O ano 2024 proporcionou uma experiência enriquecedora para Denise Siloto de Araújo, que se encontra no segundo ano do Doutorado no PPG-CiAC. Formada em Administração Internacional de Negócios, Denise foi convidada a prestar consultoria nas áreas de Sustentabilidade Ambiental e Enfrentamento de Mudanças Climáticas para o escritório de avaliação independente do NBD/BRICS, o banco multilateral de desenvolvimento do BRICS, grupo atualmente formado por onze países emergentes em seu desenvolvimento econômico.
Denise atuou na revisão de avaliações institucionais que foram realizadas entre 2022 e 2024, contribuindo para a identificação das melhores práticas, oportunidades e desafios do NBD/BRICS em um cenário global de crises socioeconômicas contínuas e interrelacionadas. Em outubro, a doutoranda viajou para Shangai, onde se localiza a sede da instituição. Lá, Denise participou de diversas reuniões e colaborou na elaboração dos relatórios sobre o trabalho realizado.
A experiência obtida na consultoria do NBD/BRICS levou Denise a participar do seminário organizado pela Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação (RBMA) em Belém, no Pará. O evento, que está em sua 11ª edição, busca promover e disseminar ferramentas de gestão e governança em projetos, sistemas e serviços, tendo o Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Banco Mundial como apoiadores. Na visão de Denise, participar desse evento contribuiu para ampliar seu conhecimento e perspectivas acerca dos desafios socioeconômicos do BRICS, que por concentrar extensos territórios e ecossistemas estratégicos assume um papel fundamental nas questões socioambientais planetárias.
Para Denise, a formação interdisciplinar que vem desenvolvendo desde o Mestrado cursado no PPG-CiAC, associada ao seu background na área negocial, tem sido fundamental para seu engajamento em equipes multidisciplinares como aquela no NBD/BRICS. Desde as primeiras semanas do ano, que foram passadas no Departamento de Economia e Finanças da Universidade de Stavanger, com o suporte do convênio NorBra2025, o ano de 2024 apresentou diversas oportunidades de crescimento profissional e pessoal para Denise, que pesquisa a sustentabilidade na indústria de alimentos em sua Tese de Doutorado, que é orientada pela Profa. Giuliana Franco Leal.