Aluna de Doutorado do PPG-CiAC conclui estágio acadêmico de seis meses na Espanha

Paula Araujo Catelani é aluna de Doutorado do PPG-CiAC desde 2014, desenvolvendo o projeto “Biologia da espécie não-nativa Cichla kelberi em um rio costeiro e sua interação com a ictiofauna nativa”, sob a orientação da Profa. Ana Cristina Petry.

Paula acabou de regressar de um estágio no exterior financiado pela CAPES no âmbito do projeto “Os tucunarés Cichla spp. introduzidos nas represas brasileiras: importante recurso pesqueiro ou ameaça à biodiversidade nativa?” (Processo nº. 88881.068352/2014-01 (PVE), coordenado pelo Dr. Luciano Neves dos Santos (UNIRIO). Abaixo, segue um breve relato das experiências de internacionalização vividas pela Paula, e da importância dessas atividades para sua formação acadêmica:

“No período de 13 de janeiro a 20 de julho de 2017 tive a oportunidade de passar pela mais incrível experiência ao longo da minha formação: o Doutorado-Sanduíche. Foi minha primeira, e com certeza a mais marcante, experiência fora do Brasil. Vivenciar outros idiomas, culturas e a rotina de uma universidade espanhola durante seis meses me possibilitou amadurecer e melhorar muito como pessoa e como estudante. Foi uma experiência tão intensa que ouso dizer que esses seis meses parecem ter sido anos. Nesse período, estive sob orientação do professor Dr. Emili García-Berthou no Instituto de Ecologia Aquática, na Universitat de Girona, Girona, Catalunha /Espanha. A bolsa de estudos que usufruí estava vinculada ao projeto coordenado pelo Prof. Luciano Neves dos Santos da UNIRIO, que também inclui o Dr. García-Berthou como professor visitante (PVE) no Brasil.

  1. 1
  2. Prédio da Facultat de Ciêncies na Universitat de Girona, onde Paula desenvolveu parte do doutorado durante o primeiro semestre de 2017. 

2 

Foto tirada na sala onde Paula desenvolvia parte de sua tese, no Institut d’Ecologia Aquàtica que fica no prédio da Facultat de Ciêncies na Universitat de Girona (UDG).

O Dr. García-Berthou é um renomado pesquisador, com publicações na área de Ecologia de Peixes de Água Doce, com pesquisas voltadas principalmente para peixes invasores e análise de dados ecológicos. Os principais objetivos do Doutorado-Sanduíche foram analisar estatisticamente os dados registrados no meu doutorado e redigir alguns dos capítulos que compõem a tese. Durante o período em Girona aprendi muito com o Dr. García-Berthou, em aspectos de redação e revisão de manuscritos, além das análises estatísticas. Foi um período muito proveitoso, de aprendizados, principalmente pela disponibilidade do Dr. García-Berthou me receber e ensinar, além de sua cordialidade, respeito e dedicação.

 3

Foto do primeiro encontro com o Dr. García-Berthou em um restaurante típico de Girona, com uma arquitetura única.

Nesses seis meses eu dividi um apartamento, experiências, companheirismo e amizade com a Ana Clara Sampaio Franco, minha “irmã de orientação” pela Profa. Ana Petry. Essa vivência foi fundamental para meu crescimento e enriquecimento pessoal e profissional. Viver longe de casa e em outro país traz experiências incríveis. Porém, lidar com as barreiras culturais e de idioma não é tarefa fácil, e passar por tudo isso com a Ana Clara fez com que as dificuldades fossem mais facilmente superadas. Pudemos conhecer as belezas e encantos da Catalunha, principalmente Girona, uma cidade medieval, que guarda inúmeros monumentos incríveis, como a Muralha e a Catedral. Isso sem falar na emoção de conhecer e nadar no Mediterrâneo, na Costa Brava de Girona, que possui praias muito lindas com águas em um tom de azul indescritível.

Ao final do período de Doutorado-Sanduíche ocorreram dois eventos bem marcantes: as visitas de nossa orientadora Drª. Ana Petry em Girona, em julho, e dos Drs. García-Berthou e Luciano Neves dos Santos no estuário do Rio São João, Norte Fluminense, em setembro, onde desenvolvo meu projeto de Doutorado pelo PPG-CiAC. Com a Ana Petry, Ana Clara e eu viajamos de carro desde Barcelona até Valencia parando em alguns lugares no caminho, como o Delta do Ebro, que nos marcou profundamente. Em resumo, foi uma viagem incrível, pois além de conhecer lugares fantásticos, podemos passar um tempo juntas. A vinda do Dr. García-Berthou ao Rio São João foi uma oportunidade ótima dele conhecer pessoalmente localidades onde foram coletados dados que analisamos juntos durante meu estágio. Com a ajuda valiosa de meu colega de Doutorado no PPG-CiAC Vagner Santos, percorremos parte da área de estudo e minha tese e capturamos alguns peixes. Foi um dia muito agradável e eu pude reunir algumas das pessoas mais importantes para o desenvolvimento do meu doutorado em uma única embarcação.

 

4 

Participação de uma saída de campo em um riacho da Catalunha, com realização de pesca elétrica. Na frente, no canto esquerdo, Paula Araujo, e logo atrás, na parte superior da foto, a Ana Clara Franco, o Emili García-Berthou e abaixo o Kim, aluno de graduação, e o Dr. Davi.

 

5 

Paula Araujo e Ana Clara em famosa escadaria no bairro velho de Girona, que conserva construções medievais

 

Assim, só tenho a agradecer ao Prof. Luciano Santos e à CAPES pela bolsa do Doutorado-Sanduíche, ao Dr. Emili García-Berthou, por me orientar durante esses meses, aos meus amigos, principalmente a Ana Clara, por sempre me apoiarem e vibrarem com minhas conquistas, minha família amada e por último, mas não menos importante, à minha orientadora, Ana Petry, que fez e faz muito por mim e pela minha formação. Obrigada a todos que fizeram parte direta e indiretamente do período mais incrível da minha vida!”

 

Confira mais fotos!!

 

6 

Saída de campo com alunos e professores do Institut d’Ecologia Aquàtica em comemoração aos 25 anos do Instituto.

7 

  1. Jantar de encontro de Paula com seus orientadores, Dr. García-Berthou e Drª Ana Petry, em um restaurante tradicional que está há cinco gerações na mesma família, em Barcelona.

8 

  1. Visita dos Drs. García-Berthou e Luciano Santos ao estuário do rio São João, Norte Fluminense.

9 

  1. Foto tirada no rio São João. Paula e equipe percorreu parte da área de estudo de sua tese no PPG-CiAC. Da esquerda para direita: Paula Araujo, Dr. García-Berthou, o doutorando Vagner dos Santos, Sr. João, Dr. Luciano Santos e abaixo a Drª Ana Petry.

Texto: Paula Araujo Catelani

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ