Na última semana foram realizadas mais três defesas de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação do Campus UFRJ-Macaé, PPG-CiAC.

Dentre elas, no dia 10, Paula Araujo Catelani obteve seu título de Mestre com a dissertação intitulada “A influência do gradiente ambiental do estuário do Rio Macaé, RJ, na composição da ictiofauna: uma abordagem das guildas ecológicas”. Através de amostragens trimestrais em 16 km do estuário do rio Macaé, Paula registrou a ocorrência de 128 espécies de peixes que ocupam o trecho final deste importante rio de nossa região em pelo menos em uma fase de seu ciclo de vida.
Os professores e pesquisadores Alexandre Miranda Garcia e Érica Maria P. Caramaschi - respectivamente da FURG (Rio Grande) e UFRJ Campus do Fundão - foram os avaliadores da candidata. No dia seguinte à defesa, o Prof. Garcia percorreu os ecossistemas aquáticos costeiros que são alvo das pesquisas de peixes conduzidas em nosso Campus. A FURG e a UFRJ são universidades participantes do Programa de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração, com seus sítios de pesquisa respectivamente localizados no estuário da Lagoa dos Patos (RS) e Restingas e lagoas costeiras do Norte Fluminense.

 

defesa paula640

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ