Por Dayana Andrade - Jornalista e aluna do curso

Em um contexto de múltiplas crises socioambientais, governo, iniciativa privada, terceiro setor e academia protagonizam diálogos tão difíceis quanto urgentes.

A despeito das incertezas, decisões precisam ser tomadas e estas serão tão mais acertadas quanto melhor for a comunicação entre todos esses atores.

É neste cenário que se destaca o papel da pesquisa científica como instrumento capaz de subsidiar a solução de problemas. Mas, para que esse potencial se realize, é necessário garantir que a ciência chegue até os gestores e tomadores de decisão.

Foi para essa responsabilidade que os Professores Fabio Scarano* e Francisco Esteves* chamaram a atenção dos estudantes da disciplina "Educação e Gestão Ambiental" do Programa em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC), oferecido no NUPEM/UFRJ ao longo da primeira semana de agosto de 2014.

Durante cinco dias de aulas, discussões e intensas atividades, foram abordados temas como desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, ciências da sustentabilidade e história do movimento ambiental.

E não parou por aí. A combinação de uma turma multidisciplinar com dois professores cujas experiências profissionais são referendadas por suas trajetórias de vida resultou em entusiasmadas interações que transbordaram os limites da sala de aula.

Pelas conversas finais foi possível perceber que, certamente, todos saíram dali ainda mais conscientes das funções e desafios do pesquisador ambiental do século XXI.

Demonstrando, dessa forma, que a proposta do PPG-CiAC vem ao encontro das demandas da região Norte Fluminense que atravessa uma fase de intenso desenvolvimento econômico, contudo mergulhada numa grande crise ambiental. Diante disso, a formação de profissional com sólida visão interdisciplinar dos problemas que assolam os ecossistemas de Macaé e região revela-se fator indispensável para a construção de um verdadeiro crescimento sustentável e assim contribuir para que a riqueza gerada pelo petróleo represente avanço na qualidade de vida de sua população.

Curso Pós-Graduação PPG-CiAC 2

*O Professor Francisco de Assis Esteves é Diretor Geral do Nupem/UFRJ (Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-ambiental de Macaé) e o Professor Fabio Scarano é Vice Presidente Senior Divisão Américas da Conservation International.

UFRJ PPGCIAC - Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação
Desenvolvido por: TIC/UFRJ