O Dia Nacional da Amazônia foi celebrado em 5 de setembro de 2023 no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), em parceria com os movimentos Amazônia de Pé e Juventude Lixo Zero de Macaé. As ações organizadas pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e graduandos em Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ foram voltadas principalmente à Educação Ambiental. Um dos destaques foi a série de palestras sobre biodiversidade amazônica, a necessidade de sua proteção e o papel fundamental dos povos originários como guardiões das florestas. O evento contou com exposição de fotografias e reprodução audiovisual resultante de expedição científica no bioma.

Os participantes do evento puderam conhecer as diversas pesquisas conduzidas por professores e discentes do NUPEM/UFRJ na Amazônia, em uma clara demonstração do compromisso institucional com a pesquisa visando a conservação do bioma amazônico.

8c102213 5594 440e 9f09 123209cc706d

As atividades foram prestigiadas pela comunidade acadêmica e por estudantes de escolas públicas de Macaé. Na agrofloresta do Instituto NUPEM, o público conheceu o Projeto de Extensão “Árvore-ser: Reflexões e práticas agroecológicas”.

3C243431 A544 4834 8610 FEA5AC509C43

Visita das escolas à agrofloresta com o Projeto de Extensão “Árvore-ser”.

Além de promover atividades culturais, o evento arrecadou assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), que tem como objetivo a proteção da Amazônia e de sua população (https://amazoniadepe.org.br/). Nas palavras dos organizadores do evento, existe uma área equivalente a 57 milhões de campos de futebol de florestas na Amazônia que está à mercê da invasão de grileiros, desmatamento e garimpo ilegal.

FA701ADF AA44 4848 A932 CDCE858EB92C

Arrecadação de assinaturas para o (PLIP).

A equipe organizadora das comemorações pelo Dia Nacional da Amazônia foi composta pelos mestrandos Juliana Lopes, Yasmim Alvarenga, Giovanna Costa, Victoria Bartolome, Maria Eduarda Cosendey, Gabriel Genovez, Arthur Bouckhorny, Liz Nunes e Débora Henrique; pela doutoranda Paula Dodde e pelos graduandos em Ciências Biológicas, Bárbara Morim, Josiane Paulino, João Pedro Salgado, Paulo José, Patrícia Mara, André Cadinelli, André Pacheco, Bruno Vilela, Maria Eduarda Ribeiro, Letícia Jeronymo e Aura Rosas.