Destaque
- Detalhes
DIVERSIDADE DE ESPÉCIES E VARIAÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DA SIMULIOFAUNA (SIMULIIDAE: DIPTERA) NO BAIXO CURSO DO RIO MACAÉ,
RIO DE JANEIRO, BRASIL
Dia: 30/09/2024 Horário: 9h30 Local: Videoconferência
Banca Avaliadora:
Titulares: Carla Zilberberg (PPG-CiAC) e Tatiana Nascimento Docile (Prof-Bio/UERJ)
Suplente: Vanderlaine Amaral Menezes (UERJ)
- Detalhes
A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) torna público o concurso para a escolha de uma nova identidade visual do Programa, cuja concepção deverá considerar os elementos-chave do Programa (Meio Ambiente, Conservação da Biodiversidade, Sustentabilidade), de forma que sua expressão gráfica expresse a identidade do PPG-CiAC.
A identidade visual vencedora passará a ser de propriedade exclusiva do PPG-CiAC e por ele poderá ser utilizada na forma original ou adaptada, em eventos, folders, cartazes, impressos, papéis timbrados, convites, envelopes, site institucional, redes sociais, entre outras aplicações definidas e autorizadas pela Coordenação do Programa.
O concurso é aberto a todos aqueles que aceitarem as normas desta chamada, excetuando a Comissão Julgadora e a Coordenação do PPG-CiAC;
A participação dos concorrentes é individual;
Cada concorrente poderá submeter apenas uma proposta de identidade visual;
Poderão participar trabalhos produzidos em meio digital, sem limitação de uso de recursos gráficos;
A identidade visual deverá ter condição de plena utilização em diversas peças gráficas, sem perda de resolução, mesmo quando ampliada ou reduzida.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas entre 04 e 15 de novembro de 2024, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o assunto “Concurso para identidade visual”.
O Corpo Social do PPG-CiAC, manifestará sua preferência por uma das duas primeiras propostas elencadas pela Comissão Julgadora, por meio de votação única e intransferível das 12:00h do dia 28/11/24 às 11h59 do dia 29/11/24.
O resultado final do Concurso será anunciado no dia 04 de dezembro de 2024, durante evento de integração do corpo social do PPG-CiAC, e posteriormente no site do PPG-CiAC (http://ppgciac.macae.ufrj.br) e na rede social do Programa (@ppgciac_ufrj).
A proposta vencedora receberá como prêmio um leitor de arquivos digitais Amazon Kindle e um certificado de participação e seleção no concurso.
A segunda proposta mais votada (segundo lugar) receberá um livro físico e um certificado de participação e classificação no concurso.
Acesso à Chamada do Concurso de Identidade Visual do PPG-CiAC: download aqui
Cartaz de Divulgação da Chamada do Concurso de Identidade Visual do PPG-CiAC: download aqui.
Outras informações também podem ser obtidas em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
- Detalhes
na segunda-feira dia 26/8, às 18h, no auditório, será realizada a aula inaugural do semestre de 2024.2 dos programas de Pós-graduação sediados no NUPEM/UFRJ.
O palestrante Professor Francisco de Assis Esteves nos convida a refletir sobre uma temática relevante e urgente:
A Universidade e seu papel na construção de sociedades sustentáveis.
O Prof. Francisco de Assis Esteves é Docente do PPG-CiAC o coordenador do SER (Sustentabilidade e Educação Regenerativa), o grupo de trabalho de sustentabilidade da UFRJ. A aula inaugural é aberta, participe!
- Detalhes
ESTUDO MORFOLÓGICO E ECOLÓGICO DE POPULAÇÕES DE Dalbergia ecastaphyllum (l) taub. (Fabaceae) OCORRENTES EM RESTINGAS E MANGUEZAIS DO RIO DE JANEIRO
Dia: 26/09/2024 Horário: 14h Local: Sala 15B - Bloco II / NUPEM
Banca Examinadora:
Titulares: Rodrigo Lemes Martins (PPG-CiAC) e Naiara Viana Campos (NUPEM)
Suplente: Heitor Monteiro Duarte (NUPEM)
- Detalhes
Terça-feira, 26/03/24, às 14h, acontecerá remotamente, a
Defesa de Mestrado de Michele Siqueira Muzy
Resumo
Corais de mar profundo são organismos azooxantelados, encontrados em profundidades de 200 até 6000 m ao longo da costa brasileira. Os corais profundos estão sob ameaça de atividades antrópicas relacionadas à exploração pesqueira, como o arrasto de profundidade, aumento das concentrações atmosféricas de dióxido de carbono e consequente acidificação dos oceanos, acúmulo de microplástico e instalação de estruturas submarinas, como dutos e ancoragens. Esses fatores causam danos aos recifes profundos como soterramento, cargas excessivas de partículas e exposição a componentes tóxicos, podendo levar à degradação severa, comprometimento da resiliência, perda de diversidade e da biodiversidade associada. Em sua dissertação, Michele avaliou a diversidade, conectividade genética e o genoma mitocondrial de Enallopsammia rostrata, uma espécie de coral responsável pela formação de recifes profundos nas Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo. A partir 74 fragmentos da espécie, Michele desenvolveu 30 loci de microssatélites, mas somente quatro puderam ser analisados. Foi detectada baixa diversidade genética Enallopsammia rostrata nas áreas de estudo, o que pode estar associado ao baixo número de loci analisados e/ou a replicação assexuada, devido à superestimativa de clones. O sequenciamento do genoma mitocondrial completo de E. rostrata apresentou 18.815 pares de bases. Ao desvendar parcialmente a diversidade genética de E. rostrata, a dissertação representa uma contribuição importante para avançar na compreensão da capacidade adaptativa dessa espécie de coral profundo.
Banca Avaliadora
Titulares
Dra. Carla Zilberberg - Orientadora
Dr. Jhonatas Sirino Monteiro (CEBIMar/USP)
Dr. Allan Pierre Bonetti Pozzobonn (PIPD NUPEM/UFRJ)
Suplentes
Dra. Nicole Silva Caliman Monteiro (CECIERJ/UERJ)
Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza (PPG-CiAC/UFRJ)