Entre os dias 17 e 21 de Outubro de 2022 ocorreu o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e o XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros, em Fortaleza, Ceará. O Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ) marcou presença no evento, com a participação da bióloga recém-formada pelo NUPEM/UFRJ, Victoria Bartolome Moulder, dos mestrandos do PPG-CiAC, Isabelle Chagas Vilela Borges e Guilherme Machado Ribeiro Silva, dos egressos do Mestrado do PPG-CiAC Victor Coutinho da Silva e Juan David Rojas Arias, e dos professores orientadores Pablo Rodrigues Gonçalves e Caryne Braga. Ao todo, foram duas apresentações orais, três exposições de pôsteres e uma palestra durante o evento, que foi encerrado com a premiação da mestranda Isabelle pela Sociedade Brasileira para o Estudo de Quirópteros por melhor foto.

O mestre Juan David Rojas Arias, atualmente doutorando do PPG em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, apresentou na sessão oral os resultados de seu trabalho de dissertação, documentando os efeitos de gasodutos na movimentação da cuíca-lanosa-de-pelo-longo (Marmosa paraguayana).

Fig1

Apresentação oral apresentada por Juan David durante o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.

Guilherme Machado apresentou os resultados parciais de seu estudo sobre as comunidades de pequenos mamíferos (marsupiais e roedores) em restingas do estado do Rio de Janeiro, fornecendo uma lista abrangente de espécies, reconhecendo lacunas de amostragem e mapeando espécies ameaçadas de extinção.

Fig2.png

Pôster apresentado por Guilherme Machado durante o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.

A recém-graduada Victoria Bartolome apresentou a pesquisa desenvolvida durante seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvida sob orientação do Prof. Pablo Gonçalves. O trabalho avaliou se as flutuações populacionais do rato-do-brejo (Holochilus brasiliensis) no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba ao longo de 10 anos são influenciadas por mudanças climáticas. O estudo integra o programa de pesquisas de longa-duração (PELD-RLac/CNPq) conduzido por docentes e discentes do NUPEM/UFRJ em Jurubatiba.

Fig3.png

Pôster apresentado por Victoria Bartolome durante o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.

A mestranda Isabelle Chagas apresentou os resultados preliminares da sua dissertação de mestrado sob orientação do Prof. Pablo Gonçalves. A pesquisa revisa a taxonomia dos pequenos marsupiais do gênero Monodelphis, subgênero Microdelphys, também conhecidos como cuícas-de-três-listras (M. americana, M. iheringi e M. scalops no bioma Mata Atlântica). Os resultados já sugerem que o número de espécies deste grupo pode ser maior do que o atualmente reconhecido.

Fig4.png

Pôster apresentado por Isabelle Chagas durante o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.

Victor Coutinho, mestre pelo PPG-CiAC, apresentou os resultados de sua dissertação orientada pela Profa. Caryne Braga e co-orientado pelo Prof. Pablo Gonçalves. O estudo documentou mudanças morfológicas no ratinho-goitacá Cerradomys goytaca no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba influenciadas pelas mudanças climáticas da última década.

Fig5.png

Apresentação oral de Victor Coutinho durante o XI Congresso Brasileiro de Mastozoologia e XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.

A professora Caryne Braga proferiu uma palestra intitulada “Mastocafé: uma proposta educacional de mastozoologia por meio de uma mídia social de amplo alcance” na qual apresentou o projeto de extensão que tem objetivo divulgar temas como ecologia, conservação e evolução de mamíferos. O projeto é coordenado por ela em colaboração com o professor Pablo Gonçalves e tem participação de discentes de graduação e pós-graduação da UENF e do NUPEM/UFRJ.

Fig6.png

Ao final do evento, a grande surpresa, a fotografia intitulada “Diphylla ecaudata”, espécie de morcego-vampiro da família Phyllostomidae, de autoria de Isabelle Chagas, alcançou o 1° lugar por votação do júri-técnico no Concurso Fotográfico do XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.

Fig7 e destaque

Foto do morcego-vampiro Diphylla ecaudata por Isabelle Chagas, premiada no XI Encontro Brasileiro para o Estudo de Quirópteros.