Natural de Cordeiro, cidade serrana do Estado do Rio de Janeiro, Paula graduou-se em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, em 2009. Em março de 2011 ingressou na primeira turma do curso de Mestrado do então recém implantado Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG- CiAC), em Macaé, o primeiro programa de pós-graduação da UFRJ fora da capital.
Em sua dissertação de Mestrado, Paula conduziu o primeiro levantamento de espécies de peixes do estuário do rio Macaé, um rio essencial na cadeia produtiva do petróleo na Bacia de Campos. Dentre as principais conclusões da Dissertação, está a alta representatividade que as espécies exóticas de água doce alcançam entre as mais de cem espécies de peixes registradas nos últimos 14 km do rio.
Logo após a defesa de Mestrado, Paula foi selecionada como bolsista do Processo de
Avaliação do Estado de Conservação das espécies de peixes marinhos no Centro de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul (CEPSUL), órgão ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Ao saber da abertura da primeira turma de Doutorado do PPG-CiAC, Paula participou da seleção e tendo sido aprovada, ingressou no curso em março de 2014.
Em sua tese de Doutorado, verificou de forma mais aprofundada a questão da invasão biológica em rios costeiros, investigando a introdução do emblemático peixe amazônico tucunaré no Rio São João. Por um período de seis dos 48 meses do Doutorado, viveu em Girona, Espanha, onde foi supervisionada pelo renomado especialista na temática da bioinvasão, o Dr. Emili Garcia-Berthou, com o apoio do Programa Ciências Sem Fronteiras. No Mestrado e no Doutorado, além do Doutorado Sanduíche, Paula recebeu bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Um momento especial durante o trabalho de campo no Doutorado de Paula Catelani (da esquerda para a direita): explorar o Rio São João na companhia do supervisor internacional Dr. Emili Garcia-Berthou, o amigo e colega Vagner Macedo dos Santos, os servidores da UNIRIO Sr. João Batista Guimarães e o Dr. Luciano Neves dos Santos, este último um importante apoiador do estágio no exterior de Paula, e a orientadora, Dra. Ana Petry.
Já como Doutora em Ciências Ambientais e Conservação, entre 2018 e 2019 atuou como Pós Doutoranda, sob a supervisão do Dr. Luciano Fischer, em dois projetos de pesquisa do NUPEM/UFRJ, importantes na área marinha e recentemente encerrados: “MULTIPESCA: Ciência para a sustentabilidade da pesca, pescado e pescadores do Rio de Janeiro” e “COSTÕES ROCHOSOS: Ecologia, Impactos e Conservação nas Regiões dos Lagos e Norte Fluminense”.
Paula iniciou o desafiador ano de 2020 como contratada pelo Núcleo Operacional de Análise Ambiental de Imagens Marinhas (NOAA-IM), Geodésia-Petrobrás, onde efetua análises do fundo oceânico e registros de organismos associados (bentos marinhos), por meio do monitoramento e interpretação de imagens obtidas por veículo remotamente operado (do inglês Remotely Operated Vehicle, ROV).
Há um ano inserida no mercado de trabalho da indústria offshore da Bacia de Campos, Paula tem certeza de que os conhecimentos científicos e as experiências adquiridas em sua passagem pelo PPG-CiAC e pelo NUPEM/UFRJ foram um diferencial em sua qualificação profissional.
Para saber mais:
“Aluna de Doutorado do PPG-CiAC conclui estágio acadêmico de seis meses na Espanha”
“Primeira defesa de Doutorado no PPG-CiAC marcou momento histórico da UFRJ em Macaé”
“2021 - Parte I: o ano em que o mundo passará a conhecer melhor o Rio São João”