302 Found

Found

The document has moved here.

Alunos e Pesquisadores do Instituto NUPEM participam de Congresso Científico sobre Peixes

O “XXIII Encontro Brasileiro de Ictiologia (EBI)”, um dos principais eventos científicos com foco em peixes do mundo, aconteceu na cidade de Belém, PA, entre os dias 27 e 31 de janeiro de 2019.

Alunos e alunas do curso de Graduação em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) do Instituto NUPEM marcaram presença nesse evento, apresentando 11 trabalhos de grande relevância nas áreas de Sistemática, Ecologia, Pesca e Reprodução (uma lista dos trabalhos apresentados e seus autores segue ao final dessa matéria).

Também compareceram ao evento pesquisadores do NUPEM/UFRJ e do PPG-CiAC. O Prof. Dr. Luciano Gomes Fischer, por exemplo, participou da Mesa-Redonda “Aspectos ecológicos do entremarés”, com a palestra “Pesquisas com ictiofauna de poças de maré no Norte Fluminense”. Nesta importante mesa-redonda, foram discutidos alguns dos principais desafios relacionados à caracterização e conservação dos ambientes marinhos costeiros.

 

Fig01 PranchaEBIPosteres

Alunas e alunos do PPG-CiAC e do Curso de Graduação em Ciências Biológicas apresentam seus trabalhos no XXIII EBI.

 

Ao final desse mesmo evento, o Prof. Dr. Fabio Di Dario, por sua vez, foi reeleito membro do Conselho Deliberativo da “Sociedade Brasileira de Ictiologia (SBI)”, que é responsável pela promoção dos “Encontros Brasileiros de Ictiologia” e edita a revista científica “Neotropical Ichthyology”, de grande relevância internacional. A Profa Ana Petry e o Prof. Pedro Hollanda, junto com o Pós-Doutorando Allan Pierre Bonetti Pozzobon, completam a lista de pesquisadores do Instituto NUPEM/UFRJ que marcaram presença no XXIII EBI.

A visita à Belém durante o XXIII EBI também foi uma ótima oportunidade para os participantes conhecerem um pouco mais a majestosa e incrível fauna de peixes amazônicos. A localização da cidade, próxima ao ambiente marinho, também forneceu uma ocasião ímpar para aqueles interessados na rica, porém relativamente pouco conhecida, fauna de peixes marinhos da costa Norte Brasileira. De quebra, alunos de Graduação e do PPG-CiAC tiveram a oportunidade de visitar a Coleção de Peixes do “Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG)”, que abriga uma das principais coleções de peixes do mundo.

 

Fig02 PranchaMercado

Um pouco da incrível fauna de peixes Amazônicos pôde ser observada no tradicional Mercado “Ver-o-peso”, na cidade de Belém, durante o XXIII EBI.

 

 

Fig03 PetryAnableps

 A Profa. Ana Petry, com um espécime de Anableps microlepis (popularmente conhecido como “tralhoto”) em suas mãos – um peixe estuarino admirável que pode enxergar tanto dentro quanto fora da água!

 

 

Fig04 ColetaBatrachoidesSurinamensis

O pós-doutorando do Instituto NUPEM/UFRJ, Allan Pozzobon, junto com a Mestranda do PPG-CiAC, Lorena S. Agostinho, retiram amostra de tecido para análises moleculares de um exemplar de Batrachoides surinamensis (“pacamão”) comprado de pescadores locais. Este exemplar agora faz parte do acervo da Coleção de Peixes do NUPEM/UFRJ.

 

 

Fig05 ColecaoGoeldi

A participação no XXIII EBI também foi uma ótima oportunidade para visitar a “Coleção de Peixes do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG)” que, entre outras coisas, possui em seu incrível acervo os restos preservados do focinho de um peixe-serra (Pristis sp.), um magnífico animal costeiro que está extremamente ameaçado de extinção.

 

Em suma, esta semana intensa de atividades científicas, troca de ideias e aprendizado constante deixou marcas profundas em todos os participantes! Certamente nos veremos no “XXIV Encontro Brasileiro de Ictiologia”, que acontecerá daqui a dois anos em Gramado, RS!

 

Fig06 EBI2019Geral

Grande parte da “Equipe NUPEM/UFRJ” reunida para foto no XXIII EBI.

 

Lista dos trabalhos apresentados por alunas e alunos do PPG-CiAC (símbolo “*”) e do Curso de Graduação em Ciências Biológicas (símbolo “**”) do NUPEM/UFRJ no XXIII EBI:

Afonso, G.V.F.**, Mincarone, M.M., Di Dario, F., Eduardo, L.N., Lira, A.S., Frédou, T., Frédou, F.L. & Bertrand, A. “Diversidade de Cetomimidae (Teleostei: Stephanoberycoidei) do Nordeste do Brasil e Ilhas Oceânicas adjacentes.”

Agostinho, L.S.*, Loeb, M.V. & Di Dario, F. “Status taxonômico de Anchoviella cayennensis (Puyo, 1945) e Anchoviella sanfranciscana Barbosa et al., 2017 (Clupeiformes: Engraulidae) do Atlântico Sul ocidental.”

Bauer, A.* & Fischer, L.G. “Ecologia alimentar de tira-vira Percophis brasiliensis Quoy & Gaimard 1825 em seu limite norte de distribuição: uma abordagem através das análises de conteúdo estomacal e isótopos estáveis.

Bauer, A.*, Paiva, T., Fischer, L. G. & Malm, O. “Bioacumulação de mercúrio em músculo de quatro espécies de peixes capturados no Norte Flluminense”

Bauer, A.*, Mancini, P.L. & Fischer, L.G. “Amplitude de nicho trófico de recursos pesqueiros da costa sudeste do Brasil utilizando as análises de isótopos estáveis.”

Martins, J.R.**, Eduardo, L.N., Villarins, B.T.**, Lira, A.S., Frédou, T., Frédou, F.L., Bertrand, A. & Mincarone, M.M. “Primeiros registros de Howella atlantica Post & Quero, 1991 e Howella simplex Parr, 1933 (Perciformes: Howellidae) em águas brasileiras.”

Okubo, M.S.*, Silva, J.P., Bauer, A.B.* & Fischer, L.G. “Biologia reprodutiva de Percophis brasiliensis (Quoy & Gaimard, 1825) no litoral Norte Fluminense.”

Pinto, E.G.S.**, Pinto, N.W.S., Araújo, G.S., Fischer, L.G., Madureira, L.S.P. & Hollanda-Carvalho, P. “Filogeografia, demografia e conservação na pesca do Bonito-listrado Katsuwonus pelamis (Scombridae).”

Vaz, K.N.**, Souza, L.F.**, Fischer, L.G., Silva, J.P. & Petry, A.C. “Relação entre as glândulas da nadadeira anal e as táticas reprodutivas de Scartella cristata (Teleostei, Blenniidae).”

Villarins, B.T.**, Mincarone, M.M., Eduardo, L.N., Lira, A.S., Frédou, T., Frédou, F.L. & Bertrand, A. “Diversidade de peixes da subfamília Melanostomiinae (Stomiiformes: Stomiidae) no Nordeste do Brasil e Ilhas Oceânicas adjacentes.”

Villarins, B.T.**, Mincarone, M.M., Eduardo, L.N., Lira, A.S., Frédou, T., Frédou, F.L. & Bertrand, A. “Diversidade de peixes da família Caristiidae (Teleostei: Percomorpha) do Nordeste do Brasil e Ilhas Oceânicas adjacentes.”

A participação de A.B. Bauer e L.S. Agostinho no XXIII EBI foi parcialmente financiada através da “Chamada Prêmio Destaque PPG-CiAC-2018”, que disponibilizou recursos na forma de diárias oriundos do “Edital FAPERJ No 22/2016 - Apoio Emergencial para os Programas e Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu do Estado do Rio de Janeiro - 2016". O "Projeto Multipesca" também apoiou a participação de L.G. Fischer e A.B. Bauer no evento. As discentes de graduação K. Vaz e E.G.S. Pinto, por sua vez, foram apoiadas pelos Projetos "Costões Rochosos" e "Bonito". A realização dos Projetos "Multipesca", "Costões Rochosos" e "Bonito" são uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da empresa Chevron, conduzido pelo Ministério Público Federal - MPF/RJ, com implementação do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade – Funbio.

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ