Pela primeira vez na história, o Congresso Brasileiro de Mastozoologia (CBMz) ocorreu no estado do Rio de Janeiro e a organização do memorável evento contou com a dedicação de docentes, discentes e egressos do PPG-CiAC.

Entre os dias 23 e 27 de setembro, Armação de Búzios foi palco da décima segunda edição do CBMz, evento científico que e reuniu um total de 844 estudantes e pesquisadores nacionais e internacionais, cujos interesses e pesquisas são voltados aos mamíferos silvestres.

O presidente da comissão organizadora do congresso foi o Prof. Pablo Rodrigues Gonçalves, docente do PPG-CiAC e primeiro coordenador do programa (2011-2013). A Profa. Caryne Braga que também é docente do programa integrou a comissão organizadora.

 

2

Comissão organizadora, composta por dois docentes do PPG-CiAC, e presidente da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (Dr. Alexandre Percequillo) reunidos na cerimônia de encerramento do evento.

 

O Prof. Pablo coordenou a mesa-redonda “Mamíferos nos ombros de gigantes: a importância das montanhas sul-americanas para a diversidade e diversificação da mastofauna neotropical”, que contou ainda com a participação de pesquisadores norte e sulamericanos  (Dr. Jorge Salazar-Bravo, Estados Unidos da América; Dra. Agustina Ojeda, da Argentina; Dr. Alexandre Percequillo, do Brasil). 

 

3

Mesa-redonda coordenada pelo Docente e ex-Coordenador do PPG-CiAC, Prof. Pablo  Rodrigues Gonçalves.

 

O Doutorando Guilherme Machado, a Mestranda Giovanna Costa e o MSc. Juan David Rojas estiveram à frente da comissão de mídia. Já as Mestrandas Victoria Bartolome, Kathleen Sena e a MSc. Isabelle Chagas atuaram como mestre de cerimônias e monitoras.

 

Esses discentes e egressos tiveram a oportunidade de expor os resultados de suas pesquisas científicas e extensionistas em apresentações orais e exposição de pôsteres. O Doutorando Guilherme Machado apresentou o alcance do projeto de extensão “Mastocafé”, coordenado pela Profa. Caryne Braga, que tem o objetivo de divulgar informações científicas de mamíferos à sociedade de forma divertida e acessível. O projeto também participou da “MastoDifusão”, uma oficina educativa para estudantes da rede pública de Armação dos Búzios. Guilherme ainda apresentou os resultados de sua dissertação de Mestrado no PPG-CiAC, quando investigou a estrutura de comunidades de roedores e marsupiais em restingas brasileiras.

 

5

 

A Mestranda Giovanna Costa apresentou os resultados parciais de sua pesquisa relacionada à diversidade de médios e grandes mamíferos em áreas reflorestadas pela Associação Mico-Leão-Dourado em Silva Jardim, sob orientação da Profa. Caryne. Já a Mestranda Kathleen Sena apresentou os resultados de seu trabalho de conclusão da graduação em Ciências Biológicas cursada no NUPEM/UFRJ, quando investigou a influência de parâmetros climáticos nas dinâmicas das populações de pequenos mamíferos não-voadores do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, sob orientação do Prof. Pablo e da Mestranda Victoria Bartolome.

 

6

O MSc. Ian Moreira apresentou sua pesquisa sobre os impactos da perda de habitat no uso do ambiente e dieta de roedores nas florestas de baixada do Rio de Janeiro, enquanto o MSc. Juan David Rojas expôs novos registros de ocorrência do ratão-do-banhado (Myocastor coypus), um roedor invasor no estado do Rio de Janeiro.

 

Os Egressos  MSc. Daniel Almada e Dr. Helio Secco respectivamente apresentaram uma revisão atualizada das espécies da RPPN Caruara e um panorama da diversidade genética de populações de ouriço-cacheiro Coendou spinosus em contato com a rodovia BR-101, da região Metropolitana ao Norte Fluminense. Esses estudos contaram ainda com a co-autoria de outros egressos do PPG-CiAC (MSc. Vitor Oliveira da Costa e Dr. Allan Pierre Pozzobon) e do orientador Prof. Pablo. O Dr. Helio ministrou uma palestra sobre “Conservação ambiental envolvendo a iniciativa privada” dentro da programação da mesa-redonda “Contribuições para a conservação de mamíferos além da academia no Brasil”.

 

7

Parte do corpo discente e docente do PPG-CiAC presente no evento.

 

O 12º CBMz foi uma excelente oportunidade para os discentes do PPG-CiAC divulgarem suas pesquisas voltadas à conservação da mastofauna brasileira, interagirem com pesquisadores que são referência na atualidade e aumentarem a visibilidade do programa junto à comunidade científica de Mastozoólogos e população Buziana.

 

 

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ