CARTAZ TATIANE

Sexta-feira, 11/08/23, às 14h00, acontecerá, por videoconferência, a Defesa de Mestrado de Tatiane Pereira Xavier Nascimento

Resumo

O dimorfismo sexual por tamanho pode reduzir a competição entre machos e fêmeas por alimento. No atobá-marrom Sula leucogaster (Boddaert, 1783), a fêmea é maior que o macho. Tatiane analisou as áreas de forrageamento de uma colônia de atobás-marrons no Arquipélago de Santana, uma unidade de conservação (Parque Natural Municipal e Área de Proteção Ambiental) de 473 km2 situada no litoral norte do estado do Rio de Janeiro e que é delimitada por um raio de 16km a partir do centro do arquipélago. Trinta e nove atobás-marrons adultos e em reprodução receberam rastreadores de sinal GPS que possibilitaram calcular diversas métricas de seus voos, como a distância total e a distância máxima percorridas, a duração total, velocidade máxima, mínima e média por 60h ininterruptas. As atividades de deslocamento ou forrageamento foram ajustadas com Modelos Ocultos de Markov e a estimativa de Densidade de Kernel autocorrelacionada foi utilizada para identificar as áreas de forrageamento. Um total de 128 viagens foi registrado, 70 de machos e 58 de fêmeas. Em média, machos e fêmeas voaram respectivamente a uma velocidade de 16 e 19km/h e percorreram uma distância similar (56km). As métricas não apresentaram diferenças significativas entre os sexos. A área total de forrageio das fêmeas foi estimada em 83,72 km² e dos machos em 95,80 km², com elevada sobreposição. Foram identificadas áreas importantes de forrageamento no mar. Os resultados sugerem que os atobás-marrons do Arquipélago de Santana se alimentam em uma área maior do que aquela delimitada pelo Parque Natural Municipal e pela Área de Proteção Ambiental.

Banca avaliadora:

Drª Patrícia Luciano Mancini – orientadora

Dr. Guilherme Tavares Nunes (PPG-Ecologia Animal/UFRGS)

Drª  Larissa Schmauder Teixeira da Cunha (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ)

Dr. Márcio Amorim Efe (PPG-DIBICT/UFA)

Drª Ana Cristina Petry (PPG-CiAC/UFRJ)