Defesa Jani 2

Na próxima quinta-feira, 22/06/23, às 14h, acontecerá a  defesa de Doutorado de

Janimayri Forastieri de Almeida, no Auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM

A gestão do saneamento básico exige dos gestores públicos planejamento adequado, de acordo com a legislação federal. Em sua tese de Doutorado, Janimayri utilizou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e da Prefeitura Municipal para desenvolver um diagnóstico situacional do Plano Municipal de Saneamento Básico de Macaé. Dados socioeconômicos e de saneamento em 2010 foram espacializados no território do município e notificações de infecções por dengue entre 2007 e 2020 foram empregadas na estimativa de risco relativo suavizado. Bairros espacialmente contíguos compartilham poucas características socioeconômicas. As notificações por dengue sofreram uma redução significativa entre 2017 e 2020. A estrutura desenvolvida a partir de dados secundários constitui-se em uma ferramenta para elaboração do diagnóstico situacional do saneamento básico municipal.

Banca avaliadora

Dr. Rodrigo Nunes da Fonseca – orientador
Dr. Bruno Barzelllay Ferreira da Costa (Instituto Politécnico UFRJ - Macaé)
Dra. Paula Debiasi (Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade/UFRJ)