O ano era 2018, e eles eram estudantes Doutorado no PPG-CiAC que, sob a supervisão do Prof. Rafael Nogueira Costa, na disciplina “Práticas Interdisciplinares (MCB730)”, almejavam elaborar conteúdo científico audiovisual que despertasse a reflexão sobre sustentabilidade no projeto sócio esportivo do qual participavam como voluntários: a Escolinha de Vela Rio São João.
Como produto final da disciplina, o Dr. Rodrigo Weber Felix (egresso do PPG-CiAC) produziu o documentário Ventos do Rio São João: Valores e Culturas de Uma Escola de Vela.
O roteiro sensibiliza para a degradação ambiental do estuário do Rio São João, município de Casimiro de Abreu, estado do Rio de Janeiro. A biota e a qualidade da água desse rio estratégico para toda a Região dos Lagos tem sido temas de diversas teses e dissertações desenvolvidas no âmbito do PPG-CiAC/UFRJ e outras universidades fluminenses. Mas um olhar artístico sobre o rio e seus usuários estava ainda no campo das ideias.
Em uma narrativa que permeia a cultura e os esportes náuticos, o documentário demonstra de que forma as águas mansas e transparentes do Rio São João preenchem as tardes de uma geração de jovens velejadores sob a orientação de dedicados instrutores sexagenários. O documentário foi apresentado em diversos eventos da região e pode ser acessado, na íntegra, aqui.
Um outro produto importante que nasceu da mesma experiência de transitar pela interdisciplinaridade com os velejadores do Rio São João é mais recente.
Em julho, o artigo científico produzido pela Dra. Maria Silvina Bevilacqua (egressa do PPG-CiAC) em colaboração com outros egressos programa, a Mestra Amanda Vitorio e o Dr. Rodrigo Felix, e o Prof. Rafael Costa, intitulado Velejar e observar: percepções sobre os serviços ecossistêmicos culturais de acordo com os participantes do projeto Escolinha de Vela Rio São João (RJ), foi publicado no volume 25(2) do periódico Interações. Esse artigo explorou a percepção dos jovens de Barra de São João sobre a grandeza do patrimônio ambiental do rio, que lhes serve de sala para as aulas de vela.
No semestre letivo 2024.2, uma nova edição da disciplina “Práticas Interdisciplinares” será ofertada. Iniciativas como essas exemplificam a potencialidade das múltiplas formas de ver, imaginar e sentir o mundo (como a arte e o esporte, nesse caso) enriquecem a pesquisa acadêmica interdisciplinar.
Acesse aqui o artigo publicado pelos egressos do programa e o Prof. Rafael Costa.
Acesse aqui maiores informações sobre o documentário.