Defesa de Tese Fernanda Veríssimo

Na próxima sexta-feira, 31/03/23, às 13h30, acontecerá a defesa de Doutorado de

Fernanda Albuquerque dos Reis Veríssimo

O barramento de rios e a formação de reservatórios promovem a retenção de água, sedimentos e nutrientes, com reflexos para a bacia hidrográfica e também para o ambiente costeiro. Fernanda avaliou os balanços de massa no reservatório de Juturnaíba, formado há 40 anos pelo barramento do rio São João, na Região Dos Lagos. O estado trófico do reservatório foi determinado por meio de amostragens mensais de variáveis limnológicas por um ano e a área de cobertura de manguezal foi monitorada por meio de imagens de satélite, por 35 anos. Juturnaíba é um reservatório mesotrófico, com baixa capacidade de retenção de água e alta capacidade de retenção de partículas em suspensão. Em conjunto, esses fatores foram associados ao aumento da área de manguezal no estuário do rio São João em 1,1 km 2 .

Todos estão convidados a assistir a defesa remota, acessando o link:

Banca avaliadora:
Dr. Maurício Mussi Molisani – orientador
Dr. Jader Lugon Junior (Instituto Federal Fluminense - Macaé)
Dr. Julio Cesar de Faria Alvim Wasserman (Universidade Federal Fluminense)
Dr. Manildo Marcião de Oliveira (Instituto Federal Fluminense - Cabo Frio)
Dra. Ana Cristina Petry (Universidade Federal do Rio de Janeiro/ PPG-CiAC)
Dr. Wilson Thadeu Valle Machado (Universidade Federal Fluminense)
Dra. Lísia Mônica de Souza Gestinari (Universidade Federal do Rio de Janeiro/PPG-CiAC)