Depois de ser aprovada pelo Conselho Deliberativo do Campus UFRJ-Macaé, em março deste ano, com a participação de representantes da Prefeitura de Macaé, e membros da sociedade acadêmica e coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre eles a da Superintendente de Atividades Fora da Sede, professora Maria Antonieta Rubio Tyrrell, o presidente da Fundação Educacional de Macaé, Alexandre Azevedo e o subsecretário de Ciências e Tecnologia, Joelson Tavares, a proposta do Doutorado em Ciências Ambientais foi aprovada por unanimidade no CEPG no dia 19 de abril.
"O momento agora é de torcida para a CAPES aprovar o nosso doutorado", lembrou o Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca, Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais (PPG-CiAC). O coordenador fez questão de agradecer o empenho dos docentes que participaram da organização da proposta, os professores Cíntia Barros, Fábio Di Dario, Marcos Paulo Barros, Michael Mincarone, Pablo Gonçalves, Tatiana Konno e Francisco Esteves.
O Prof. Rodrigo ressaltou também a importância do apoio da Profª Tyrrell (Diretora Pró-Tempore do Campus UFRJ-Macaé e Superintendente de Atividades Fora da Sede) e a Profª Débora Foguel (Pró-reitora de Pós-graduação).
Um dos principais objetivos de implantação do curso no campus é a formação de um profissional na área, e que ao mesmo tempo seja capacitado para produção de conhecimentos científicos considerados essenciais para o desenvolvimento da região Norte Fluminense e outras partes do país, uma vez que a universidade começou a formar este ano os primeiros mestres em Ciências Ambientais e Conservação.
De acordo com o Prof. Rodrigo, a ideia de implantação do curso foi estimulada pelo Comitê Assessor da Área de Ciências Ambientais da CAPES, tendo em vista os bons indicadores de produtividade docente e discente e a forte inserção social do curso de Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC).
O curso com característica interdisciplinar será voltado para mestres em áreas diversas como Ciências Ambientais, Ciências Sociais, Química, Geologia, Geografia e outras áreas afins e terá doutorado, com a duração de 450 horas, e deve ser composto por quatro disciplinas obrigatórias e 18 eletivas.