Defesa Kelly

Na próxima sexta-feira, 17/11/23, às 14h, acontecerá, de forma remota,  a defesa de Doutorado de Kelly Pinheiro dos Santos

Resumo

Unidades de Conservação (UCs) desempenham um papel fundamental na proteção da natureza e na preservação da biodiversidade. No Brasil, o Sistema Nacional de Unidades de Conservação atribui aos conselhos consultivos o papel de promoção do diálogo e cooperação entre o poder público e a sociedade civil na gestão das UCs. A gestão participativa viabiliza processos decisórios mais justos e inclusivos e auxilia na mediação dos conflitos socioambientais especialmente em UCs que ainda não possuem plano de manejo. Em sua tese, Kelly investigou a gestão participativa no Parque Estadual da Lagoa do Açu, no Norte Fluminense. Para isso, a doutoranda analisou as atas das reuniões do conselho consultivo entre os anos de 2014 a 2018 por meio da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam lacunas em relação à gestão participativa, uma vez que a representatividade limitada dos representantes da sociedade civil sugere um déficit de envolvimento da comunidade local no processo decisório relacionado à gestão da UC. Essa carência de representatividade pode comprometer a tomada de decisões equitativas, a legitimação das ações de conservação implementadas e a elaboração de políticas de conservação eficazes. A Educação Ambiental limitada a datas comemorativas é outro ponto que merece reflexão, pois deveria ocorrer de maneira contínua, pedagógica e abrangente. A tese representa uma contribuição para o aprimoramento da gestão participativa no Parque Estadual da Lagoa do Açu, que deve priorizar a representação mais ampla dos atores sociais com um maior envolvimento da sociedade civil na discussão dos conflitos locais e implementar uma Educação Ambiental comprometida com a gestão da unidade.

Banca avaliadora:

Dra. Laísa Maria Freire dos Santos – orientadora

Dr. Alexandre Ferreira Lopes (PPG-PDS/UFRRJ)

Dra. Deia Maria Ferreira dos Santos (Instituto de Biologia/UFRJ)

Dra. Giuliana Franco Leal (PPG-CiAC /UFRJ)

Dr. Rafael Nogueira Costa (PPG-CiAC /UFRJ)

Dr. Luis Felipe Umbelino dos Santos (PPEA/IFFluminense)

Dr. Thiago Gomes de Lima (Instituto Politécnico/UFRJ)