Cartaz RBM

Na próxima segunda-feira, 06/05/24, às 14 horas, no Auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM acontecerá a Defesa de Doutorado de Renata Bacellar Mello

Resumo

Abelhas desempenham um papel fundamental na manutenção dos processos ecológicos, sendo responsáveis por mais de 75% da polinização das angiospermas, incluindo plantas cultivadas. Pesquisas têm evidenciado um processo de declínio na diversidade de abelhas em várias partes do Planeta e entre as principais causas estão a fragmentação e perda de habitat, a introdução de espécies exóticas e o uso de agrotóxicos. Em sua tese, Renata se dedicou a compreender a relação entre a diversidade e a vulnerabilidade de abelhas nativas a agrotóxicos. Para isso, inventariou a diversidade taxonômica e funcional de abelhas em parcelas de cultivo agrícola na Área de Proteção Ambiental Macaé de Cima (APAEMC), estado do Rio de Janeiro. Foi confirmada a ocorrência de 103 espécies de abelhas na APAEMC, dezenove delas são registros novos para o estado. Todos os atributos funcionais foram representados por pelo menos uma dessas espécies. A parcela com uso mais frequente e com as maiores concentrações de agrotóxicos apresentou as menores diversidades taxonômica e funcional. A análise dos grãos de pólen transportados por Tetragonisca angustula indicou que esta abelha sem ferrão não visita plantas cultivadas. Porém, a variedade e a concentração de ingredientes ativos de agrotóxicos no pólen que T. angustula transporta sinaliza contaminação por deriva, a partir da visita a plantas ruderais, que crescem no entorno das plantações. A tese demonstra o efeito negativo do uso de agrotóxicos na diversidade taxonômica e funcional de abelhas na APAEMC e representa uma contribuição relevante para o desenvolvimento de medidas mitigatórias visando a saúde ambiental e a conservação de polinizadores em uma relevante unidade de conservação do estado.

Banca Avaliadora

Dr. Rodrigo Lemes Martins – orientador
Drª. Denise de Araújo Alves (ESALQ)
Dr. André Luiz Gomes da Silva (UFF)