O Minicurso será ministrado pelo Doutor  Rodrigo Ferreira Bastos, do Laboratório de Ictiologia da Universidade Federal do Rio Grande, e acontecerá no 03 de maio de 2016,  das 13h às 21h.

Neste minicurso serão abordados os princípios da aplicação de isótopos estáveis como ferramentas em estudos ecológicos, com foco em estudos tróficos.

Serão apresentados e discutidos os conceitos e notações básicas sobre isótopos estáveis, a complementariedade frente a técnicas tradicionais (consumo x assimilação), as bases teóricas, os potenciais de aplicação, os principais métodos analíticos utilizados, bem como os pressupostos e limitações da técnica.

Será utilizado um banco de dados reais para a simulação de algumas análises. Portanto, apesar de não ser obrigatório, é fortemente indicado o uso de um notebook por aluno, de preferência com o programa R já instalado, assim como o pacote SIAR.

Confira abaixo os detalhes:

Minicurso: Uso de isótopos estáveis em ecologia trófica

1. Rodrigo Ferreira Bastos

Data: 03 de maio de 2016 (terça-feira)

Sala: 15B (NUPEM)

Público: graduandos, pós-graduandos, servidores da UFRJ

Limite de vagas: 20

Inscrições: preenchimento deste formulário e recebimento de confirmação