Na semana passada a Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé recebeu mais uma excelente notícia do Conselho de Aperfeiçamento do Ensino Superior (CAPES). O Curso de mestrado em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) teve sua nota aumentada de três (3)-regular para quatro (4)-bom na avaliação trienal desta agência. O curso recém-criado no ano de 2011 teve este ano de 2013 21 alunos de mestrado finalizando suas dissertações com temas altamente relevantes para a sociedade macaense. Maiores informações sobre as dissertações recém-finalizadas no PPG-CiAC encontram-se em:

O coordenador do Programa, o Prof. Rodrigo Nunes da Fonseca explica que o aumento da nota do conceito regular para bom é a constatação de a produção de artigos e dissertações relevantes para a sociedade macaense está dando resultado com o reconhecimento pela agência de fomento CAPES. O ano foi realmente bastante produtivo com a aprovação do doutorado, várias dissertações defendidas e a certeza de que o NUPEM e toda a UFRJ-Macaé estão no caminho certo. Rodrigo, destaca a importância das parcerias de Macaé com o Centro de Ciências da Saúde e seus vários Institutos parceiros como o Instituto de Biologia, o Instituto de Ciências Biomédicas, Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho e o Instituto de Bioquímica Médica.

O Diretor do NUPEM Prof. Francisco Esteves destacou que a área de Ciências Ambientais embora nova é altamente competitiva com pós-graduações em quase todos os Estados do Brasil. Pretendemos nos próximos anos consolidar o Doutorado do PPG-CiAC tanto através de colaborações internacionais quanto a partir de cursos para a comunidade do Barreto. Um dos diferenciais dos nossos alunos é a interação com a comunidade de Macaé, ressalta o Professor Titular de Ecologia.