302 Found

302 Found


nginx

Destaque

Na semana de 27 de setembro a 1º de outubro de 2021, aconteceu a VI Oficina de Avaliação do Estado de Conservação dos Peixes Ósseos Marinhos Brasileiros (Actinopterygii), promovida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, através do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Biodiversidade Marinha do Sudeste e Sul – CEPSUL.

Na próxima segunda-feira, 27 de setembro, às 14h, acontecerá a sétima defesa de Mestrado de 2021.

Ariadne investigou o papel da salinidade da água na distribuição de peixes de água doce que habitam lagoas e poças do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Machos e fêmeas de espécies de pequeno porte, curto ciclo de vida, pertencentes a Ordem Cyprinodontiformes foram submetidos a um amplo gradiente de variação de salinidade, que simula as condições naturais dos ambientes aquáticos do Norte Fluminense. A dissertação explora os limites de tolerância e respostas osmorregulatórias de peixes de água doce, numa abordagem ecofisiológica.  

Mais um artigo importante sobre o Rio São João foi publicado por egressos e docentes do PPG-CiAC, em 2021. Doutor pelo PPG-CiAC, Vagner Leonardo Macêdo dos Santos é o primeiro autor do artigo que compõe a edição especial “InvasiveSpecies III”, no renomado periódico internacional Hydrobiologia (Fator de Impacto em 2020: 2,694; Qualis A2 na Área das Ciências Ambientais).

Sete discentes que ingressaram no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) no ano de 2020 acabam de publicar o artigo científico intitulado Avaliação espaço-temporal da variação da vegetação de restinga: o caso do bairro Lagomar, Macaé - RJ, na Revista Espaço e Geografia (Qualis B3 na Área das Ciências Ambientais). O estudo foi concebido no contexto da disciplina Dinâmica Ambiental e Sistemas Naturais, ministrada por oito docentes, sob a coordenação do Prof. Maurício Mussi Molisani. Dinâmica Ambiental e Sistemas Naturais é uma das três disciplinas que compõem o núcleo obrigatório para os mestrandos e doutorandos do PPG-CiAC.

A Secretaria do PPG-CiAC receberá a partir de hoje, e impreterivelmente até 8 de setembro (quarta-feira), pedidos para a utilização de recursos referentes à diárias no País para a participação em eventos científicos presenciais ou para o desenvolvimento de projetos de Mestrado e Doutorado, no âmbito do projeto “Apoio ao ‘Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC)’, um PPG Interdisciplinar e Emergente da UFRJ no Interior do Estado”, financiado através do Edital FAPERJ 12/2019 - “Apoio aos Programas e Cursos de Pós-Graduação stricto sensu do Estado do Rio de Janeiro”.

Subcategorias

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ