Cartaz TDAS

Quarta-feira, 19/06/24, às 14h, acontecerá a Defesa de Mestrado de Théo Dias Arueira da Silva, no auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade - NUPEM

Resumo

As mudanças globais têm figurado cada vez mais no debate internacional, que aponta para a urgência da implementação de políticas e projetos para reverter a crise climática e da biodiversidade. A Década para a Restauração Ecológica da ONU insere essa temática e sua implementação no centro do debate político e científico entre 2020 e 2030. Entretanto, apesar de urgentes e necessárias, as ferramentas para a avaliação do sucesso das medidas de restauração ecológica ainda estão em desenvolvimento. Considerando o aspecto dinâmico dos ecossistemas e a multiplicidade dos desfechos de intervenções que visam a restauração ecológica, o Conceito de Referência Dinâmica (HIERS et al., 2012) é proposto com a finalidade de incorporar simultânea e quantitativamente as dinâmicas temporais e espaciais dos ecossistemas alvos da avaliação do sucesso na restauração. Em sua Dissertação de Mestrado, Théo Arueira teve como objetivo avaliar, sob a ótica da eferência Dinâmica, o processo de recuperação, ao longo das últimas três décadas, de um lago de planície de inundação na Amazônia que foi impactado por rejeito de bauxita. Dentre os principais resultados encontrados, estão a confirmação da adequacidade da ferramenta conceitual para a avaliação de mudanças ambientais em sistemas rio-planície de inundação e a indicação de um processo de recuperação dos compartimentos pelágico e bentônico. A pesquisa também propôs novas métricas indicadoras da recuperação para o contexto do estudo de caso. A dissertação representa uma contribuição relevante para ações de restauração em ecossistemas aquáticos impactados por extração mineral e está alinhada com a Década para a Restauração Ecológica da ONU.

Banca avaliadora

Dr. Francisco de Assis Esteves – orientador
Dr. Rodrigo Weber Felix (PIPD/UFRJ)
Dr. Carlos Alberto de Moura Barboza (PPG-CiAC /UFRJ)