Na tarde desta quinta-feira (17/03), foi realizada a Aula Inaugural dos Programas de Mestrado da UFRJ em Macaé. O evento ocorreu no Auditório do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental de Macaé – Nupem.

Foi um momento de integração dos dois Programas: o de Pós-Graduação em Produtos Bioativos e Biociências, que já iniciou suas aulas e conta com 14 alunos e o de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Conservação, que começou no dia 17 de março e possui 20 alunos.

O evento contou com a presença dos docentes da UFRJ, dos pós-graduandos, alunos de graduação, servidores técnico- administrativos, além de autoridades convidadas, como o vice-presidente da FUNEMAC, Prof. Joelson Tavares.

O Prof. Pablo Gonçalves, coordenador do Mestrado em Ciências Ambientais e Conservação lembrou do processo de criação do Nupem e dos protagonistas dessa história, como o Prof. Fábio Scarano, que “em reconhecimento a sua fundamental contribuição na criação do PARNA Restinga de Jurubatiba e na estruturação científica do Núcleo e, consequentemente, do campus Macaé, hoje dá nome a um Espaço de confraternizações e atividades de extensão do Nupem.”

O Prof. Fábio Scarano, docente da UFRJ e assessor da CAPES. discursou sobre “o Brasil e a Crise Global da Biodiversidade”e enfocou o papel dos doutores, na implantação de políticas públicas de desenvolvimento socioambiental. “ Não basta mais para o cientista fazer ciência porque gosta, é preciso ir além, é preciso se engajar num projeto humano de mundo e trabalhar pela transformação social. Vocês, alunos de mestrado são a nata do país e devem trabalhar pelo bem público, isto é, pelo desenvolvimento científico, econômico, ambiental e humano da nação”.

A aula inaugural marcou o início das atividades de pós-graduação do Campus e do enriquecimento da pesquisa no Município e Região. Após a cerimônia, os presentes se reuniram no Espaço Fábio Scarano para uma confraternização.

Prof. Fábio Scarano discursando para alunos do mestrado.

Prof. Pablo Gonçalves e Prof. Fábio Scarano