Cartaz NFC

Na próxima quinta-feira, 19/10/23, às 14h, acontecerá, de forma remota, a defesa de doutorado de Nathalia Ferreira da Cunha.

Resumo

As transformações da sociedade contemporânea interferem na relação entre o ser humano e o ambiente. Em sua tese, Nathalia buscou compreender a relação entre as práticas em Educação Ambiental e a Política Nacional de Resíduos Sólidos e para isso se aprofundou no contexto dos projetos desenvolvidos no Centro de Educação Ambiental de Rio das Ostras (CEDRO). Foram realizadas uma pesquisa documental e uma análise das políticas e projetos locais de Educação Ambiental. No âmbito da sociedade, foram identificados valores pautados na gestão compartilhada, geração de emprego e renda, logística reversa e educação ambiental, enquanto no âmbito do poder público municipal, mesmo na ausência de lei específica, se faz necessária a adoção de novas práticas na perspectiva dos resíduos sólidos nos projetos do CEDRO. É fornecido um diagnóstico envolvendo o planejamento estratégico, a execução e o arcabouço legal dos projetos analisados. A partir do contexto local, a tese representa uma contribuição na discussão sobre os princípios e valores da Educação Ambiental na Política Nacional de Resíduos Sólidos em escalas mais amplas.

Banca avaliadora:

Titulares
Drª. Laísa Maria Freire dos Santos – orientadora
Dr. Alexandre Ferreira Lopes (PPG-PDS/UFRRJ)
Drª. Deia Maria Ferreira dos Santos (Instituto de Biologia/UFRJ)
Dr. Thiago Gomes de Lima (Instituto Politécnico/UFRJ)
Dr. Rafael Nogueira Costa (PPG-CiAC/UFRJ)
Suplentes
Drª. Camila Barreto Pinto Silva (UNIMES)
Drª. Giuliana Franco Leal (PPG-CiAC/UFRJ)