos alojamentos do ICMBio. Atualmente a questão da qualidade alimentícia é um dos grandes desafios desta comunidade insular que, dada a distância de 500 km do continente, sofre com o abastecimento inadequado de frutas e verduras, indispensáveis à saúde humana. Com o desenvolvimento da horta e de outras áreas de plantio orgânico a administração do PARNAMAR – FN pretende incentivar os moradores da ilha a estabelecerem hortas domésticas melhorando a qualidade de vida da comunidade.

Tendo como tema de projeto de pesquisa o movimento de Ecovilas brasileiro, a aluna Lana Rosa também está empreendendo o desenvolvimento de um projeto de adequação ecológica de todo o complexo de alojamentos de pesquisadores, analistas ambientais, voluntários e demais colaboradores do ICMBio, através da implementação de tecnologias sustentáveis, como o reúso das águas servidas, eficiência climática e energética dos edifícios, sanitários secos, biodigestores, etc. O projeto será submetido para análise e financiamento, tendo mais uma vez como objetivo da instituição a melhoria da qualidade de vida da população local através do incentivo ao uso de energias, materiais e métodos alternativos, ecológicos e economicamente viáveis.

O período de voluntariado tem sido considerado pela aluna de grande importância para o seu desenvolvimento profissional na área de conservação, havendo a oportunidade de vivenciar internamente os processos administrativos e cotidianos da gestão de uma unidade de conservação, entre eles fiscalização, relação com a comunidade, demandas turísticas, participação em eventos de cunho ambiental como conselhos, conferências e audiências públicas. Além disso, sua participação no programa de estágio voluntário inicia uma parceria entre o NUPEM/UFRJ – Macaé e o PARNAMAR – FN, abrindo as portas para projetos futuros de pesquisa e prática na área de conservação ambiental.

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ