A disciplina Biologia da Conservação, do núcleo de disciplinas eletivas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) ocorreu entre os dias 17 e 27 de outubro 2022. A disciplina foi cursada por discentes do PPG-CiAC e do Programa de Pós-Graduação Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PPG-ProASD), ambos no Instituto NUPEM/UFRJ. Na disciplina, os discentes tiveram a oportunidade de dialogar com diversos professores sobre a ciência que nasceu da crise da biodiversidade.

Fig 1 BC.jpg

Sob a coordenação da bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado, a Dra. Patrícia Mancini, a disciplina contou com a colaboração de outros sete pesquisadores do NUPEM/UFRJ nos seguintes temas: Espécies invasoras (Ana Petry), Conservação de Cetáceos (Bruna Pagliani), Impactos da Pesca (Luciano Fischer), Poluição (Maurício Mussi), Conservação do Espaço (Paula Debiasi), Genética na Conservação (Pablo Gonçalves), Sensibilização Ambiental e Cinema (Rafael Costa), além do Valor da Biodiversidade, Planejamento de Unidades de Conservação e Consumo consciente, ministrados pela Profa. Patrícia.

Os pós-graduandos tiveram a oportunidade de se inspirarem com os estudantes do curso de graduação em Ciências Biológicas, André Cadinelli Ramos, André Pacheco Cardoso dos Santos e Bruno Vilela Vasconcelos, que estão implementando uma agrofloresta no NUPEM/UFRJ, por meio do projeto ARVORESER. Para fortalecer a iniciativa, os três graduandos acompanharam a turma na saída de campo da disciplina para a Associação Mico Leão Dourado, que é uma iniciativa bem sucedida de conservação no estado do Rio de Janeiro, que inclui sistemas de agrofloresta.

Uma das atividades avaliativas da disciplina foi propiciar a reflexão dos discentes sobre o NUPEM sustentável no futuro. Algumas proposições foram:

1. Substituição de lâmpadas por iluminação com LED;
  2. Desenvolvimento de sistemas de aproveitamento de água da chuva para uso nos banheiro e jardins;
  3. Implementação de programa de coleta seletiva (Recicla NUPEM) com destinação adequada para cooperativas de reciclagem, já em prática em outras unidades da UFRJ; 4. Criação de programa de promoção de saúde e bem estar à comunidade acadêmica;
  4. Elaboração de placas interpretativas contendo informações sobre as espécies de aves e suas vocalizações (QR Code) e que podem ser implementadas nas amplas áreas de convivência do instituto;
  5. Produção de livros infantis com conteúdo da disciplina;
  6. Plantio de espécies melíferas nativas, visando o incremento da diversidade de insetos e plantas no instituto;
  7. Desenvolvimento de um sistema de filtração de gases pelo uso de algas, entre outros.

A apresentação das propostas visando fomentar a sustentabilidade do NUPEM/UFRJ contou com a participação da Técnica em Laboratório Bruna Pagliani e do Professor Francisco Esteves. Todas as propostas indicaram sua aderência aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e serão compiladas e encaminhadas à direção do instituto.

2022 Materia BC