Martinho Santafé:  Um Exemplo de luta por justiça social e desenvolvimento sustentável

Corpo social do Instituto Nupem manifesta suas condolências à família e amigos pelo falecimento do Jornalista.

Martinho

Qual é a justa medida do homem? Os filósofos da antiguidade já se debruçavam sobre o tema e elencavam uma série de virtudes. Para esses, nenhum excesso poderia conduzir a felicidade. Seguindo esses princípios Aristotélicos é que nos despedimos de nosso amigo Martinho Santafé com a certeza de que a felicidade verdadeira lhe acompanhava. Sua capacidade de escrever para todos os públicos vinha do exato equilíbrio entre a temperança e assertividade necessária para mobilizar corações e mentes na necessidade de transformar nossa sociedade.

Sua devoção à educação e à transformação da realidade transparecia nas suas ações e, apesar da dureza e da resistência daqueles que sobrevivem das desigualdades que persistem, nada parecia um fardo diante da calma e felicidade que manifestava em suas ações e batalhas.

Martinho Santafé foi um grande amigo do NUPEM/UFRJ e um dos principais defensores da ampliação de suas atividades no município de Macaé. Varias foram as matérias que escreveu de 1994 a 1998, em jornais de Macaé e de Campos, divulgando as pesquisas desenvolvidas e as ações do NUPEM/UFRJ para preservação das restingas entre Macaé e Quissamã, área essa que se tornou o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba. Durante o movimento acadêmico-social-politico que deu origem ao PARNA Jurubatiba, o jornalista Martinho Santafé se aproximou ainda mais do NUPEM/UFRJ e, neste período, como Assessor de comunicação do Prefeito Sylvio Lopes fez, pessoalmente, gestões para que a nova sede do NUPEM/UFRJ fosse construída. A ideia de criar a Feira de Sustentabilidade, realizada com enorme sucesso e muito esforço pessoal do casal Martinho e Bernadete, nasceu a partir das conversas que travou no NUPEM/UFRJ, ainda nos anos de 1999, com outros sonhadores, como a Professora Deia Maria Ferreira e os professores Reinaldo Bozelli e Fabio Scarano

Assim, em nome de todo Corpo Social do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM, o Diretor, Rodrigo Nunes da Fonseca, e o vice-diretor, Francisco de Assis Esteves, manifestam suas condolências à família e amigos pelo falecimento do Jornalista Martinho Santafé.

Que sua luta por justiça social e desenvolvimento sustentável continue inspirando a nós e as nossas futuras gerações. O NUPEM/UFRJ será sempre grato ao Martinho Santafé por ter participado da realização de tantos sonhos em conjunto com o seu Corpo Social.