O Dia Nacional da Amazônia foi celebrado em 5 de setembro de 2023 no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (NUPEM/UFRJ), em parceria com os movimentos Amazônia de Pé e Juventude Lixo Zero de Macaé. As ações organizadas pelos discentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e graduandos em Ciências Biológicas do NUPEM/UFRJ foram voltadas principalmente à Educação Ambiental. Um dos destaques foi a série de palestras sobre biodiversidade amazônica, a necessidade de sua proteção e o papel fundamental dos povos originários como guardiões das florestas. O evento contou com exposição de fotografias e reprodução audiovisual resultante de expedição científica no bioma.
Os participantes do evento puderam conhecer as diversas pesquisas conduzidas por professores e discentes do NUPEM/UFRJ na Amazônia, em uma clara demonstração do compromisso institucional com a pesquisa visando a conservação do bioma amazônico.
As atividades foram prestigiadas pela comunidade acadêmica e por estudantes de escolas públicas de Macaé. Na agrofloresta do Instituto NUPEM, o público conheceu o Projeto de Extensão “Árvore-ser: Reflexões e práticas agroecológicas”.
Visita das escolas à agrofloresta com o Projeto de Extensão “Árvore-ser”.
Além de promover atividades culturais, o evento arrecadou assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP), que tem como objetivo a proteção da Amazônia e de sua população (https://amazoniadepe.org.br/). Nas palavras dos organizadores do evento, existe uma área equivalente a 57 milhões de campos de futebol de florestas na Amazônia que está à mercê da invasão de grileiros, desmatamento e garimpo ilegal.
Arrecadação de assinaturas para o (PLIP).
A equipe organizadora das comemorações pelo Dia Nacional da Amazônia foi composta pelos mestrandos Juliana Lopes, Yasmim Alvarenga, Giovanna Costa, Victoria Bartolome, Maria Eduarda Cosendey, Gabriel Genovez, Arthur Bouckhorny, Liz Nunes e Débora Henrique; pela doutoranda Paula Dodde e pelos graduandos em Ciências Biológicas, Bárbara Morim, Josiane Paulino, João Pedro Salgado, Paulo José, Patrícia Mara, André Cadinelli, André Pacheco, Bruno Vilela, Maria Eduarda Ribeiro, Letícia Jeronymo e Aura Rosas.