A XV Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos foi realizada entre 30 de agosto e 1 de setembro de 2022, na Cidade Universitária, em Macaé. Esse evento anual tem por objetivo proporcionar reflexões sobre a cultura que envolve as práticas de sustentabilidade empresarial e gestão de negócios por meio de debates, palestras e disseminação de boas práticas socioambientais.

Nessa edição, o tema o evento foi “Mercado Verde: Novas propostas para a transição energética sustentável”. Ao organizarem mesas-redondas, palestras e exposições, professores, técnicos, discentes do Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais e Conservação (PPG-CiAC) e do curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPEM/UFRJ) tiveram participação ativa na extensa programação do evento.

No primeiro dia do evento, os pesquisadores da UFRJ apresentaram o Painel Mercado Verde. O biólogo formado pelo NUPEM/UFRJ e Mestrando do PPG-CiAC, Theo Arueira apresentou os resultados do estudo interdisciplinar "Identificação de áreas para regeneração florestal e o potencial de expansão do mercado verde em Macaé RJ". Em seguida, o Professor Rodrigo Lemes Martins abordou o tema "Mercado Verde: A Utopia da Globalização"; e a Mestre e Doutoranda em Ciências Ambientais e Conservação, Denise Siloto encerrou o painel explorando o tema "Marketing e Sustentabilidade".  No último dia do evento a vice-coordenadora do PPG-CiAC, a Professora Giuliana Franco Leal proferiu a palestra “Sustentabilidade, comida e ativismo”.

Fig1

Exposições sobre a biodiversidade da fauna da região e pesquisas realizadas pelos discentes do PPG-CiAC ocuparam os acessos principais ao evento. A equipe do “Espaço Ciência” expôs diversos mamíferos taxidermizados para abordar o tema da Conservação da Biodiversidade. O Projeto de Extensão “Oceanos NUPEM” informou sobre os encalhes de aves e os resultados preliminares das pesquisas com rastreamento remoto nos atobás-marrons do Arquipélago de Santana. Essas pesquisas são desenvolvidas, respectivamente, pelas mestrandas Débora Coelho Venâncio e Tatiane Pereira Xavier Nascimento. Já as pós-graduandas Débora Santos, Fabiana Mendonça e Oneida Terra apresentaram os parasitas helmintos mais frequentes no pescado, enquanto Barbara Agapito apresentou os resultados de um estudo sobre a logística reversa no município de Macaé.

Fig2

Para Bernadete Vasconcellos, idealizadora do Evento, “desde o primeiro ano de existência da Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos o NUPEM/UFRJ tem enriquecido o evento com conteúdos científicos sobre a área ambiental. Assim, o NUPEM/UFRJ tem construído conosco uma massa crítica consciente e atenta às questões socioambientais da região da Bacia de Campos. A missão da Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos é fomentar a "cultura da sustentabilidade",  algo que se afina diretamente com a maravilhosa participação dos professores e alunos desta instituição que estão sempre presentes conosco.

Fig3

Para a coordenadora do PPG-CiAC, a participação do corpo social do NUPEM/UFRJ e de seus cursos de pós-graduação em importantes eventos regionais como é a XV Feira de Responsabilidade Social Empresarial da Bacia de Campos mantem e reforça a conexão necessária entre a população, o setor de negócios e a comunidade acadêmica em busca de desenvolvimento em bases sustentáveis para a Região Norte Fluminense.

Fig4