Cartaz GCV

Quarta-feira, 29/11/23, às 14h, acontecerá a oitava defesa de Mestrado do ano de 2023.

Imagens orbitais adquiridas por satélites tem, normalmente, alto custo e/ou resolução temporal e espacial que impedem a utilização destas informações em estudos de escala local. Desta forma, dados geoespaciais, como ortomosaicos e Modelos Digitais de Elevação, obtidos por RPA (Remotely Piloted Aircraft), popularmente conhecido como drone, emergem como técnicas inovadoras na ecologia, gestão e manejo de ecossistemas.

Gabriela produziu camadas digitais (layers) bióticas e abióticas, como teores de matéria orgânica, temperatura, características granulométricas, modelo digital de elevação e densidade de espécies da macrofauna, em duas praias arenosas com distintos graus de modificação do habitat natural no Município de Macaé, a Praia dos Cavaleiros e a Praia do Pecado. Através da integração desses diferentes planos de informação, a dissertação lança o termo “praia digital”. A geração de dados geoespaciais evidenciou a importância da conservação do habitat natural, como a manutenção da vegetação de restinga. Pela primeira vez, camadas digitais ambientais foram utilizadas para gerar Modelos de Distribuição de Espécies para a predição de ocorrências de tocas de Ocypode quadrata (“maria-farinha”), um importante bioindicador em praias arenosas. A “praia digital” é uma ferramenta inovadora para conservação, manejo e gestão de ecossistemas praias.

Todos estão convidados a assistir a defesa, no Auditório do NUPEM/UFRJ.

Banca avaliadora:

Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza - Orientador

Dr. Mauro Antonio Homem Antunes (PPG-CTIA/UFRRJ)

Dr. Luciano Gomes Fischer (PPG-CiAC/UFRJ)

Dr. Gustavo Mattos Silva de Souza (UFRJ)

Dr. Emiliano Nicolas Calderon (PPG-CiAC/UFRJ)