orlando

Efeito inseticida de metabólitos secundários extraídos da alga Laurencia dendroidea e de 3-bromopiruvato em mosquitos Aedes aegypti

Dia: 20/12/2023    Horário: 09h00     Local: Auditório do NUPEM

Banca Examinadora

Titulares: Rodrigo Nunes da Fonseca (PPG-CiAC) e Flavia Borges Mury (PPG-MCF).

Suplente: José Luciano Nepomuceno da Silva (PPG-ProASD)

ale

Estudo dos papéis dos hormônios juvenil e ecdisona no desenvolvimento do besouro Tribolium castaneum

Dia: 19/12/2023     Horário: 14h00    Local: Auditório do NUPEM

Banca Examinadora

Titulares: Gizele Duarte Garcia (PPG-CiAC) e Eldo Campos (PPG-MCF)

Suplente: Aleksandra Menezes de Oliveira (PPG-CiAC)

Nesta quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 09 horas, acontecerá a defesa remota de mestrado de Graziele Girlane da Silva Carneiro.

Link: https://meet.google.com/pfz-zdpk-zue

Graziele

Infecções provocadas por helmintos são um problema de saúde pública que afeta animais, incluindo os seres humanos. O objetivo da dissertação foi avaliar o efeito anti-helmíntico de compostos naturais análogos à Lavendustina A. Experimentalmente, o nematódeo Caenorhabditis elegans foi submetido a diferentes concentrações de dois análogos da Lavendustina A e seus efeitos na morfologia do organismo-modelo foram avaliados. Os análogos de Lavendustina A foram capazes de alterar a morfologia de indivíduos adultos de C. elegans, sugerindo eficiência no tratamento de infecções provocadas por helmintos.

Banca avaliadora
Titulares: Aleksandra Menezes de Oliveira (Orientadora), Viviane Sant’anna de Souza (SEEDUC-RJ), Emiliano Nicolas Calderon (UFRJ)
Suplentes: Susana Passos Chaves (UFRJ) e Maurício Mussi Molisani (UFRJ)

Mariana

Link para acesso a sala virtual da defesa: https://us02web.zoom.us/j/82646533837?pwd=amRxUmtSS0IxZGcvV2xLQ0lyMlFWZz09

Resumo

Bactérias da família Staphylococcaceae são resistentes a elevadas concentrações de NaCl e podem ser encontradas em humanos, animais e no solo. ser causa de infecções em humanos e animais, além de atuarem como reservatórios de genes de resistência antimicrobiana. Mariana isolou e identificou cepas de Staphylococcus da areia de praias de Macaé, no Norte Fluminense, e avaliou a suscetibilidade antimicrobiana das cepas. Um total de 71 estirpes foram isoladas em 60% das amostras de areia e essas demonstraram resistência a uma série de antibióticos. Este estudo representa uma contribuição relevante para o monitoramento e saúde ambiental.

Banca Avaliadora

Titulares: Gizele Duarte Garcia (orientadora), Diogo Antonio Tschoeke (PPGCiAC/UFRJ), Tamara Lopes Rocha de Oliveira (PPG-Microbiologia/UFRJ) e Eidy de Oliveira Santos (PPGCTA/UERJ)

Suplentes: Aleksandra Menezes de Oliveira (PPGCIAC/UFRJ) e Graciela Maria Dias (PPG-Biofísica/UFRJ)

Na próxima sexta-feira, 25/11/22, às 8:30h, acontecerá a nova defesa de Doutorado do ano de 2022. A tese será defendida por Jeanete Simone Fendeler Höelz, sob orientação do Prof Dr. Gustavo Camargo (PPGCiAC-UFRJ) e da Profª Juliana Milanez (UFRJ-Macaé)

jeanete defesa de tese

O trabalho investiga como a Educação Ambiental perpassa a Formação dos Professores de Nível Médio. Para isto, Jeanete fez uso da observação participante e análise curricular em duas escolas de Cursos de Formacão de Professores - Curso Normal, em duas regiões do Estado do Rio de Janeiro.

Ao defender que a Educação Ambiental se apresente de forma explícita nos currículos dos Cursos de Formação de Professores – Curso Normal, a Tese discute a base epistemológica da Educação Ambiental, nas perspectivas da Crítica em Educação, da Educação Ambiental Crítica e da Teoria da Complexidade.

Todos estão convidados a assistir a defesa remota: https://meet.google.com/afb-zuuh-hrw

Banca avaliadora:

Titulares:

Prof. Dr. Gustavo Arantes Camargo – orientador
Dr. José Carlos de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Drª. Fernanda Antunes Gomes da Costa (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
Drª. Giuliana Franco Leal (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)
Dr. Rafael Nogueira Costa (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)

Suplentes

Drª. Andrea Paula de Souza Waldheim Casa Nova (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro)
Dr. Thaddeus Gregory Blanchette Nicolas Calderon (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)