No dia 22 de novembro de 2023, Leandro Nolé Eduardo, bolsista de pós-doutorado do PPG-CiAC/NUPEM, participou da cerimônia de premiação no Instituto Oceanográfico de Mônaco, onde recebeu o Le Prix de Thèse (Prêmio de Tese), que anualmente premia a melhor tese de ciências marinhas realizada em instituições Francesas.
Durante a cerimônia, Leandro teve a honra de apresentar os principais resultados de sua tese para o Príncipe Albert II de Mônaco e para uma plateia composta por entusiastas das ciências marinhas, representantes de instituições científicas e do setor privado.
Príncipe Albert II entregando Le Prix de Thèse à Leandro Eduardo
A tese de Leandro, intitulada "Lighting up the dark side of the ocean: biodiversity and ecology of deep-sea fishes from the Southwestern Tropical Atlantic”, é fruto de uma colaboração entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e a Universidade de Montpellier, na França. Orientado pelos professores Flávia Lucena-Frédou (UFRPE), Michael Mincarone (NUPEM/UFRJ) e Arnaud Bertrand (IRD), o estudo aprofundou-se na biodiversidade e ecologia das espécies de peixes mesopelágicos (200-1000 m de profundidade), proporcionando avanços significativos para a ciência marinha (mais informações: https://nupem.ufrj.br/aluno-de-doutorado-ganha-premio-de-melhor-tese-na-franca/).
Leandro Eduardo apresentando os resultados de sua tese no Instituto Oceanográfico de Mônaco
O Prof. Michael Mincarone é docente do PPG-CiAC e atua como supervisor de Leandro Eduardo em seu pós-doutorado no PPG-CiAC/NUPEM. De acordo com Leandro, a colaboração científica com o Prof. Michael foi fundamental para o desenvolvimento da tese, especialmente na identificação e descrição de novas espécies, com desdobramentos em novos estudos que integram discentes de pós-graduação do PPG-CiAC e de graduação do NUPEM.
Este reconhecimento celebra não só a excelência acadêmica e o significativo impacto da tese, mas também evidencia o comprometimento do PPG-CiAC/NUPEM com a pesquisa em ciências marinhas no contexto global.