Notícias

 

Resultado PMTCapes 2024

 

 

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação divulga o resultado da seleção interna da tese de doutorado defendida em 2023, a ser indicada para concorrer ao “Prêmio Capes de Tese – Edição 2024”.


A tese intitulada “Evolução de peixes recifais: sistemática e biogeografia de Sphoeroides (Tetraodontidae) e Labrisomus (Labrisomidae) e a influência da barreira do Amazonas-Orinoco no processo de diversificação do Atlântico Ocidental” foi defendida por Gabriel Soares de Araújo, sob orientação do Prof. Dr. Fabio Di Dario e co-orientação dos Profs. Drs. Sergio R. Floeter e Anderson Vilasboa de Vasconcellos.


Felicitamos o Dr. Gabriel Soares de Araujo, orientador e coorientadores pela distinção!

Cartaz RBM

Na próxima segunda-feira, 06/05/24, às 14 horas, no Auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM acontecerá a Defesa de Doutorado de Renata Bacellar Mello

 

Resumo

Abelhas desempenham um papel fundamental na manutenção dos processos ecológicos, sendo responsáveis por mais de 75% da polinização das angiospermas, incluindo plantas cultivadas. Pesquisas têm evidenciado um processo de declínio na diversidade de abelhas em várias partes do Planeta e entre as principais causas estão a fragmentação e perda de habitat, a introdução de espécies exóticas e o uso de agrotóxicos. Em sua tese, Renata se dedicou a compreender a relação entre a diversidade e a vulnerabilidade de abelhas nativas a agrotóxicos. Para isso, inventariou a diversidade taxonômica e funcional de abelhas em parcelas de cultivo agrícola na Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima (APAEMC), estado do Rio de Janeiro. Foi confirmada a ocorrência de 103 espécies de abelhas na APAEMC, dezenove delas são registros novos para o estado. Todos os atributos funcionais foram representados por pelo menos uma dessas espécies. A parcela com uso mais frequente e com as maiores concentrações de agrotóxicos apresentou as menores diversidades taxonômica e funcional. A análise dos grãos de pólen transportados por Tetragonisca angustula indicou que esta abelha sem ferrão não visita plantas cultivadas. Porém, a variedade e a concentração de ingredientes ativos de agrotóxicos no pólen que T. angustula transporta sinaliza contaminação por deriva, a partir da visita a plantas ruderais, que crescem no entorno das plantações. A tese demonstra o efeito negativo do uso de agrotóxicos na diversidade taxonômica e funcional de abelhas na APAEMC e representa uma contribuição relevante para o desenvolvimento de medidas mitigatórias visando a saúde ambiental e a conservação de polinizadores em uma relevante unidade de conservação do estado.

 

Banca Avaliadora

Titulares
Dr. Rodrigo Lemes Martins – orientador
Drª. Denise de Araújo Alves (ESALQ)
Dr. André Luiz Gomes da Silva (UFF)
Dr. Francisco de Assis Esteves (PPG-CiAC /UFRJ)
Dr. Pablo Rodrigues Gonçalves (PPG-CiAC/UFRJ)
Suplentes
Dr. Pedro Hollanda-Carvalho (PPG-ProASD/UFRJ)
Dr. Reinaldo Luiz Bozelli (PPG-CiAC/UFRJ)

 

 

FlyerNorBraCourse2024 Selecionados

Após análise dos documentos recebidos, informamos que os seguintes alunos e alunas foram selecionados para o curso “One Health Perspective: a key for a sustainable future”, que acontecerá no Instituto NUPEM/UFRJ entre os dias 24 e 29 de junho de 2024.

 

Arthur Bouckhorny
Carolina Brioschi Delpupo
Déborah Raila Luz da Silva Soares
Gésily de Souza Aguiar
Ian De Oliveira Gomes
Joana Medina Maçaira
João Augusto Azevedo de Novaes
João Pedro Almeida de Sá
Jorge Gabriel Fernandes Genovez
Juan Jiménez Merino
Júlia Rodrigues Martins
Juliana Araújo Nobre
Juliana Lopes de Lima
Juliana Oliveira Góes
Letícia Bomfim Campos
Ludmila da Silva Figueira Barone
Manuella de Mello Barbosa
Mariana Novello Rocha
Samuel Washington Martins dos Santos
Victoria Bartolome Moulder
Vinnícius Machado Schelk Gomes

 

Discentes selecionados devem aguardar contato por e-mail nas próximas semanas para maiores informações referentes à organização e outros aspectos do curso.

 

ATENÇÃO: havendo desistências, solicitamos que isso seja comunicado o mais rápido possível através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Informamos também que os alunos listados abaixo serão convocados, na ordem indicada, caso existam desistências na lista dos selecionados:

 

1. Mariana Semola Angonese
2. Yan Ribeiro Kurtz de Assumpção
3. Igor Frederico de Oliveira Ramos
4. Luiz Rodolfo Nascimento Araújo
5. Renan Monte de Oliveira

 

Cartaz RGS

Quinta-feira, 18/04/24, às 15h, acontecerá, no Auditório do NUPEM,  a Defesa de Mestrado de Ruann Guimarães dos Santos

 

Resumo

Insetos simulídeos conhecidos como borrachudos são vetores de doenças que acometem especialmente populações ribeirinhas. Em sua dissertação, Ruann desenvolveu um método para cultivar Simulium spp., desde a eclosão dos ovos, que foram coletados em posturas aderidas a rochas de um rio da zona rural de Macaé, até a formação das pupas. A partir do êxito nessa etapa, uma vez que alcançou uma taxa de sobrevivência das larvas de, no mínimo, 90%, Ruann avaliou como a exposição ao Glifosato afeta os componentes do estresse oxidativo e o desenvolvimento das larvas de Simulium spp. A taxa de eclosão dos ovos, a sobrevivência das larvas até a formação das pupas, a viabilidade dessas, além da atividade das enzimas superóxido dismutase, catalase, e das espécies reativas de oxigênio foram comparadas após a exposição a diferentes concentrações de Glifosato (0; 0,1; 1; 10; 50 a 100mg/L) por 24 h. Não foram registradas alterações significativas nos componentes do estresse oxidativo, mas alterações no tamanho das larvas foram detectadas a partir da concentração de 1mg/L. A taxa de mortalidade aumentou significativamente a partir de 50mg/L, sendo 44mg/L a LC50 (concentração letal de 50%). Esses resultados estão alinhados aos efeitos do Glifosato em outros organismos. Assim, esse estudo contribui com uma metodologia para a criação controlada de larvas de Simuliidae e detecta efeitos do Glifosato no desenvolvimento e mortalidade desses organismos.


Banca avaliadora:

 

Titulares
Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca – orientador
Dr. José Roberto da Silva (NUPEM/UFRJ)
Dr. Maurício Mussi Molisani (PPG-CiAC /UFRJ)

Suplentes
Dr. Jorge Luiz da Cunha Moraes (PPG-Química Biológica/UFRJ)
Drª. Ana Cristina Petry (PPG-CiAC/UFRJ)

 

 

Cartaz ASA

 

Na próxima sexta-feira, 12/04/24, às 14 horas,  no Auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM, acontecerá a Defesa de Doutorado de  Alessandra da Silva de Alvarenga

 

Resumo

Ao contrário dos mamíferos, nos quais o desenvolvimento do embrião é controlado pela mãe e pouco afetado por mudanças no ambiente externo, os insetos colocam seus ovos e tem seu desenvolvimento afetado por mudanças na temperatura, umidade, quantidade de alimento, dentre outros fatores externos. Há cerca de 80 anos, estudando insetos, o cientista britânico Sir Vincent B. Wigglesworth descreveu pela primeira vez os hormônios, pequenas moléculas essenciais no controle dos processos de desenvolvimento nos estágios pós-embrionários (larvas, ninfas) de insetos. Wigglesworth demonstrou que os hormônios são essenciais para o processo de metamorfose nas larvas dos insetos, sendo seus níveis controlados por estes fatores externos (como temperatura e alimentação, por exemplo). Duas classes de hormônios, os ecdisteróides e o hormônio juvenil (HJ), atuam em processos pós-embrionários promovendo e inibindo a metamorfose, respectivamente. Ainda não se sabe se estes hormônios são importantes para o desenvolvimento embrionário. Em sua tese de Doutorado, Alessandra investigou se o HJ e a ecdisona são importantes para a embriogênese de insetos holometábolos, usando o besouro da farinha Tribolium castaneum como espécie modelo. Os genes envolvidos na resposta à ecdisona em larvas, mille-pattes (mlpt) e receptor de ecdisona (EcR), as duas enzimas necessárias para as últimas etapas da síntese de HJ, e os genes do hormônio juvenil ácido metiltransferase (JHAMT) e CYP15A1 (Epox) foram investigados funcionalmente. A análise por RT-PCR identificou a expressão dos quatro genes durante a embriogênese do besouro. A hibridização in situ mostrou locais específicos de expressão de mlpt, CYP15A1/EPOX e JHAMT durante os estágios embrionários iniciais, enquanto a expressão de EcR foi onipresente. A injeção de RNA de fita dupla (dsRNA) em fêmeas adultas contra os quatro genes levou a defeitos embrionários específicos, enquanto a taxa de eclosão de ovos de controle de dsRNA foi superior a 90%. A injeção de dsJHAMT e dsEpox resultou nas menores taxas de mortalidade (até 30%), sugerindo que o comprometimento da sinalização HJ é menos essencial para a sobrevivência do que a ação do ecdisteróide. A tese elucida o envolvimento da sinalização de HJ e ecdisona durante o desenvolvimento embrionário de T. castaneum e a essencialidade pós-embrionária dos genes mlpt e EcR para a muda neste besouro. Estes resultados são importantes tanto na identificação de novos alvos para controle de insetos, quanto na compreensão dos papéis destes hormônios em um contexto de aquecimento global e mudanças climáticas.

Banca avaliadora


Titulares
Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca – orientador
Drª. Aleksandra Menezes de Oliveira (PPG-CiAC /UFRJ)
Drª. Gizele Duarte Garcia (PPG-Genética/UFRJ)
Dr. José Roberto da Silva (NUPEM/UFRJ)
Dr. Leonardo Araujo de Abreu (PPG-ProASD/UFRJ)

Suplentes
Drª. Elane da Silva Ribeiro (PPG-ProASD/UFRJ)
Drª. Flávia Borges Mury (PPG-MFC/UFRJ)
Dr. Rodrigo Lemes Martins (PPG-CiAC /UFRJ)
Dr. Maurício Mussi Molisani (PPG-CiAC /UFRJ) 

 

Subcategorias

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ